quinta-feira, 30 de abril de 2009

Aprovado por unanimidade novo documento sobre formação dos padres




A Assembleia da CNBB aprovou nesta ultima quarta-feira, 29, por unanimidade, o novo documento sobre a formação dos padres. Intitulado Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, o novo documento recebeu o "sim" dos 267 votantes."Esta aprovação por unanimidade manifesta a unidade e a comunhão do episcopado brasileiro. Mostra, ainda, a disposição dos bispos em apoiar e acolher de forma efetiva as novas Diretrizes", comemorou o presidente da Comissão responsável pela elaboração do texto, Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI). Segundo Dom Sérgio é muito difícil um documento ser aprovado por unanimidade.A formação dos padres é o tema central da 47ª Assembleia Geral da CNBB que se realiza em Itaici, Indaiatuba (SP), desde o dia 22. O fim da Assembleia será na sexta-feira, 1º, com uma coletiva de imprensa quando a Presidência da CNBB apresentará aos jornalistas um balanço do encontro que abordou outros temas como a Iniciação Cristã e O Brasil na Missão Continental.O novo documento aprovado hoje não será divulgado. Ele se manterá em reserva até que seja encaminhado à Congregação para a Educação Católica, em Roma, para obter a aprovação final. Com um pouco mais de 300 parágrafos, o texto foi dividido em três partes e aprovado em sua quarta versão.

Posted by Cleiriane @ 00:10
0 Comments

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Crise financeira é apenas uma face da crise social, política, ética e espiritual, diz Assembleia Geral dos bispos


Indaiatuba (Quarta, 29-04-2009)O sistema neoliberal globalizado e a falta de ética na economia são as forças-motrizes da atual crise econômica, de acordo com a mensagem divulgada ontem pela Assembleia Geral dos bispos, documento assinado pelo arcebispo de Mariana (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo vice e arcebispo de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira, e pelo secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Dimas Lara Barbosa. O evento acontece em Indaiatuba (SP) desde o último dia 22 e termina no dia 1º de maio.
"Na origem da crise estão o sistema neoliberal globalizado e a falta de ética na economia e na regulamentação do mercado, gerando corrupção e especulação. O mercado financeiro, na medida em que comanda as relações dos seres humanos entre si e com a natureza, reforça o consumismo comprometendo a justiça social e o equilíbrio ambiental. A crise financeira e econômica é apenas uma parte da crise mais profunda que é social, política, cultural, ambiental, ética e espiritual", diz o comunicado.
O texto reforça que, neste ano, o Dia do Trabalho, comemorado na próxima sexta-feira (1º de maio), será lembrado em um contexto em que "os trabalhadores, os pobres, as pequenas e médias empresas" são os mais atingidos, o que pode provocar ainda mais demissões e inchaço do mercado informal "caso seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional sobre a Reforma Tributária, do modo como está sendo apresentada. Ela atingiria o cerne do sistema de Seguridade Social e reduziria gravemente a proteção de mais de 36 milhões de trabalhadores aposentados e pensionistas".
No entanto, o comunicado diz que este tempo de crise representa "oportunidades para as mudanças necessárias em direção a uma nova ordem econômica", contexto em que a Igreja "faz ressoar o clamor dos trabalhadores por vida e dignidade".
De acordo com a mensagem, a CNBB voltou a confirmar seu compromisso em favor dos direitos sociais do povo e, em especial, dos direitos trabalhistas e dos esforços para consolidar as suas organizações.

Posted by Cleiriane @ 22:47
0 Comments

Espaço dos Salesianos no You Tube



A exemplo da Santa Sé, agora também a Congregação Salesiana dispõe de um canal no You Tube (http://www.youtube.com/ANSchannel). Inaugurado em 3 de março com um vídeo intitulado Somos Salesianos, o novo canal recebeu cerca de um milhão de visitas já no primeiro mês.
A Agência de Noticias Salesianas (ANS) informou que o canal foi criado com a finalidade de reunir e compartilhar vídeos sobre a familia Salesiana e a juventude. "Sabemos que em nossas obras há muitas atividades e que a criatividade que caracteriza o mundo salesiano tambem é grande", afirmou seu diretor, Pe. Donato Lacedonio.

Posted by Cleiriane @ 12:07
0 Comments

Espaço dos Salesianos no You Tube

Posted by Cleiriane @ 12:07
0 Comments

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Igreja tem cinco novos santos


O Papa Bento XVI presidiu na manhã de domingo, na Praça São Pedro, à canonização de cinco novos santos: os italianos Arcangelo Tadini, Bernardo Tolomei, Gertrudes Comensoli e Catarina Volpicelli, e o português Nuno de Santa Maria Álvares Pereira.


O rito de canonização, em latim, realizou-se no início da missa, após o ato penitencial. O Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Angelo Amato, acompanhado pelos postuladores das causas, pediu que os cinco bem-aventurados sejam inscritos no "álbum dos Santos" e "possam ser invocados por todos os cristãos".



Foi lida uma breve biografia de cada um dos novos santos e cantada a Ladainha de todos os santos. Bento XVI proferiu então a fórmula de canonização, e as relíquias dos novos santos foram depostas junto ao altar. Prosseguindo o rito, Dom Angelo Amato pediu que fosse redigida a Carta Apostólica sobre as canonizações, e Bento XVI respondeu "Decernimus", isto è, "Ordenamo-lo".



Como nas mais solenes celebrações presididas pelo Papa, o Evangelho foi cantado duas vezes, em latim e em grego.



Em sua homilia, o papa ressaltou aspectos salientes de cada um dos novos cinco santos da Igreja, citando alguns deles como exemplos éticos na atual e grave crise econômica mundial. O Papa comentou as leituras do dia e sublinhou a centralidade do mistério pascal, e da Eucaristia, para os cinco novos santos.

São Nuno



A Praça estava repleta de milhares de peregrinos, muitos deles vindos de Portugal para celebrar seu novo santo, São Nuno, que foi um general da batalha de Atoleiros, herói da independência portuguesa. Em 1422, ficou viúvo e sua única filha se casou com o filho do Rei João. Ele entrou então para um convento carmelita, como um simples irmão, e assumiu o nome de Frei Nuno de Santa Maria.



"Sinto-me feliz por apontar à Igreja inteira esta figura exemplar nomeadamente pela presença duma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis à mesma, sendo a prova de que em qualquer situação, mesmo de caráter militar e bélica, é possível atuar e realizar os valores e princípios da vida cristã, sobretudo se esta é colocada ao serviço do bem comum e da glória de Deus", proclamou o pontífice.

Bernardo Tolomei


Por sua vez, Bernardo Tolomei, que viveu no século XIV, na Itália central, foi o "iniciador de um singular movimento monástico beneditino. Nele, observou o Papa, sobressai o amor pela oração e pelo trabalho manual. Sua vida foi uma existência eucarística toda consagrada à contemplação, que se traduzia em humilde serviço ao próximo", recordou Bento XVI.
A canonização do Monge Bernardo Tolomei, fundador da congregação. Ribeirão possui a única igreja da ordem dos beneditinos olivetanos no País, a Santo Antônio, nos Campos Elíseos.

O padre Francisco Leomagno dos Santos, capelão da igreja, além de duas irmãs e mais 20 fiéis embarcaram para a Itália no início da semana passada. "É uma alegria muito grande, um momento ímpar. Uma grande motivação de exemplo de fé e oração", afirmou a irmã Marina Domingues dos Santos.

Bernardo Tolomei, monge italiano, adotou o nome Bernardo em honra ao Abade de Claraval. Queria seguir a vida religiosa, mas foi impedido pelo seu pai. Estudou matemática, filosofia, direito civil e canônico e teologia. Depois de ter uma cegueira curada graças a intercessão da Virgem Maria resolveu se isolar do mundo. (GY)



Caterina Volpicelli



Milhares de devotos vieram também de Nápoles homenagear a sua bem-aventurada Caterina Volpicelli, fundadora das Servas do Sagrado Coração, no século XIX. "Um modelo do compromisso cristão para construir uma sociedade aberta à justiça e à solidariedade, superando o desequilíbrio econômico e cultural que continua a existir em grande parte de nosso planeta", definiu o Papa.

Padre Arcângelo Tadini



Em seguida, Bento XVI ressaltou o exemplo do Padre Arcângelo Tadini, "homem integralmente de Deus, pronto a deixar-se guiar pelo Espírito Santo, e que ao mesmo tempo, era disponível a colher as urgências da época e encontrar os remédios a ela". Por isso, tomou iniciativas concretas e corajosas: organizou a Sociedade Operária Católica de Mutuo Socorro, e o pensionato para as trabalhadoras. Em 1900, fundou a Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, que evangelizavam o ambiente de trabalho dividindo as fadigas.

Gertrudes Comensóli



Concluindo a homilia, o papa se referiu à italiana Gertrudes Comensóli, que "desde pequena sentiu uma particular atração por Jesus presente na Eucaristia. A adoração de Cristo eucarístico tornou-se o objetivo principal de sua vida; a condição habitual da sua existência: Diante da Eucaristia, Santa Gertrudes compreendeu a sua vocação e missão na Igreja: dedicar-se sem reservas à ação apostólica e missionária, especialmente a favor da juventude".



Enfim, o Papa agradeceu a Deus pelo dom da santidade que resplandece nos cinco novos canonizados:



"Deixemo-nos atrair pelo seu exemplo, deixemo-nos guiar pelos seus ensinamentos, para que a nossa existência também se torne um cântico de louvor a Deus, seguindo os passos de Jesus, adorado com fé no mistério eucarístico e servido com generosidade em nosso próximo".

Regina Coeli



Após a cerimônia, o papa rezou com os fiéis a oração mariana Regina Coeli, dirigindo antes, como o faz habitualmente, algumas palavras aos fiéis. Bento XVI expressou seu reconhecimento ao Governo italiano, presente com várias delegações, e a todos os peregrinos vindos de toda a Itália.

Dia da Universidade Católica do Sagrado Coração



O Papa lembrou o Dia da Universidade Católica do Sagrado Coração, que se celebra hoje, quando decorrem 50 anos da morte de seu fundador, Padre Agostino Gemelli.

Saudação em português


O Papa fez a sua saudação à delegação oficial, aos bispos e a todos os compatriotas do novo santo, São Nuno: "Deixou-nos assim uma nobre lição de renúncia e partilha, sem as quais será impossível chegar àquela igualdade fraterna característica duma sociedade moderna, que reconhece e trata a todos como membros da mesma e única família humana. Em particular saúdo os Carmelitas, a quem um dia se prendeu o olhar e o coração deste militar crente, vendo neles o hábito da Santíssima Virgem e no qual depois ele próprio se amortalhou. Ao desejar a abundância dos dons do Céu para todos os peregrinos e devotos de São Nuno, deixo-lhes este apelo: 'Considerai o êxito da sua carreira e imitai a sua fé'".



Bento XVI desejou a todos um bom domingo e concedeu a sua benção.

Posted by Cleiriane @ 12:19
0 Comments

quinta-feira, 23 de abril de 2009

*47ª Assembléia da CNBB* O Evangelho tem respostas para os desafios atuais, diz Bispo

"Problemas como a violência, fome e corrupção podem ser combatidos com a evangelização", afirmou o Bispo de Goiás (GO) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Eugênio Rixen, na coletiva de imprensa desta tarde, 23, que abordou a formação presbiteral e iniciação cristã. Estiveram presentes, também, o Bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Esmeraldo Barreto de Farias e o Bispo de Rio Grande e presidente do Regional Sul 3, Dom José Mário. Dom Eugênio enfatizou que a mensagem do Evangelho tem muito a dizer ao homem moderno, que a Palavra de Deus traz propostas concretas e, em si, revolucionárias, baseadas na mensagem de amor deixada por Cristo. "Jesus pede para 'amar nossos inimigos', diz que 'Ele veio para servir e não ser servido', que 'temos que amar como Ele amou', e 'amar até o fim', fala dos pobres, dos últimos e dos pequenos". O Bispo falou ainda que, diante dos desafios atuais, poucas pessoas refletem estes problemas a partir da proposta do Evangelho, e que temos que nos questionar de como podemos agir diante de tais situações como cristãos. "Quem é catequizado é convidado a fazer as mesmas opções que Jesus Cristo", apontou. "Como formar discípulos de Jesus Cristo dentro desta realidade?", indagou Dom Eugênio, que revelou que o essencial é que todos tenham uma "verdadeira experiência com Jesus Cristo", e destacou as palavras de Bento XVI que dizem "a religião é um acontecimento: se apaixonar por Jesus.Todo o resto é consequência". Formação dos presbíterosDom Esmeraldo, que faz parte da equipe responsável pela revisão do Documento 55 da CNBB, Diretrizes básicas da Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil, em vigor desde 1995, tema da 47ª Assembléia dos bispos, explicou os andamentos dos trabalhos e destacou que, conforme pedido da Santa Sé, a cada seis anos o documento passa por uma atualização. Este período foi prolongado por causa da Conferência de Aparecida e, por isso os bispos, este ano, estão empenhados neste trabalho. Em junho de 2008, a CNBB institui uma comissão para fazer esta revisão e até o final da assembléia, no dia 1º de maio, deve sair o texto final, com as novas diretrizes para a formação presbiteral. Dom Esmeraldo explicou que o segundo texto, com as considerações dos demais bispos, foi entregue, esta manhã, para ser discutido em grupos e, o resultado dos trabalhos será apresentado em plenária. Estas revisões serão feitas várias vezes, acolhendo as sugestões e reflexões dos bispos, e só então, na próxima semana, o texto será colocado para votação final e possível aprovação pela assembléia.

Acompanhe as fotos desta Conferência

Posted by Cleiriane @ 22:50
0 Comments

ARCEBISPO - Arcebispo celebra o dom da vida


O Arcebispo Metropolitano, Dom Joviano de Lima Júnior, sss, celebra hoje 23 de abril, mais um ano de vida. Desejamos ao Arcebispo as bênçãos de Deus e as orações de todo o Povo de Deus reunido na Arquidiocese de Ribeirão Preto.
***Parabéns***

Posted by Cleiriane @ 00:05
0 Comments

quarta-feira, 22 de abril de 2009

*Pensamento da semana* leia e reflita


O mais facinante do cristianismo minha gente.
É a gente poder anunciar que Jesus é a figura que entra na história pra modificar justamente o jeito como nós interpletamos o céus o jeito como nós interpletamos a própria pessoa de Deus naquele tempo onde todos estavam tão de fora né. Jesus quebra a lógica de um tempo e anuncia que Deus é proximidade.
É tão bom gente poder acreditar nisso, que nós temos o direito de entrar dentro do templo do lugar sagrado, sobretudo os impuros, naquele tempo de tanta segregação onde a religião quase servia como um processo político de ispulsão, jogava as pessoas pra margem.
Jesus vem e ensina diferente. "Traz pra perto bem próximo".
Jesus ensina que é preciso chegar perto, conhecer a Deus mesmo tendo todas as misérias que nós temos, mesmo sendo quem nos somos sendo ele quem ele é. Acreditar que possa existir uma linda história de amor.
Essa é a beleza que anunciamos.
Deus nos ama e nos quer próximos.

Posted by Cleiriane @ 13:01
0 Comments

domingo, 19 de abril de 2009

Entenda porque a Igreja propõe um Ano Catequético



Para explicar os objetivos do Ano Catequético lançado neste domingo, 19, em São Paulo, o noticias.cancaonova.com entrevistou o responsável pela Pastoral Bíblico Catequética da Arquidiocese de Aparecida (SP), Padre André Gustavo de Sousa.O sacerdote enfatiza a importância da catequese como um processo permanente, a fim de formar cristãos maduros e comprometidos com Jesus Cristo e Sua Igreja.


noticias.cancaonova.com - Qual a proposta da Igreja ao estabelecer o Ano Catequético?


Padre André Gustavo - A proposta do Ano é a de celebrar a catequese, fortalecer as formações catequéticas, valorizar a Palavra de Deus na Catequese e destacar o ministério do catequista e sua pessoa em nossas comunidades. Será um ano muito celebrativo no que diz respeito à catequese. A Igreja vai celebrar o Ano Catequético justamente para dar um impulso à catequese como serviço eclesial e propor um caminho para o discipulado. Assim, a catequese deve ser vista como um itinerário de formação e educação permanente, formando discípulos e, consequentemente, cristãos maduros e missionários comprometidos com o testemunho de Jesus Cristo.


noticias.cancaonova.com - No que consiste a catequese cristã?


Padre André Gustavo - A catequese tem importância no processo de formação da criança, jovem e adulto. Por isso, falamos da catequese como um processo permanente. É um caminho inesgotável e não é apenas aquela catequese inicial que prepara para a Primeira Eucaristia, mas é um processo contínuo, inclusive de como viver os sacramentos. O objetivo é que o cristão conheça as razões da sua fé e assuma com maturidade esse compromisso, que é o seguimento de Jesus.


noticias.cancaonova.com - O primeiro Ano Catequético foi em 1949. Por que celebrar somente depois de 50 anos?


Padre André Gustavo - Teremos uma outra edição justamente como uma forma de responder aos novos desafios da Conferência de Aparecida e do Sínodo da Palavra de Deus. A Igreja, portanto, iluminada pelo Espírito Santo, sente essa necessidade de dar um maior impulso à catequese, colocando-a em destaque, pois é o centro da nossa caminhada evangelizadora. Ela ocupa um lugar primordial, pois anunciamos Jesus Cristo às pessoas, porém é necessário que esse anúncio seja aprofundado e esclarecido. Por isso, é necessário um processo contínuo e sistemático de formação na fé, a fim de aprofundar o primeiro anúncio para que, de fato, aconteça o encontro pessoal e comunitário do cristão com Jesus.

noticias.cancaonova.com - O que os fiéis e as comunidades devem valorizar neste Ano Catequético?


Padre André Gustavo - As nossas comunidades devem dar a devida importância à catequese, celebrar esse ano e intensificar as formações dos catequistas, e que as famílias se preocupem com a educação cristã de seus filhos, pois, em casa, deve acontecer a primeira catequese, na Igreja doméstica. A catequese é para toda vida. Começa na preparação dos pais para o Batismo e termina ao fim de nossa caminhada aqui na terra.

Posted by Cleiriane @ 22:19
0 Comments

Papa reza oração do Regina Coeli e celebra 4 anos de pontificado


O Papa Bento XVI rezou, esta manhã, ao meio-dia, a oração mariana do "Regina Coeli", (oração que substitui o Ângelus durante o tempo pascal), com os numerosos fiéis, peregrinos e turistas, presentes no pátio interno da Residência de Verão, em Castel Gandolfo, perto de Roma.
Na alocução que precedeu a oração, Bento XVI renovou suas felicitações pascais. E acrescentou: "No clima de alegria, que provém da fé em Cristo ressuscitado, desejo expressar meu muito obrigado cordial a todos aqueles – e são realmente tantos – que, nestes dias, quiseram manifestar um sinal de carinho e de solidariedade espiritual, seja pela passagem da Páscoa, seja pelo meu aniversário, como também pelo quarto ano da minha eleição à Cátedra de Pedro, que ocorre precisamente hoje. Agradeço ao Senhor por tanto afeto!".Nestes dias, disse o Papa, pude experimentar a comunhão que me circunda e me sustenta: uma solidariedade espiritual, nutrida essencialmente de oração. Nós católicos formamos e devemos sentir-nos uma verdadeira família, animados pelos mesmos sentimentos da primeira comunidade cristã que "tinham um só coração e uma só alma". E o papa explicou:"A comunhão dos primeiros cristãos tinha um verdadeiro centro e fundamento: Cristo ressuscitado! Ele doou aos seus discípulos uma nova unidade, mais forte que antes, invencível, fundada na misericórdia divina. Logo é o amor misericordioso de Deu que une a Igreja e torna a humanidade uma só família".Por isso, Bento XVI recordou seu amado predecessor, João Paulo II, que quis dedicar o segundo domingo da Páscoa à Misericórdia Divina, apresentando a todos Cristo Ressuscitado, como fonte de confiança e esperança, ao acolher a mensagem de Santa Faustina Kowalska: "Jesus, eu confio em vós!". Por fim, o Santo Padre pediu aos fiéis para que invoquem a proteção de Nossa Senhora pelo serviço que presta à Igreja!O Santo Padre se despediu dos fiéis, presentes no pátio interno da Residência Apostólica, em Castel Gandolfo, concedendo a todos a sua Bênção Apostólica.Ao término da oração mariana, o papa recebeu o Cardeal Javier Lozano Barragan, Presidente emérito do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde. Ontem, Bento XVI aceitou a renúncia de Dom Barragán, por limite de idade, nomeando como seu substituto Dom Zygmunt Zimowski, até agora bispo de Randon, na Polônia, elevando-o à dignidade de arcebispo.Bento XVI se encontra em Castel Gandolfo, desde domingo passado, para uma semana de descanso, depois das atividades pascais. O Pontífice deixará sua Residência, na tarde de hoje, às 18h local, e regressará de helicóptero ao Vaticano. Igrejas Orientais Bento XVI recordou, hoje, os irmãos e irmãs das Igrejas Orientais que celebram, segundo o calendário Juliano, a Santa Páscoa. O papa pediu para que Cristo ressuscitado renove em todos a luz da fé e a abundância de dons, de alegria e de paz!Conferência das Nações UnidadesO Papa recordou ainda a Conferência das Nações Unidades, para o exame da Declaração de Durban de 2001, contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a sua relativa intolerância. A reunião se inicia amanhã em Genebra.

Posted by Cleiriane @ 22:08
0 Comments

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Mundo: Papa Bento XVI completa 82 anos de idade nesta quinta


O papa Bento XVI completa 82 anos, nesta quinta-feira. Grupos cristãos do mundo todo celebram a data, mas o pontífice preferiu passar o dia descansando. Josef Ratinzger está na residência papal de verão, o Castelo Gandolfo, perto de Roma. Além de descansar das atividades intensas da Semana Santa, ele se prepara para viajar para a região italiana de Abruzzo, atingida por um terremoto no dia 5 de abril. Na primeira semana de maio, o líder da Igreja Católica inicia uma visita ao Oriente Médio. Além do aniversário, o papa Bento XVI tem outra comemoração em abril. No próximo domingo, ele celebra quatro anos de pontificado, quando sucedeu o papa João Paulo Segundo.
Acontece tambem uma exposição na casa natal do Papa marca seus 82 anos de vida.
Está sendo realizanda justamente na casa onde nasceu, em Marktl am Inn, na Baviera: uma exposição que revela os aspectos 'domésticos' de Joseph Ratzinger.
A mostra é intitulada "Onde estou verdadeiramente em casa: a pátria e o papa Bento XVI", e é dedicada especificamente ao significado do conceito de 'pátria' para o pontífice. A casa natal do papa foi comprada por uma Fundação logo após a sua eleição como pontífice, em abril de 2005, e transformada em museu. Nesta mostra, os visitantes podem ver documentos escritos por ele e por seu irmão Georg, além de conhecer episódios de sua infância, revelados pelos habitantes da comunidade.

Posted by Cleiriane @ 11:02
0 Comments

sábado, 11 de abril de 2009

Via Sacra encenada atrai a comunidade

Nesta sexta feira dia 10 de abril tivemos a Via Sacra encenada.
A passagem de “Jesus” atraiu olhares curiosos, e foi acompanhada por cantos e orações.
A proposta da encenação era o de proporcionar reflexão sobre os momentos finais da vida de Jesus.
A intenção não foi destacar o sofrimento, mas a conseqüência do amor de Jesus pela humanidade.
O objetivo é que a gente pense sobre a vida desse homem que morre por amor à pessoa humana. Rezar e agradecer a alguém que deu a vida por todos nós.

Confira as fotos dos bastidores e da encenação

Posted by Cleiriane @ 14:13
0 Comments

Novo painel






A igreja Bom Pastor esse semana recebeu mais um bela obra o mosaico que se encontra acima do altar ele é a Cruz de Damião veja o seu significado:

Na parte de cima da Cruz A ascensão é retratada no círculo vermelho: Cristo está saindo dele segurando uma cruz dourada, que agora é Seu símbolo de realeza.

As vestimentas são douradas, símbolo de majestade e vitória.

A estola vermelha é um sinal de sua autoridade e dignidade supremas exercidas no amor.

Anjos lhe dão boas-vindas no Reino dos Céus.

IHS são as três primeiras letras do nome de Jesus em grego. NAZARÉ é o Nazareno.

É o Cristo na glória!!!

De dentro do semicírculo, na extremidade mais alta da cruz, está Deus Pai, se revela numa benção. Esta benção é dada pela mão direita de Deus, com o dedo estendido.


Em torno da cruz há ornamentos caligráficos que podem significar a videira mística, “Eu sou a videira, vós os ramos…” (Jo 15, 5). Na base da cruz há algo que parece ser uma pedra - o símbolo da Igreja. As conchas do mar são símbolos de eternidade, que nos é revelado.



Do lado esquerdo da Cruz Como no evangelho de São João, Maria e João são colocados lado a lado junto à CruzO manto de Maria é branco, significando vitória (Ap 3,5), purificação (Ap 7,14) e boas obras (Ap 19,8). As pedras preciosas no manto dizem respeito às graças do Espírito Santo.

O vermelho escuro usado indica intenso amor, enquanto a veste internana cor purpúrea lembra a Arca da Aliança (Ex 26, 1-4).

A mão esquerdade Maria está no rosto, retractando a aceitação do amor de João, e suamão direita aponta para João, enquanto seus olhos proclamam a aceitação das palavras de Cristo: “Mulher, eis aí teu filho” (Jo 19, 26).

O sangue goteja em João neste momento. O manto de João é cor de rosa que indica sabedoria eterna, enquanto sua túnica é branca - pureza. Sua posição é entre Jesus e Maria, o discípulo amado por ambos. Ele está olhando para Maria, aceitando as palavras de Jesus: “Eis aí tua mãe” (Jo19, 27).

Do lado direito da Cruz Maria Madalena, que era considerada por Jesus de uma forma muito especial, está junto à cruz. Sua mão está no queixo, indicando um segredo “Ele ressuscitou”. Sua veste tem cor escarlate, que simboliza amor, e seu manto azul intensifica este símboloMaria de Cléofas usa veste cor castanha, símbolo de humildade, e seu manto verde claro (esperança). Sua admiração por Jesus é demonstrada no gesto de suas mãos.

O centurião segura, na mão esquerda, um pedaço de madeira representado sua participação na construção da sinagoga (Lc 7, 1-10). A criança ao lado é o seu filho curado por Jesus. As três cabeças atrás do menino mostram: “e creu tanto ele, comotoda a sua casa” (Jo 19, 28-30). Tem três dedos estendidos, símbolo da Trindade, e os outros dois fechados, simbolizando o mistério das duas naturezas de Jesus Cristo (divina e humana). “Este homem era verdadeiramente o filho de Deus” (Mc 15, 39).

Em tamanho bem menor encontra-se Longinus, soldado romano que feriu o lado de Jesus com uma lança, e Estefânio, que a tradição diz ofereceu a Jesus uma esponja encharcada com vinagre após Ele ter dito “tenho sede” (Jo 19, 28-30).

Na parte de baixo da Cruz Embaixo dos pés de Jesus existem seis santos desconhecidos que estudiosos afirmam ser Damião, Rufino, Miguel, João Batista, Pedro e Paulo, todos patronos de igrejas das vizinhanças de Assis

São Damião era o patrono da igreja que alojou a cruz e São Rufino o patrono de Assis.

Essa parte da pintura está muito danificada e não permite uma adequada identificação.

Há dois grupos de anjos - que animadamente discutem as cenas que se desenrolam diante deles.
“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16)

Como já foi mencionado, atrás de Cristo está o seu túmulo aberto. Cristo está vivo e venceu a morte

O vermelho do amor supera o negro da morte.

Os gestos de mão indicam fé, a fé dos santos desconhecidos. Seriam Pedro e João junto ao sepulcro vazio? (Jo 20,3-9). Existe um galo também pintado neste ícone. A sua inclusão recorda a negação de Pedro, que depois chorou amargamente.

O galo igualmente proclama novo despertardo Cristo ressuscitado. Ele que é a verdadeira Luz (1 Jo 2,8). O formato tradicional da cruz foi alterado para permitir ao artista a inclusão de todos aqueles que participaram da Paixão de Nosso SenhorJesus Cristo.

À direita da cruz está o ladrão bom, chamado tradicionalmente Dimas; à esquerda está o ladrão mau.


Posted by Cleiriane @ 14:01
0 Comments

domingo, 5 de abril de 2009

Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo André de Creta (660-740), monge e bispo

«Hossana! Bendito Aquele que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel!»

Coragem, filha de Sião, não temas: «Eis que o teu Rei vem a ti: Ele é justo e vitorioso, humilde, montado num jumento, sobre um jumentinho, filho de uma jumenta» (Zac 9, 9). Ele vem, Aquele que está em toda a parte e que enche o universo, Ele avança para realizar em ti a salvação de todos. Ele vem, Aquele que não veio chamar os justos, mas os pecadores (Lc 5, 32), para fazer sair do pecado os que nele se extraviaram. Não temas, pois: «Deus está no meio de ti, tu és inabalável» (Sl 45, 6). Acolhe, de mãos erguidas, Aquele cujas mãos desenharam as tuas muralhas. Acolhe Aquele que aceitou em Si mesmo tudo aquilo que é nosso, à excepção do pecado, para nos assumir Nele. [...] Rejubila, filha de Jerusalém, canta e dança de alegria. [...] «Levanta-te e resplandece, chegou a tua luz; a glória do Senhor levanta-se sobre ti!» (Is 60, 1)
Que luz é esta? É a luz que ilumina todo o homem que vem a este mundo (Jo 1, 9): é a luz eterna [...] que apareceu no tempo; luz que Se manifestou na carne e que Se encontra oculta por esta natureza humana; a luz que envolveu os pastores e conduziu os magos; a luz que estava no mundo desde o princípio, pela qual o mundo foi feito, mas que o mundo não conheceu; a luz que veio aos Seus, mas que os Seus não receberam (Jo 1, 10-11).
E o que é a glória do Senhor? É sem dúvida nenhuma a cruz sobre a qual Cristo foi glorificado, Ele, o esplendor da glória do Pai. Ele mesmo o dissera, ao aproximar-se a Sua Paixão: «Agora foi glorificado o Filho do Homem e Deus foi glorificado Nele; [...] e glorificá-Lo-á sem demora» (Jo 13, 31-32). A glória de que aqui se fala é a Sua subida à cruz. Sim, a cruz é a glória de Cristo e a Sua exaltação, como Ele próprio disse: «E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim» (Jo 12, 32).

Acompanhe as fotos do domingo de Ramos

Posted by Cleiriane @ 13:12
0 Comments

sábado, 4 de abril de 2009

* Programação da Semana Santa *


Domingo de Ramos, dia 05 de abril
08h30 - Procissão saindo da comunidade Bom Pastor (em frente à Igreja em Construção), no Jardim Zara, em direção à Igreja Matriz Cristo Ressuscitado, na Lagoinha, onde será celebrada a Santa Missa.
19h30 - Missa na Matriz

Segunda-feira Santa, dia 06 de Abril
06:45 - Santa Missa na Matriz

Terça-feira Santa, dia 07 de Abril
06:45 - Santa Missa na Matriz
19:30 - Meditação sobre as Dores de Nossa Senhora, na Matriz

Quarta-feira Santa, dia 08 de Abril
6h45 - Santa Missa na Matriz
19h30 - Procissão do Encontro. Homens saindo da Praça da Paz (em frente à Cory) e mulheres saindo da Comunidade Bom Pastor, em direção à Matriz.

Quinta-feira Santa, dia 9 de abril
9 horas - Missa da Unidade, na Catedral de Ribeirão Preto.
19h30 - Missa da Instituição da Eucaristia, com Lava-Pés, na Igreja Matriz Cristo Ressuscitado. Após a Missa, Vigília até as 24 horas.


Sexta-feira Santa, dia 10 de abril
5 horas - Vigília, na Igreja Matriz, até 12 horas.
15 horas - Celebração da Adoração à Santa Cruz, na Igreja Matriz.
19 horas - Via Sacra encenada, saindo da Comunidade Bom Pastor até a Matriz.

Sábado Santo, dia 11 de abril
19:30 - Missa da Vigília Pascoal, na Igreja Matriz.

Domingo de Páscoa, dia 12 de abril
8h30 - Procissão da Ressurreição, saindo da Comunidade Bom Pastor em direção à Igreja Matriz, onde será celebrada a Missa da Páscoa.
19h30 - Missa do Domingo da Páscoa, na Matriz

Posted by Cleiriane @ 21:41
0 Comments

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Brasil registra explosão de candidatos ao sacerdócio nesta década


O número de jovens que entram anualmente para os seminários no Brasil aumentou. No ano passado, o país ganhou 220 novos sacerdotes - número quatro vezes superior à média de ordenações anuais até o final da década de 90.
O seminário São José, de Niterói (RJ), registra atualmente 92 seminaristas, o maior número de sua história centenária. A direção do seminário foi forçada a ampliar as instalações para poder abrigar a contínua demanda.
Em todo o Brasil, seminários abarrotados já têm fila de espera de novos candidatos ao sacerdócio por conta da falta de espaço físico para acolher todos os aspirantes à vida religiosa.
"Desde 2000 tem havido uma retomada das vocações. O novo milênio trouxe uma nova religiosidade. As pessoas têm-se voltado mais para Deus", explicou o padre Reginaldo Lima, da Comissão Episcopal para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Posted by Cleiriane @ 00:05
0 Comments

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.