terça-feira, 23 de março de 2010



Ofinas e Cursos Gratuitos de Música e Artes







  • VIOLÃO

  • CORO POPULAR

  • TEORIA MUSICAL

  • FLAUTA INFANTIL

  • CORO INFANTIL

  • ARTES

  • PERCEPÇÃO

  • CORO SACRO

A Igreja Bom Pastor do Jardim Zara é atualmente contemplada pelo Projeto Tocando e Encantando que oferece cursos gratuitos de música, artesanato e informática para adultos e crianças da população de Ribeirão Preto e região. Os cursos de música são violão, flauta doce, coro infantil, coro popular, coro sacro, teoria e percepção. O coro popular para adultos canta músicas populares brasileiras. O coro sacro também para adultos canta músicas da tradição da Igreja em latim entre cantos gregorianos medievais e polifonias corais renascentistas. A teoria e percepção ensinam a ler a escrita musical que é a partitura. Não perca essa oportunidade! Quanto maior a procura, mais cursos podem ser abertos!



Cursos Gratuitos de Informática Básica e Avançada

Vagas limitadas

Incrições das 14h às 18h na secretária da Igreja Bom Pastor Consulte a secretaria para abertura de novos horários

Increva-se

Igreja Bom Pastor

Rua José Eliseu, 778 - Jardim Zara fone:36180548

Posted by Cleiriane @ 10:13
0 Comments

segunda-feira, 22 de março de 2010

Programação da Semana Santa 2010


Confira a programação completa da semana Santa em nossa Paróquia.

27/03 – Missa – Matriz Cristo Ressuscitado
(Revisão da Campanha da Fraternidade)

28/03 – Domingo de Ramos

08h – Bênção de Ramos na Matriz Cristo Ressuscitado e em seguida segue a Procissão de Ramos até a Igreja Bom Pastor, onde acontecerá a Missa;

19h30 – Missa – Matriz Cristo Ressuscitado


29/03 – Segunda-feira Santa

06h45 - Missa – Matriz Cristo Ressuscitado


30/03 – Terça-feira Santa

06h45 – Missa – Matriz Cristo Ressuscitado

19h30 – Meditação das Dores de Nossa Senhora – Matriz Cristo Ressuscitado

20h – Missa da Unidade – Seminário Maria Imaculada - Brodowski


31/03 – Quarta-feira Santa

19h30 – Procissão do EncontroHomens – saindo da Igreja Matriz Cristo RessuscitadoMulheres – saindo da Igreja Bom PastorApós o Encontro do Senhor dos Passos com a Virgem Maria, seguiremos em direção à Igreja Bom Pastor;


01/04 – Quinta-feira Santa

19h30h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés – Cristo Ressuscitado

Vigília Eucarística: Igreja

22h às 00h – Grupo de Oração – RCC; Equipes de Música, Pastoral do Batismo


02/04 – Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor

Vigília Eucarística

05h – Ministros Ext. Eucaristia; Pastoral da Saúde; Pastoral Social – São Vicente

06h – ECC, Liturgia, Apostolado da Oração, 3ª Idade

07h – Comunidade Bom Pastor, Coral Anjos do Senhor, Rosário Missionário, Legião de Maria

08h – CPP, Conselho Administrativo, Pastoral da Comunicação, Arrumação e Ornamentação, Equipe de Eventos, Equipe de Campanhas

09h – Catequese – 1ª Eucaristia, Clarissas, Coroinhas

10h – Grupo de Jovens, Acólitos, EJC, Catequese - Crisma

11 h – Pastoral do Dízimo, Mãe Rainha12h – Encerramento da Vigília

15h – Celebração da Paixão e Adoração a Santa Cruz – Igreja Bom Pastor

19h – Via Sacra e Procissão do Senhor Morto – saindo da Igreja Bom Pastor em direção à Matriz Cristo Ressuscitado, onde acontecerá o sepultamento.


03/04 – Sábado Santo

19h30 – Solene Vigília Pascal – Matriz Cristo RessuscitadoApós a Missa confraternização


04/04 – Domingo da Ressurreição

Festa do Padroeiro da Paróquia

08h – Procissão da Ressurreição saindo da Igreja Bom Pastor em direção à Matriz Cristo Ressuscitado, onde haverá a Missa;Após a Missa – Café da Manhã

11h – Batizados – Igreja Bom Pastor

19h30 – Missa – Matriz Cristo Ressuscitado

Posted by Cleiriane @ 11:25
0 Comments

terça-feira, 16 de março de 2010

Agenda

Dia 19 de março sexta feira as 19:30 na Igreja Bom Pastor
Solenidade a São José terá Missa dando Início ao Projeto Social
Não Percam

Posted by Cleiriane @ 10:45
0 Comments

domingo, 7 de março de 2010

Mulher

Há dias em que paro só para observar essa criatura tão bela e tão pura, que vejo e sinto por toda a parte, esbarrando e cantarolando com graça e arte nas portas e janelas de nossos sentimentos.

De onde vem esse seu jeito fagueiro de exigir atenção fazendo rebuliço e festa nas entradas e aposentos lúdicos do nosso coração? Vem de você, mulher ainda menina! De onde vem esse seu modo traquinas de revidar espaço e chão, beijos e abraços, em trajes meio-moleque, meio-menina?

Vem de você, mulher flor em botão! De onde vem esse seu jeito bonito de embalar a vida, de sorrir mansinho, cantarolar suave e ser presença querida de ternura e carinho? Vem de sua essência, mulher mãe! De onde vem esse seu jeito de anjo, que tantas bênçãos traz, envolvendo as pessoas e as criaturas todas em asas de paz?

Vem de sua origem, mulher! De onde vem essa garra quase felina de lutar pela vida, de defender o que é seu, de espreitar e reagir com toques leves e certeiros? Vem de sua alma, mulher feminina! De onde vem esse brilho e fragrância, que a torna tão próximada natureza, e a paciente certeza do desabrochar das flores, do amadurecer dos frutos?

Vem de sua pureza, flor mulher! De onde vem essa madura bondade, esse encanto e magia que a faz, nos Anos Dourados, brindar a vida com nova poesia? Vem de sua interna menina, mulher! De onde vem esse jeito de santa, ao distribuir sorrisos e bondade, desde o amanhecer, quando alegre se levanta? Vem de sua aura, mulher!

De onde vem esse jeito de juntar as mãos em prece,pessoa quase divina num transbordar de alma cristalina, sempre que anoitece? Vem de sua essência de anjo, mulher! De onde vem esse jeito de estar sempre pronta atenta para acudir emergências, mesmo tendo pouco tempo para suas reais carências? Vem de sua inteireza, mulher!

De onde vem esse jeito tão puro que a faz intuir, adivinhar, reverenciar o passado, abraçar o presente e sonhar com o futuro? Vem de sua história, mulher! De onde vem essa honra e sabedoria que a faz privilegiada, santuário primeiro da vida e tão amplamente amada? Vem de sua disponibilidade, mulher!

De onde vem esse jeito de seguir as fases da lua, que como as ondas do mar menstrua, num silencioso e feminino chorar ? Vem de sua rica natureza, mulher! De onde vêm tantas perguntas e possíveis respostas ?

Vêm de você, com quem sintonizo e danço na roda da vida. Vêm do meu peito, "morada da palavra da alma" e fonte de inspiração. Sou como você... e precisei escrever um alegre texto adequado ao contexto do Dia Internacional da Mulher.

Abraço e Parabéns, Mulher!
Ir. Zuleides Andrade, ASCJ

Posted by Cleiriane @ 23:29
0 Comments

terça-feira, 2 de março de 2010

Como enfrentar as provações? Sofrer, com paciência, é sabedoria, pois assim se vive com paz



As provações nos fortalecem para o combate espiritual; por isso, os Apóstolos sempre estimularam os fiéis a enfrentá-las com coragem. São Pedro diz: “Caríssimos, não vos perturbeis no fogo da provação, como se vos acontecesse alguma coisa extraordinária. Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo...” (1 Pe 4,12). Ensinando-nos que essas dificuldades nos levarão à perfeição: “O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vós fortificará” (1 Pe 5,10).
O mesmo Apóstolo ensina-nos que a provação nos “aperfeiçoará” e nos tornará “inabaláveis”. É importante não se deixar perturbar no fogo da provação. Não se exasperar, não perder a paz e a calma, pois é exatamente isso que o tentador deseja.
Uma alma agitada fica a seu bel-prazer. Não consegue rezar, fica irritada, mal-humorada, triste, indelicada com os outros e acaba deprimida.
O antídoto contra tudo isso é a humilde aceitação da vontade de Deus no exato momento em que algo desagradável nos ocorre, dando, de imediato, glória a Deus, como São Paulo ensina:
"Em todas as circunstâncias dai graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus" (1 Tes 5,16).
É preciso fazer esse grande e difícil exercício de dar glória a Deus na adversidade. Nesses momentos gosto de glorificar a Deus, rezar muitas vezes o “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...” até que minha alma se acalme e se abandone aos cuidados do Senhor.
Essa atitude muito agrada ao Senhor, pois é a expressão da fé pura de quem se abandona aos Seus cuidados. É como a fé de Maria e de Abraão que “esperaram contra toda a esperança” (cf. Hb11,17-19), e assim, agradaram a Deus sobremaneira.
Da mesma forma, Jó agradou muito ao Todo-poderoso porque no meio de todas as provações, tendo perdido todos os seus bens e todos os seus filhos, ainda assim soube dizer com fé:
"Nu saí do ventre da minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor!" (Jo 1,21).
Afirmam os santos que vale mais um “Bendito seja Deus!”, pronunciado com o coração, no meio do fogo da provação, do que mil atos de ação de graças quando tudo vai bem.
O Jardineiro Divino da nossa alma sabe os métodos que deve empregar para limpar cada alma. Não se assuste com as podas que Ele fizer no jardim de sua alma.
Santa Teresa diz que ouviu Jesus dizer-lhe: “Fica sabendo que as pessoas mais queridas de meu Pai são as que são mais afligidas com os maiores sofrimentos”. E por isso afirmava que não trocaria os seus sofrimentos por todos os tesouros do mundo. Tinha a certeza de que Deus a santificava pelas provações. A grande santa da Igreja chegou a dizer que "quando alguém faz algum bem a Deus, o Senhor lhe paga com alguma cruz".
Para nós, essas palavras parecem um absurdo, mas não para os santos, que conheceram todo o poder salvífico e santificador do sofrimento.
“As nossas tribulações de momento são leves e nos preparam um peso de glória eterna” (II Cor 4,17).
Quando São Francisco de Assis passava um dia sem nada sofrer por Deus, temia que o Senhor tivesse se esquecido dele. São João Crisóstomo, doutor da Igreja, diz que “é melhor sofrer do que fazer milagres, já que aquele que faz milagres se torna devedor de Deus, mas no sofrimento Deus se torna devedor do homem”.
As ofensas, as injúrias, os desprezos, os cinismos irritantes, as doenças, as dores, as lágrimas, as tentações, a humilhação do pecado próprio, etc., nos são necessários, pois nos dão a oportunidade de lutar contra as nossas misérias.
Isso tudo, repito mais uma vez, não quer dizer que Deus seja o autor do mal ou que Ele se alegre com o nosso sofrimento, não. O que o Senhor faz, de maneira até amável, é transformar o sofrimento, que é o salário do próprio pecado do homem, em matéria-prima de nossa própria salvação, dando assim, um sentido à nossa dor.
A partir daí, sob a luz da fé, podemos sofrer com esperança. É o enorme abismo que nos separa dos ateus, para quem a dor e a morte continuam a ser o mais terrível dos absurdos da vida humana.
A provação produz a perseverança, e por ela, passo a passo, chegaremos à perfeição, como nos ensina São Tiago.
“Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança...” (Rom 5,3-5).
Sofrer com paciência é sabedoria, pois assim se vive com paz. Quem sofre sem paciência e sem fé, revolta-se, desespera-se, sofre em dobro, além de fazer os outros sofrerem também.
Santo Afonso disse que “neste vale de lágrimas não pode ter a paz interior senão quem recebe e abraça com amor os sofrimentos, tendo em vista agradar a Deus”. Segundo ele “essa é a condição a que estamos reduzidos em consequência da corrupção do pecado”.

Posted by Cleiriane @ 23:37
0 Comments

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.