segunda-feira, 31 de maio de 2010

Blog do Grupo de Jovens Aguias do Senhor no ar


Ola eu como responsavel pelo Blog do Bom Pastor me sinto feliz com mais uma realização. A idéia do Blog surgiu numa conversa com varios membros da Comunidade Canção Nova como O Dunga e Gabriel Chalitta que deram a idéia para levantar o grupo porque nao criar um blog. E assim foi feito e eu Cleiriane transmiti a idéia pra todos do grupo e adoraram a idéia hoje com ajuda do João não só o Blog mais o twitter estão criados. E agora com a ajuda da Canção Nova iremos postar no Blog Aguias do Senhor textos voltados para os jovens.
O endereço do Blog é www.aguiasdosenhor.net e o twitter é http://twitter.com/aguiasdosenhor
Sobre o Grupo
O Grupo de Jovens Águias do Senhor é um grupo católico, que faz parte da Paróquia Cristo Ressuscitado, mas acolhe também membros da Comunidade do Bom Pastor e também jovens de outra paróquias que se interessem pelo grupo.
Atualmente é coordenado por Fabiana e Mariana.
Desde ja não só eu mais todos os membros do Grupo de Jovens queremos agradecer a Canção Nova não só pela idéias mais também por enviarem material para a realização do Gurpo também agradecer pelo João que abraçou essa idéia em ajudar a criar o blog e o twitter e por ultimo a todos membros do grupo que acolheram essa idéia.
Que Deus abençõe a todos.
Tamo juntos

Posted by Cleiriane @ 10:01
0 Comments

domingo, 30 de maio de 2010

Santíssima Trindade


Só existe um Deus, mas n'Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou este mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e d'Ele mesmo como Deus. Logo, não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus. Não a podemos compreender, porque o Mistério de Deus não cabe em nossa cabeça, mas é a verdade revelada.


Santo Agostinho (†430) dizia que: “O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão” (A Trindade, 15,26,47).

Só existe um Deus, mas n'Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não pode haver mais que um Deus, pois este é absoluto. Se houvesse dois deuses, um deles seria menor que o outro, e Deus não pode ser menor que outro, pois não seria Deus.


A Trindade é Una. “Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: “a Trindade consubstancial” (II Conc. Constantinopla, DS 421). “O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza” (XI Conc. Toledo, em 675, DS 530). “Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina” (IV Conc. Latrão, em 1215, DS 804).


A Profissão de Fé do Papa Dâmaso, diz: “Deus é único, mas não solitário” (Fides Damasi, DS 71). “Pai”, “Filho”, “Espírito Santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: “Aquele que é Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho” (XI Conc. Toledo, em 675, DS 530). São distintos entre si por suas relações de origem: “É o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede” (IV Conc. Latrão, e, 1215, DS 804).


A Igreja ensina que as pessoas divinas são relativas umas às outras. Por não dividir a unidade divina, a distinção real das pessoas entre si reside unicamente nas relações que as referem umas às outras:

“Nos nomes relativos das pessoas, o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santo aos dois; quando se fala destas três pessoas considerando as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância” (XI Conc. Toledo, DS 675). “Tudo é uno [neles] lá onde não se encontra a oposição de relação” (Conc. Florença, em 1442, DS 1330). “Por causa desta unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho” (Conc. Florença, em 1442, DS 1331).


Aos Catecúmenos de Constantinopla, S. Gregório Nazianzeno (330-379), “o Teólogo”, explicava:


“Antes de todas as coisas, conservai-me este bem depósito, pelo qual vivo e combato, com o qual quero morrer, que me faz suportar todos os males e desprezar todos os prazeres: refiro-me à profissão de fé no Pai e no Filho e no Espírito Santo. Eu vo-la confio hoje. É por ela que daqui a pouco vou mergulhar-vos na água e vos tirar dela. Eu vo-la dou como companheira e dona de toda a vossa vida. Dou-vos uma só Divindade e Poder, que existe Una nos Três, e que contém os três de maneira distinta. Divindade sem diferença de substância ou de natureza, sem grau superior que eleve ou grau inferior que rebaixe... A infinita conaturalidade é de três infinitos. Cada um considerado em si mesmo é Deus todo inteiro... Deus os Três considerados juntos. Nem comecei a pensar na Unidade, e a Trindade me banha em seu esplendor. Nem comecei a pensar na Trindade, e a unidade toma conta de mim (Or. 40,41).


O primeiro catecismo chamado Didaqué, do ano 90 dizia:

"No que diz respeito ao Batismo, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo em água corrente. Se não houver água corrente, batizai em outra água; se não puder batizar em água fria, façais com água quente. Na falta de uma ou outra, derramai três vezes água sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Didaqué 7,1-3).


São Clemente de Roma, papa no ano 96, ensinava: "Um Deus, um Cristo, um Espírito de graça" (Carta aos Coríntios 46,6). "Como Deus vive, assim vive o Senhor e o Espírito Santo" (Carta aos Coríntios 58,2).


Santo Inácio, bispo de Antioquia (†107), mártir em Roma, dizia: "Vós sois as pedras do templo do Pai, elevado para o alto pelo guindaste de Jesus Cristo, que é a sua cruz, com o Espírito Santo como corda" (Carta aos Efésios 9,1).


"Procurai manter-vos firmes nos ensinamentos do Senhor e dos Apóstolos, para que prospere tudo o que fizerdes na carne e no espírito, na fé e no amor, no Filho, no Pai e no Espírito, no princípio e no fim, unidos ao vosso digníssimo bispo e à preciosa coroa espiritual formada pelos vossos presbíteros e diáconos segundo Deus. Sejam submissos ao bispo e também uns aos outros, assim como Jesus Cristo se submeteu, na carne, ao Pai, e os apóstolos se submeteram a Cristo, ao Pai e ao Espírito, a fim de que haja união, tanto física como espiritual" (Carta aos Magnésios 13,1-2).


São Justino, mártir no ano 151, escreveu essas palavras ao imperador romano Antonino Pio: "Os que são batizados por nós são levados para um lugar onde haja água e são regenerados da mesma forma como nós o fomos. É em nome do Pai de todos e Senhor Deus, e de Nosso Senhor Jesus Cristo, e do Espírito Santo que recebem a loção na água. Este rito foi-nos entregue pelos apóstolos" (I Apologia 61).


São Policarpo de Esmirna, que foi discípulo de S. João evangelista, mártir no ano 156, disse: "Eu te louvo, Deus da Verdade, te bendigo, te glorifico por teu Filho Jesus Cristo, nosso eterno e Sumo Sacerdote no céu; por Ele, com Ele e o Espírito Santo, glória seja dada a ti, agora e nos séculos futuros! Amém." ( Martírio de Policarpo 14,1-3).


Teófilo de Antioquia, ano 181: "Igualmente os três dias que precedem a criação dos luzeiros são símbolo da Trindade: de Deus [=Pai], de seu Verbo [=Filho] e de sua Sabedoria [=Espírito Santo]" (Segundo Livro a Autólico 15,3).


S. Irineu de Lião, ano 189: "Com efeito, a Igreja espalhada pelo mundo inteiro até os confins da terra recebeu dos apóstolos e seus discípulos a fé em um só Deus, Pai onipotente, que fez o céu e a terra, o mar e tudo quanto nele existe; em um só Jesus Cristo, Filho de Deus, encarnado para nossa salvação; e no Espírito Santo que, pelos profetas, anunciou a economia de Deus..." (Contra as Heresias I,10,1).


"Já temos mostrado que o Verbo, isto é, o Filho esteve sempre com o Pai. Mas também a Sabedoria, o Espírito estava igualmente junto dele antes de toda a criação" (Contra as Heresias IV,20,4).


Tertuliano, escritor romano cristão, no ano 210: "Foi estabelecida a lei de batizar e prescrita a fórmula: 'Ide, ensinai os povos batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo'" (Do Batismo 13).


E o Concílio de Nicéia, ano 325, confirmou toda essa verdade:


"Cremos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido do Pai como Unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial com o Pai, por quem foi feito tudo que há no céu e na terra. [...] Cremos no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, o qual falou pelos Profetas" (Credo de Nicéia).

Posted by Cleiriane @ 23:51
0 Comments

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima na Catedral Metropolitana


A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, fac-simile vinda de Fátima, Portugal, esteve no dia 26 de maio, quarta-feira, na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

A Catedral peremaneceu aberta durante todo o dia para visitação e foi celebradas missas nos seguintes horários: 7h, 12h, 15h, 18h30 e 20h (Encerramento com Celebração Mariana).

Para a abertura das comemorações ao centenário de Nossa Senhora de Fátima, a Imagem Peregrina irá rodar o mundo e, por 30 dias, deverá permanecer no Brasil, segundo país a recebê-la - a santa saiu de Portugal. Depois de ser recepcionada pelo Santuário de Fátima, em São Paulo, a imagem chegou em Ribeirão Preto nesta ultima quarta-feira, 26 de maio, e ficou na Catedral Metropolitana de São Sebastião para visitações e celebrações em vários horários por um dia.

De acordo com Francisco Jaber Zanardo Moussa, o padre Chico, a peregrinação tem como intuito evangelizar e transmitir mensagem de paz. A história das andanças da imagem nasceu da proposta de um pároco, logo após o término da Segunda Guerra Mundial.

São quatro imagens peregrinas, confeccionadas pelas indicações de Lúcia, uma das três crianças que, na Cova da Iria, presenciaram a aparição de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de maio de 1917 - as visitas da santa teriam acontecido por mais cinco vezes, no total, sempre em 13 dos meses de junho, julho e agosto, setembro e outubro, dias de celebração da Santa. Ela transmitiu uma mensagem de paz e pediu o fim da violência e da guerra.

Segundo o padre Chico, Nossa Senhora de Fátima é mais uma das diversas manifestações da mãe de Jesus. "A Nossa Senhora é sempre a mesma, mas suas aparições, por exemplo, são sempre baseadas na conotação histórica de cada país. No Brasil, Nossa Senhora da Aparecida surgiu num período de injustiça, escravidão e sofrimento. Sua imagem reflete o período", explica.

Confira as fotos:

Posted by Cleiriane @ 12:05
0 Comments

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ALEGRIA E EMOÇÃO MARCA O V EJC DA CRISTO RESSUSCITADO



A Paróquia Cristo Ressuscitado realizou no último final de semana, dias 22 e 23 de maio, o V Encontro de Jovens com Cristo-EJC. O Encontro aconteceu num clima de muita espiritualidade, alegria e emoção, do começo ao fim. O V EJC foi Coordenado pelos jovens Vinícius e Giselle e teve como tema “Jovens, eu vos escolhi e a palavra de Deus permanece em vós” (IJo 2,14). Estiveram participando do encontro vários jovens das cidades de Altinópolis e Guatapará, além de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ribeirão Preto, que desde o primeiro encontro da nossa Paróquia, vem auxiliando e colaborando com este serviço de evangelização de jovens de nossa comunidade.



A missa de encerramento do encontro foi presidida pelo Pároco Padre Samuel Matias, que ressaltou a importância do encontro para os jovens de nossa comunidade. “Hoje é um dia muito especial para toda a comunidade paroquial de Cristo Ressuscitado, pois você jovem, aceitou o chamado de Deus e deu o seu SIM. Sua resposta a Deus alegra nossos corações e nos enche de esperança, pois acreditamos que a comunidade motivada pela juventude, sempre será uma comunidade viva, capaz de responder sempre ao chamado de Deus: aqui estou”. Disse Pe Samuel

E acrescentando disse: “A você que hoje respondeu com coragem e alegria a este chamado, meu abraço fraternal e votos de que a semente lançada em seu coração cresça e dê bons frutos no meio de nós”.

Pe Samuel, Gisele e Vinícius

Apesar do grande esforço e dedicação durante a preparação e realização do encontro, os coordenadores do V EJC, Vinicius e Giselle falaram com alegria da graça de poder estar a serviços do EJC. "Já estou me sentido um vazio dentro de mim por ter terminado o encontro, mas foi uma graça muito grande ter sido escolhido para este serviço”. disse Gisele. “Poder estar a serviço de Deus é muito gratificante e não tem preço, pois a recompensa é eterna”. disse Vinícius.


No final da Missa Pe Samuel apresentou os novos coordenadores do próximo EJC, que será realizado no próximo ano, Caio e Naty. Os novos coordenadores terão como auxiliar na coordenação do VI EJC, o casal Jose Antonio e Lena.

Os novos Coordenadores, Caio e Naty, Pe Samuel, Lena e Jose Antonio

Posted by Cleiriane @ 23:39
0 Comments

domingo, 23 de maio de 2010

26/05 - Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima v



A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, fac-simile vinda de Fátima, Portugal, estará no dia 26 de maio, quarta-feira, na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

A Catedral peremanecerá aberta durante todo o dia para visitação e serão celebradas missas nos seguintes horários: 7h, 12h, 15h, 18h30 e 20h (Encerramento com Celebração Mariana).

Informações pelo telefone (16) 3625-0007.

Posted by Cleiriane @ 00:00
0 Comments

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Intensifiquemos o nosso clamor: Vinde, Espírito Santo!


Somos cheios do Espírito quando nos colocamos a serviço

Chegar à Solenidade de Pentecostes é celebrar a plenitude da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Sua vitória sobre o pecado e a morte, ao vir sobre a Igreja reunida se cumpre à promessa de Jesus: “Ao tomar a refeição com eles, deu-lhes esta ordem: 'Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse: 'João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo'" (cf. Atos 1,4-5). Quando o Espírito Santo vem sobre a Igreja reunida com Maria e os Apóstolos, ela vive no seu nascimento, na Solenidade de Pentecostes, a plenitude da Páscoa, que os fez testemunhas da vida nova, e isso pode acontecer hoje comigo e com você.

Ao receber o Espírito Santo não devemos monopolizá-Lo, Ele não é um Dom somente para nós, nem somente para a Igreja, Ele é um DOM para todos. O Espírito Santo que nós recebemos e juntamente com Ele os Dons e Carismas, que são manifestações d'Ele, são para que imediatamente nós nos coloquemos a serviço, a serviço da Igreja e dos irmãos. Por isso, a experiência com o Paráclito aconteceu em comunidade, nunca com uma pessoa sozinha, pois Ele é o animador e santificador da comunidade dos cristãos, da Igreja. É impossível fazer uma experiência com o Espírito de Deus fora da comunidade, esse foi o ambiente escolhido pelo Pai e por Jesus, é o ambiente adequado para que Ele [Espírito Santo] venha e nos faça irmãos, servos e testemunhas do Evangelho.


Nós não somos monopolizadores do Espírito, somos "difusores" d'Ele. Por isso, o recebimento do Espírito Santo só é autêntico para quem se coloca a serviço, este, sim, O recebeu e O dá de maneira abundante, como o fez Jesus, como o fez Maria e os apóstolos. Não seja monopolizador do Espírito, eu não sou “a pessoa inspirada”, “o inteligente”, “o cheio de dons”, não! É possível reconhecer se somos cheios do Espírito Santo quando nos colocamos a serviço dos irmãos, aí vamos dar provas de que somos pessoas conduzidas por Ele.

É hora de intensificarmos nosso pedido: Vinde, Espírito Santo! Vinde sobre nós pessoalmente. Vinde sobre toda a Igreja. Vinde sobre toda a cristandade. Nesta semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, vinde sobre nós católicos, sobre os ortodoxos, sobre os evangélicos. Vinde sobre a humanidade inteira. Rezemos clamando nestes dias de preparação para a Solenidade de Pentecostes pelos sete dons do Espírito de Deus: SABEDORIA, INTELIGÊNCIA, CONSELHO, FORTALEZA, CIÊNCIA, PIEDADE E TEMOR DE DEUS.

Posted by Cleiriane @ 11:03
0 Comments

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Você Vale Muito!!!!!!



Arrisque-se, queira fazer essa experiência…

Deus nos vê e nos chama para sermos inteiramente Dele. Investe e conquista nosso coração para que, uma vez conquistado, não O abandonemos mais. Essa conquista é o que chamamos de “encontro pessoal com Jesus”. Algo que em geral muda radicalmente nossa vida, dando novo sentido a tudo o que somos e fazemos.
Jesus precisou dos ensinamentos e cuidados de Sua mãe. Aos 12 anos, quando se perdeu em Jerusalém em meio a todo aquele alvoroço, ao reencontrar Nossa Senhora, disse: “Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” (cf. Lc 2, 49). Essa é uma condição que assumimos quando somos conquistados por Deus: ocupamo-nos com alegria daquilo que lhe diz respeito.

É necessário se reconhecer como filho de Deus e se comportar como tal. Você precisa assumir sua identidade onde estiver: na rua, no seu prédio, no ambiente de trabalho. Deus quer chegar à boca de fumo, onde está aquele jovem que passa por uma overdose. Essas pessoas necessitam muito da nossa ajuda, e não é ficando em casa, assistindo a um programa aqui ou ali com as pernas para cima, que essas situações mudam, mas saindo de casa, rezando, se preparando, dando testemunho, vivendo o PHN e levando tudo isso para as pessoas que realmente necessitam. Temos várias pastorais e movimentos na Igreja, cada um com sua espiritualidade específica. Com uma delas você se identifica, e por meio desta Deus fará em você, por meio de você, maravilhas.

Dunga missionário Canção Nova do movimento PHN

Posted by Cleiriane @ 23:13
0 Comments

domingo, 16 de maio de 2010

Juventude se reúne em Brasília para celebrar a Eucaristia



Com uma saudação aos cerca de 30 mil jovens presentes, nesta noite de sábado, 15, na Santa Missa realizada especialmente para a juventude, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, deu início à Celebração Eucarística no altar-monumento do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília (DF).

As palavras do arcebispo, repetidas do apóstolo João, em I Jo 2,14-17, foram direcionadas à juventude e exemplificada pela narração do jovem do Evangelho que, deixando de atender ao chamado de Jesus, optou pelos bens materiais que possuía.



O presidente da CNBB pediu aos jovens que não tenham medo de seguir Jesus, pois, segundo ele, vale a pena deixar tudo e acolher o chamado de Cristo. “Como sacerdote, religioso, cristão leigo ou leiga atuante na Igreja e no mundo, coloquemo-nos no caminho de Jesus como seu fiel missionário e digamos: ‘Eis-me aqui, Senhor! Envia-me’. Quem deixa tudo para seguir o Filho de Deus, por amor a Seu nome, receberá cem vezes mais. Vale a pena tornar-se discípulo e missionário de Jesus”, aconselhou.






Dom Geraldo também explicou aos jovens participantes que só se torna discípulo quem faz a profunda experiência do encontro pessoal com Cristo vivo. “Mas onde encontrá-Lo?”, questiona o celebrante. E afirma: “Na Palavra da Sagrada Escritura transmitida pela Igreja e testemunhada na vivência cristã”.

Por diversas vezes, durante a Missa, Dom Geraldo repetiu a aclamação: “Fica conosco, Senhor!”, convidando os jovens a seguir o caminho de discípulo e missionário de Jesus Cristo. Os jovens, em coro, repetiam também a aclamação. O arcebispo continuou dizendo que Jesus está presente quando Sua Palavra é proclamada na celebração litúrgica e na autêntica piedade popular.



“Jesus está no meio de nós. Está presente nos ministros que agem em Seu nome, nos Sacramentos e na Santíssima Eucaristia. “Fica conosco, Senhor”.

Além dos jovens, estiveram presentes na Santa Missa cerca de 300 bispos e 800 sacerdotes para celebrar a Eucaristia. O evento, que aconteceu no Ministério da Esplanada, contou com a presença de jovens de várias partes do país, mas, em sua maioria, brasilienses que, desde o dia 13 de maio, têm acompanhado toda a programação do 16º Congresso Eucarístico Nacional na capital do país.

Ao final da Missa, acontece Vigília Eucarística.

Posted by Cleiriane @ 22:58
0 Comments

quarta-feira, 12 de maio de 2010

13 de maio dia de Nossa Senhora de Fátima



A devoção e Comunhão reparadora
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa

Maria Santíssima é verdadeiramente Mãe de uma bondade incomensurável. Seu desvelo para conosco excede a todo amor conhecido, pois não apenas é generoso, terno, envolvente e até heróico, mas parece ultrapassar todos os limites.

Mesmo quando em Fátima se referiu às punições reservadas para o mundo impenitente, a Mãe de Deus revestiu suas admoestações de profunda tristeza, demonstrando também, por seu modo de se expressar, uma grande pena dos “pobres pecadores”.



Apesar do anúncio da salutar punição, Nossa Senhora encontra-se pronta a nos obter de seu Divino Filho o perdão. A condição é que utilizemos os meios por Ela indicados: o aumento na devoção a Ela, a oração e a penitência.

Não há por que estranhar o caráter condicional dessa promessa de perdão, vinda de Mãe tão bondosa e misericordiosa. Pois, uma vez que alguém está ameaçado de castigo por causa de seus pecados, o modo de ser poupado é deixar de cometê-los.

A devoção ao Imaculado Coração de Maria

Para salvar as almas “dos pobres pecadores, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração” – dizia a Santíssima Virgem na aparição de 13 de julho de 1917, ao tratar do cerne de sua mensagem. Porém, não foi esta a única ocasião em que Nossa Senhora se referiu à importância dessa devoção. Mencionou-a diversas outras vezes nas suas mensagens, e tal insistência não pode deixar de ser seriamente considerada.

Quem se tomar de verdadeiro e sincero amor por essa boa Mãe, puríssima e inigualável, e pôr em prática a devoção ao seu Imaculado Coração, será favorecido por seu contínuo amparo. Por maiores que tenham sido os pecados cometidos, Nossa Senhora intercederá pelo fiel devoto junto a seu Divino Filho, obtendo-lhe todas as graças de emenda de vida e perseverança no bom caminho.

A devoção ao Imaculado Coração de Maria é, portanto, um dos principais remédios para a ruína contemporânea.

A comunhão reparadora



Nossa Senhora ofereceu-nos, por meio da Irmã Lúcia, um dom de valor inestimável: “Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”. Para receber esse benefício, basta ao fiel fazer a comunhão reparadora dos primeiros sábados de cinco meses seguidos, além de se confessar, rezar o terço e fazer quinze minutos de meditação sobre os Mistérios do Rosário. Essa comunhão deve ser oferecida em desagravo à Santíssima Virgem e a seu Divino Filho, pelos pecados e ofensas contra Eles cometidos.

Como fazer a comunhão reparadora dos cinco primeiros sábados

Com efeito, na terceira aparição, em 13 de julho, Nossa Senhora prometera: “Virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados”. Tal vinda ainda não se dera.

No dia 10 de dezembro de 1925, porém, conforme relata a Irmã Lúcia (falando de si mesma na terceira pessoa), “apareceu-lhe a Santíssima Virgem, e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A Santíssima Virgem, pondo-lhe no ombro a mão, mostrou-lhe um Coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos. Ao mesmo tempo, disse o Menino: ‘Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe, que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar’.

Em seguida, disse a Santíssima Virgem: ‘Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todo momento Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos quinze mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar, Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas’. Ela Lhe disse que a Madre Superiora stava disposta a propagá-la, mas que o confessor tinha dito que esta última, sozinha, nada podia. “Jesus respondeu: ‘É verdade que a tua Superiora, só, nada pode; mas, com a minha graça, pode tudo’.

No dia 15 de fevereiro de 1926, apareceu-lhe de novo o Menino Jesus. Perguntou-lhe se já tinha espalhado a devoção à sua Santíssima Mãe”.



Apresentou a dificuldade que algumas almas tinham de se confessarem no sábado, e pediu para ser válida a confissão de oito dias. Jesus respondeu: ‘Sim, pode ser de muitos mais [dias] ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça e tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria’.

Ela perguntou: ‘Meu Jesus! [e] as que se esquecerem de formar essa intenção?’ Jesus respondeu: ‘Podem formá-la na outra confissão seguinte, aproveitando a primeira ocasião que tiverem de se confessar’.”

Quatro anos depois, na madrugada de 29 para 30 de maio de 1930, Nosso Senhor revelou interiormente à Irmã Lúcia outro pormenor a respeito das comunhões reparadoras dos cinco primeiros sábados:

“‘E quem não puder cumprir com todas as condições no sábado, não satisfará com os domingos?’, [perguntei]. [Jesus respondeu]: ‘Será igualmente aceita a prática desta devoção no domingo seguinte ao primeiro sábado, quando os meus Sacerdotes, por justos motivos, assim o concederem às almas’.”

Posted by Cleiriane @ 22:24
0 Comments

terça-feira, 11 de maio de 2010

Oração do XVI Congresso Eucarístico Nacional



Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!


Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!


Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!


Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

Posted by Cleiriane @ 10:30
0 Comments

sábado, 8 de maio de 2010

Mães são feitas de aconchego e segredo


Conheça a história dessa imagem clássica da arte Cristã – Madonna di Feruzzi

Maria é exemplo de silêncio fecundo, como o são todas as mães. Só Deus sabe por quantos momentos de silêncio, preces e cuidados amorosos as mães passam! Deus sabe recompensar sacrifícios e segredos.

Madonna di Ferruzzi

Vou contar-lhe a história dessa pintura do artista italiano, Ferruzzi.

Faz tempo que a li em um tablóide católico de uma diocese, nos Estados Unidos. No momento, não tenho as informações completas, mas é mais ou menos assim:

Em viagem para a Itália, uma senhora foi, pela primeira vez, conhecer o local de onde viveram seus ancestrais.
Chegando à casa de uma tia, chamou-lhe a atenção o quadro da "Madanna di Ferruzzi" ou "Senhora da Estrada", em destaque na parede.

Depois de um tempo de silêncio a tia perguntou: Sabe quem é essa senhora que representa a Mãe de Jesus? Vou contar-lhe:

Numa manhã ensolarada, esta jovem, na época com 12 anos de idade, estava passeando com o irmãozinho adormecido.
Vendo-a, o pintor Ferruzzi, ficou enternecido com a beleza da jovem e o carinho para com a criança. Lembrou da Mãe de Jesus e solicitou então, que a jovem ficasse ali, para que ele a representasse em tela.

Retornando para casa, a jovem contou à mãe o que acontecera.
Muito zangada, a mãe exigiu que a moça guardasse segredo, alegando que só mulheres de rua é que posam para serem pintadas por artistas.

O segredo foi guardado, entre duas famílias: a do artista e a da jovem.
A imagem continua sendo reproduzida.

A tia terminou: A jovem pintada nesta imagem da "Madonna de Ferruzzi" é sua mãe!

A família do artista confirmou o relato.
Vendo no tablóide católico americano, a foto da filha, agora religiosa, temos mais uma comprovação. Como se parecem!

"Quem conta um conto acrescenta um ponto" Aqui ficaram faltando alguns pontos...que só poderei acrescentar quando receber de volta aquela página de jornal que emprestei para alguém...

Posted by Cleiriane @ 00:03
0 Comments

terça-feira, 4 de maio de 2010

CEN 2010 terá Missas em rito católico oriental


A 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010) terá Missas em ritos maronita, melquita, armênio e ucraniano. As celebrações serão realizadas na paróquia Nossa Senhora do Lago, nos dias 14 e 15 de maio. O evento acontece em Brasília (DF) entre os dias 13 e 16 .

Ariane Fonseca
Da Redação, com CEN 2010

O rito latino, celebrado na maioria das igrejas no Brasil, é o mais conhecido dos cristãos ocidentais. O objetivo de realizar essas cerimônias durante o CEN 2010 é aprofundar o mistério da Eucaristia, tema central do evento. “Está sendo para nós uma grande aprendizagem, pois passamos a conhecer mais os ritos orientais católicos e até o nosso próprio rito latino”, afirma Joanna Ávila, que faz parte da comissão responsável por organizar as missas.

:: Saiba como chegar na Paróquia Nossa Senhora do Lago
Exibir mapa ampliado

A celebração em rito ucraniano será presidida pelo Eparca de São João Batista dos Ucranianos Católicos do Brasil, Dom Volodemer Koubetch. O rito armênio ficará sob a responsabilidade do bispo dos armênios católicos da América Latina, Dom Vartan Waldir Boghossian. A celebração em rito melquita será feita pelo Eparca melquita do Brasil, Dom Fares Maakaroum; e o rito maronita ficará a cargo do Eparca maronita do Brasil, Dom Edgar Made.

Preparação da paróquia

Para organizar as celebrações, foi formada uma comissão por cinco casais, quatro casados e um de jovens solteiros. Cada casal ficou responsável por fazer uma pesquisa sobre um rito e comparar com o rito latino. Todas as pastorais e movimentos da paróquia estão envolvidas no acolhimento às Missas, seja na organização, na participação, na hospedagem e no transporte.

Para aprofundar a espiritualidade e o conhecimento das celebrações, o pároco da Catedral Metropolitana de Brasília, Monsenhor Marcony, ministrou uma palestra aberta à comunidade. Foram abordados desde a história dos ritos orientais até a riqueza de simbolismos na celebração.

Confira os horários das celebrações:

Rito Ucraniano: dia 14 de maio, às 10h
Rito Maronita: dia 14 de maio, às 19h30
Rito Armênio: dia 15 de maio, às 10h
Rito Melquita: dia 15 de maio, às 16h30

Posted by Cleiriane @ 00:28
0 Comments

domingo, 2 de maio de 2010

O importante é amar e acolher


Bem, para rechear a sua semana, o nosso Blog indica hoje o filme “O Solista”.

Baseado em fatos reais, o filme fala da AMIZADE entre um músico sem teto e um repórter do Los Angeles Times, porém retratando os grandes desafios dessa convivência!

Nathaniel Ayers é um prodígio musical que desenvolveu esquizofrenia e acabou como sem-teto. Steve Lopez é um jornalista ’solitário’ e que encontra este amigo/tesouro perdido na sociedade.

Steve a principio, vê em Nathaniel uma grande “história” a ser explorada e começa a escrever sobre ele em suas colunas. Porém, logo se vê entrelaçado com sua vida e desafios de superação.



O bacana do filme é perceber que muitas vezes em nossos relacionamentos queremos modificar o outro. Queremos que nosso “amigo” mude para melhor, mas não percebemos que o mais importante é AMAR e ACOLHER.

É com este pano de fundo que convido você a assistir este filme! Bem, o restante você confere no trailer e no filme, e depois partilhe conosco aqui no blog!

Posted by Cleiriane @ 12:39
0 Comments

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.