quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Festa da Padroeira do Brasil







“Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus.”


Num clima de muita fé e devoção a comunidade da Paróquia Cristo Ressuscitado celebrou no último dia 12, a festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

As comemorações teve início no dia 09 de outubro, sábado, às 19h na Igreja Matriz, 1º dia do Tríduo, com o tema: “Maria: Olhar que desperta!”, no dia 10 de outubro, 2º dia do Tríduo, às 19h aconteceu a Missa na Matriz sob o tema: “Maria: Olhar que ilumina!”.

Dia 11 de outubro, Segunda-feira, 3º dia do Tríduo, às19h30, a Missa ocorrida na Matriz Cristo Ressuscitado teve como tema: “Maria: Olhar que liberta!”.


No dia 12 de outubro, dia de Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, aconteceu a Missa solene, às 10 horas na Igreja Matriz e em seguida houve a carreata com o Andor de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas dos Bairros Lagoinha e Jardim Zara, retornando à Matriz onde ocorreu a bênção dos carros.


As 18h aconteceu a Procissão com andor de Nossa Senhora Aparecida saindo da Matriz Cristo Ressuscitado em direção à Igreja Bom Pastor, no Jardim Zara,onde às 19 horas aconteceu a Missa solene.


Confira as fotos


O título de Padroeira dado à Maria diz muito ao nosso coração de brasileiros. Mas, a alegria dos festejos e o próprio dia feriado podem não favorecer uma real piedade mariana.

Há devotos que supervalorizam a imagem e descuram as exigências prioritárias da vivencia crista numa comunidade. Como a vida de oração, a participação nos sacramentos, o exercício honesto do trabalho, do lazer, comércio. Festejar por festejar, com vivas, emoções e distrações, pouco ou nada valem se não afervorar em nós o seguimento a Jesus na fé.
A importância social de Maria vem de sua íntima ligação com o Evangelho. Logo, há incoerência no testemunho deste se nos abrigarmos sob o manto de nossa Padroeira cruzando os braços, omitindo-nos nos deveres de justiça, caridade, cidadania e cuidados com a preservação do meio ambiente. Ou lá onde a consciência cívica e ética é anestesiada. Aí as pessoas seduzidas por migalhas de assistência social ignoram a corrupção política e não assume de modo produtivo e honesto a vida, a cidadania, o trabalho. Nossa Senhora não nos protege para isso. Ela não distribui “bolsa-família” e não cria programas sociais.
Ela não nos substitui! É padroeira, mas nada faz em nosso lugar! Ela pousa sim seu olhar solícito sobre nós. Vê lá do céu as nossas precisões e anseios esperando que façamos nossa parte. Maternalmente nos aconselha: “Façam tudo o que Ele (o Filho) nos diz”! Como lá nas Bodas de Cana!
O título de Padroeira esta ligada ao simbolismo religioso da imagem de Nossa Senhora Aparecida e goza da aura popular Brasil afora. Foi aceito e declarado pela Santa Sé em 16 de julho de 1930. Foi proclamado de modo solene pelo povo e o Governo em 31 de maio de 1931. É um título “provocativo”. Junto com o feriado mexe com as ranhetices a respeito do Estado laico. Mas não nos demove nem isenta de trabalhar para que o País tenha estruturas justas e o consenso moral preservado na convivência social os valores da saúde, da instrução, do emprego, da moradia com liberdade, justiça e paz. A descoberta, a colonização, a civilização, a formação humana e cultural do País marcaram o caráter do homem brasileiro com a fé em Cristo inseparável do culto a Maria.

Posted by Cleiriane @ 11:28
0 Comments

domingo, 3 de outubro de 2010

PROGRAMAÇÃO PARA A FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL - 12 DE OUTUBRO


A Paróquia Cristo Ressuscitado e Comunidade Bom Pastor convida sua família para as comemorações da festa da padroeira, a partir do dia 09 de outubro de 2010. Confira a programação.

Festa da Padroeira do Brasil
Nossa Senhora Aparecida
2010


“Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus.”


Tríduo:


09 de outubro - Sábado
1º dia do Tríduo – 19h – Missa na Matriz Cristo Ressuscitado
Tema: “Maria: Olhar que desperta!”


10 de outubro – Domingo
2º dia do Tríduo – 19h – Missa na Matriz Cristo Ressuscitado
Tema: “Maria: Olhar que ilumina!”


11 de outubro – Segunda-feira
3º dia do Tríduo – 19h30 – Missa na Matriz Cristo Ressuscitado
Tema: “Maria: Olhar que liberta!”




Solenidade de Nossa Senhora Aparecida
12 de outubro – Terça-feira


10h – Missa Solene – Matriz Cristo Ressuscitado
Em seguida carreata com o Andor de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas dos Bairros Lagoinha e Jardim Zara, retornando à Matriz para a bênção dos carros.


18h – Procissão com andor de Nossa Senhora Aparecida saindo da Matriz Cristo Ressuscitado em direção à Igreja Bom Pastor.


19h – Missa Solene – Igreja Bom Pastor – Jardim Zara



Matriz Cristo Ressuscitado
Avenida José Gomes da Silva, 1323, Lagoinha – Tel.: (16) 3617-1385


Igreja Bom Pastor
Rua José Eliseu, 778, Jardim Zara


Pe. Samuel
Conselhos Administrativo e Pastoral

Posted by Cleiriane @ 05:59
0 Comments

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.