sexta-feira, 22 de abril de 2011

Entenda o significado do beijo na Cruz na Sexta-feira Santa


Bento XVI durante adoração à Santa Cruz, no Vaticano
Em todo o ano, existe somente um dia em que não se celebra a Santa Missa: a Sexta-Feira Santa. Ao invés da Missa temos uma celebração que se chama Funções da Sexta-feira da Paixão, que tem origem em uma tradição muito antiga da Igreja que já ocorria nos primeiros séculos, especialmente depois da inauguração da Basílica do Santo Sepulcro e do reencontro da Santa Cruz por parte de Santa Helena (ano 335 d.C.).

Esta celebração é dividida em três partes: a primeira é a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal feita por todas as pessoas de todos os tempos; a segunda é a adoração da Santa Cruz e a terceira é a Comunhão Eucarística, juntas formam o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor. Memorial não é apenas relembrar ou fazer memória dos fatos, é realmente celebrar agora, buscando fazer presente, atual, tudo aquilo que Deus realizou em outros tempos. Mergulhamos no tempo para nos encontrarmos com a graça de Deus no momento que operou a salvação e, ao retornarmos deste mergulho, a trazemos em nós.

Os cristãos peregrinos dos primeiros séculos a Jerusalém nos descrevem, através de seus diários que, em um certo momento desta celebração, a relíquia da Santa Cruz era exposta para adoração diante do Santo Sepulcro. Os cristãos, um a um, passavam diante dela reverenciando e beijando-a. Este momento é chamado de Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado na cruz através do toque concreto que faziam naquele madeiro onde Jesus foi estendido e que foi banhado com seu sangue.

Em nosso mundo de hoje, falar da Adoração à Santa Cruz pode gerar confusão de significado, mas o que nós fazemos é venerar a Cruz e, enquanto a veneramos, temos nosso coração e nossa mente que ultrapassa aquele madeiro, ultrapassa o crufixo, ultrapassa mesmo o local onde estamos, até encontrar-se com Nosso Senhor pregado naquela cruz, dando a vida para nos salvar. Quando beijamos a cruz, não a beijamos por si mesma, a beijamos como quem beija o próprio rosto de Jesus, é a gratidão por tudo que Nosso Senhor realizou através da cruz. O mesmo gesto o padre realiza no início de cada Missa ao beijar o Altar. É um beijo que não pára ali, é beijar a face de Jesus. Por isso, não se adora o objeto. O objeto é um símbolo, ao reverênciá-lo mergulhamos em seu significado mais profundo, o fato que foi através da Cruz que fomos salvos.

Nós cristãos temos a consciência que Jesus não é apenas um personagem da história ou alguém enclausurado no passado acessível através da história somente. "Jesus está vivo!" Era o que gritava Pedro na manhã de Pentecostes e esse era o primeiro anúncio da Igreja. Jesus está vivo e atuante em nosso meio, a morte não O prendeu. A alegria de sabermos que, para além da dolorosa e pesada cruz colocada sobre os ombros de Jesus, arrastada por Ele em Jerusalém, na qual foi crucificado, que se torna o simbolo de sua presença e do amor de Deus, existe Vida, existe Ressurreição. Nossa vida pode se confundir com a cruz de Jesus em muitos momentos, mas diante dela temos a certeza que não estamos sós, que Jesus caminha conosco em nossa via sacra pessoal e, para além da dor, existe a salvação.

Ao beijar a Santa Cruz, podemos ter a plena certeza: Jesus não é simplesmente um mestre de como viver bem esta vida, como muitos se propõem, mas o Deus vivo e operante em nosso meio.

Posted by Cleiriane @ 12:57
0 Comments

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROCISSÃO E MISSA DE RAMOS NA PARÓQUIA CRISTO RESSUSCITADO



Centenas de fiéis da Comunidade Cristo Ressuscitado participaram, domingo 17/04, da celebração do Domingo de Ramos, que é a abertura oficial para a Semana Santa que antecede a Páscoa.
A celebração teve início às 08h00 com a Benção dos Ramos no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Bairro Lagoinha. Logo após os fiéis, com ramos de palmeira e cantos de alegria, saíram em procissão percorrendo o trajeto até a Igreja Bom Pastor, no Bairro Jardim Zara, onde foi celebrada a Missa presidida pelo Padre Samuel. Para controlar o transito, uma viatura da Polícia Militar acompanhou a caminhada.
“O Domingo de Ramos abre caminho para o clima da Semana Santa, quando Cristo é recebido de forma triunfal em Jerusalém, acolhido pelo povo com ramos nas mãos. O seu jeito simples e coerente, montado em um jumento, atraía multidões, mas provocava a ira orgulhosa das autoridades judaicas”, resume o padre Samuel Matias, Pároco da Comunidade.


Coleta da campanha da Fraternidade


Durante a celebração foi realizada a coleta da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e como lema “A criação geme em dores de parto”.


A Paróquia Cristo Ressuscitado mantém celebrações durante a semana. Na segunda, terça e quarta, às 06h45, realiza missa na Matriz. Ainda na terça, às 19h30 – Meditação das Dores de Nossa Senhora também na Igreja Matriz.


Na quarta, às 19h30, acontece a Procissão do Encontro do Senhor Jesus dos Passos com a mãe Virgem Maria. Na quinta, às 19h30, na Igreja Matriz, acontece a Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés. Logo após realiza a Vigília eucaristia até às 00h00. A vigília continua na sexta-feira, a partir das 05h00. E às 15h00 realiza a Ação Litúrgica Solene (Paixão do Senhor, Orações Solenes, Adoração da Cruz e Comunhão), na Igreja Bom Pastor. Às 19h00 acontece a Via Sacra e Procissão do Senhor Morto, saindo da Igreja Bom Pastor em direção à Matriz Cristo Ressuscitado, onde acontecerá o sepultamento. No sábado Santo às 19h30 realiza a Solene Vigília Pascoal na Matriz. E no Domingo da Páscoa às 08h00 acontece a procissão da Ressurreição do Senhor, com saída da Igreja Bom Pastor em direção à Matriz, onde acontece a Missa.

Posted by Cleiriane @ 10:26
0 Comments

sábado, 16 de abril de 2011

Bento XVI completa 84 anos, preocupado com Líbia e Costa do Marfim

Cidade do Vaticano, 16 abr (EFE).- O papa Bento XVI completa neste sábado 84 anos, com mais atenção na beatificação no próximo dia 1º de maio de seu antecessor, João Paulo II, preparando a terceira de seu livro "Jesus de Nazaré" e preocupado com a situação na Costa do Marfim e na Líbia, onde exigiu que cessem os conflitos.


Também está preocupado com a situação dos católicos na China, onde são perseguidos e na igreja controlada pelo Governo comunista de Pequim continua ordenando bispos sem sua permissão, embora auspicie um diálogo "sincero e respeitoso" com as autoridades chinesas, "para superar as dificuldades e contribuir para a harmonia social", segundo disse o porta-voz vaticano, Federico Lombardi.

Bento XVI transcorrerá seu aniversário no Vaticano, como um dia mais, trabalhando e recebendo, entre outras, a nova embaixadora da Espanha na Santa Sé, María Jesús Figa, que lhe apresentará as cartas credenciais.

Há dias estão chegando ao Vaticano centenas de mensagens de felicitação.

O Pontífice mantém seu ritmo de trabalho e oficiará todos os ritos da Semana Santa.

Assim, no Domingo de Ramos presidirá na praça de São Pedro a Procissão de Ramos e oficiará a missa solene das Palmas e da Paixão do Senhor.

Este ano se celebra em nível diocesano a Jornada Mundial da Juventude, que este ano, em sua 26ª sexta edição, terá como sede internacional Madri.

Na quarta-feira, Bento XVI realizará a audiência pública e na Quinta-Feira Santa rezará no Vaticano a Missa Crismal, que marca o começo do Tríduo Pascal, ápice do Ano Litúrgico.

Na Basílica de São João de Latrão, a catedral de Roma, oficiará a Ceia do Senhor.

Na Sexta-Feira Santa, o papa presidirá na Basílica de São Pedro a Paixão do Senhor e à noite acudirá ao Coliseu de Roma, no centro da Cidade Eterna, para o tradicional Via-Sacra.

No Sábado de Aleluia realizará na Basílica de São Pedro a Vigília Pascal, a noite na qual a Igreja permanece à espera da Ressurreição do Senhor, segundo a tradição cristã.

No domingo oficiará na Praça de São Pedro a Missa da Ressurreição, após a que pronunciará a Mensagem Pascual e dará a bênção "Urbi et Orbi", à cidade de Roma e a todo o mundo.

Na tarde do domingo irá para a residência de Castelgandolfo, para descansar alguns dias.

Embora os anos passem, Bento XVI mantém seu ritmo de viagens pelo mundo. Este ano viajará em junho à Croácia e em agosto pela terceira vez à Espanha, para presidir em Madri a Jornada Mundial da Juventude.

Em setembro voltará pela terceira vez a sua Alemanha natal, nesta ocasião a Berlim, Erfurt (na ex-Alemanha do Leste) e Freiburg, e em novembro ao Benin, na sua segunda viagem à África.

Joseph Aloysius Ratzinger, nome de pia de Bento XVI nasceu em Marktl am Inn (Baviera, Alemanha), no dia 16 de abril de 1927.

Ordenado sacerdote em 29 de junho de 1951, foi professor de Teologia nas universidades de Bonn (1959-1963), Munster (1963-1966) e Tübingen (1966-1969) e de Dogmática e História do Dogma na de Regensburg, na qual de 1969 a 1977 foi vice-reitor. Participou do Concílio Vaticano II
No dia 24 de março de 1977 foi nomeado por Paulo VI arcebispo de Munique e em 27 de junho desse mesmo ano cardeal.

No final de 1981 foi nomeado por João Paulo II prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, a encarregada de manter a ortodoxia da fé católica, cargo que manteve até a morte do Sumo Pontífice em 2005.

Decano do colégio cardinalício, correspondeu a ele oficiar o funeral de João Paulo II e a missa "pro eligendo pontifice" prévia ao conclave para escolher o sucessor do papa polonês.

Em 19 de abril de 2005 foi eleito sucessor de Pedro no segundo dia de Conclave e quarto de apuração.

Bento XVI se apresentou perante os católicos como um "humilde trabalhador da vinha do Senhor", marcando como objetivos de seu Pontificado prosseguir o trabalho traçado no Concílio Vaticano II, promover a unidade dos cristãos e trabalhar pela paz no mundo.


Fonte UOL Noticia

Posted by Cleiriane @ 11:27
0 Comments

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O mundo cristão inicia a Semana Santa


Com o Domingo de Ramos, 17 de abril de 2011, inicia-se a Semana Santa. Participe das celebrações na nossa Paróquia "Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!" "Meu Jesus, perdão e misericórdia, pelos méritos de vossas santas chagas!" Re-cordar = trazer de novo ao coração e à mente. Faz parte da tradição cristã recordar os últimos dias de Jesus, etapas do caminho que Cristo percorreu até ser morto, pela salvação de todos nós, pregado em uma cruz. Quinta-Feira Santa: Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Sexta-Feira Santa: Paixão e Morte de Cristo, na Cruz Sábado Santo: Preparamo-nos para celebrar a Vitória de Cristo. Foi um caminho de dor, de encontros, de despedidas e de entrega. Depois da celebração da Última Ceia, jantar de despedida com os seus amigos e da Oração no Horto da Oliveiras... a traição de um amigo... o julgamento injusto... as repetidas quedas... os gestos de bondade... o perdão... o silêncio... Silêncio fecundo que fez da morte brotar a VIDA, no Domingo da Ressurreição. Recordamos, celebramos e usufruimos das graças da vitória do Amor, da Vitória de Cristo! A Cruz de Cristo é símbolo de nossa redenção e sinal do cristão. No abraço da Cruz o abraço da compreensão, da misericórdia e do perdão. Na Cruz de Cristo, coloquemos, confiantes, a cruz de toda a humanidade. Adoremos e louvemos o Coração Eucarístico de Jesus, que deu a até a última gota de sangue por nós, sendo transpassado na Cruz de nossa salvação. Adoremos Jesus, que permanece conosco no Sacramento da Eucaristia. + + + Abençoada Semana Santa

Confira a programação da semana santa




16/04 – 19h – Missa – Matriz Cristo Ressuscitado
(Revisão da Campanha da Fraternidade)

17/04 – Domingo de Ramos
(Neste Domingo temos a COLETA como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. No momento das Oferendas entregue seu envelope. Se não tiver envelope, coloque diretamente na Cestinha de Ofertas)

08h – Bênção de Ramos na Matriz Cristo Ressuscitado e em seguida segue a Procissão de Ramos até a Igreja Bom Pastor, onde acontecerá a Missa;

19h – Missa – Matriz Cristo Ressuscitado

18/04 – Segunda-feira Santa
06h45 - Missa – Matriz Cristo Ressuscitado

19/04 – Terça-feira Santa
06h45 – Missa – Matriz Cristo Ressuscitado
19h30 – Meditação das Dores de Nossa Senhora – Matriz Cristo Ressuscitado
20h – Missa da Unidade – Paróquia São Pedro Apóstolo – Rib. Preto
(nesta missa participam os padres e representantes das paróquias da Arquidiocese)

20/04 – Quarta-feira Santa
06h45min. – Missa – Matriz Cristo Ressuscitado
19h30 – Procissão do Encontro
Homens – saindo da Igreja Matriz Cristo Ressuscitado
Mulheres – saindo da Igreja Bom Pastor
Após o Encontro do Senhor dos Passos com a Virgem Maria, seguiremos em direção à Igreja Bom Pastor;

21/04 – Quinta-feira Santa
(9º Aniversário de Ordenação Presbiteral – Pe. Samuel)
19h30min. – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés – Matriz Cristo Ressuscitado

Vigília Eucarística: Igreja Matriz
22h às 00h – Grupo de Oração, Equipes de Música, Pastoral do Batismo, Missão

22/04 – Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor
Dia de Jejum e Abstinência

Vigília Eucarística
05h – Ministros Ext. Eucaristia; Pastoral da Saúde; Pastoral Social – São Vicente, Estudo Bíblico
06h – ECC, Liturgia, Apostolado da Oração, Terço dos Homens
07h – Comunidade Bom Pastor, Equipe de Música, Rosário Missionário, Legião de Maria
08h – CPP, Conselho Administrativo, Pastoral da Comunicação, Arrumação e Ornamentação, Equipe de Eventos, Equipe de Campanhas
09h – Catequese – 1ª Eucaristia, Clarissas, Coroinhas
10h – Grupo de Jovens, Acólitos, EJC, Catequese - Crisma
11 h – Pastoral do Dízimo, Mãe Rainha
12h – Encerramento da Vigília

15h – Ação Litúrgica Solene (Paixão do Senhor, Orações Solenes, Adoração da Cruz e Comunhão) – Igreja Bom Pastor
(Hoje, por determinação da Santa Sé: Coleta para os Lugares Santos)

19h – Via Sacra e Procissão do Senhor Morto – saindo da Igreja Bom Pastor em direção à Matriz Cristo Ressuscitado, onde acontecerá o sepultamento.

23/04 – Sábado Santo
19h30 – Solene Vigília Pascal – Matriz Cristo Ressuscitado
Confraternização entre as Comunidades Matriz e Bom Pastor (Pátio da Igreja)
Bom Pastor – refrigerantes
Matriz – salgados, bolos

24/04 – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor
Padroeiro da Paróquia
08h – Procissão da Ressurreição saindo da Igreja Bom Pastor em direção à Matriz Cristo Ressuscitado, onde haverá a Missa;

Café da Manhã (levar bolo, bolachas, café, salgadinhos)

19h – Missa – Matriz Cristo Ressuscitado

Posted by Cleiriane @ 22:36
0 Comments

Dom Odilo vai representar CNBB na beatificação de João Paulo II


O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, representará a Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), na cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II, no dia 1º de maio, conforme divulgado pelo organismo, na tarde desta sexta-feira, 15.

Segundo o cardeal, a beatificação de João Paulo II representa uma confirmação da Igreja da santidade deste "grande pastor". "Ele foi um grande pai para toda a humanidade. Suas referências são para toda a humanidade", ressalta.

Dom Odilo destaca ainda que João Paulo II inaugurou linhas importantes na vida da Igreja, como a firmeza na fé, a retomada da dimensão missionária, a atenção aos jovens, doentes e pobres, além da promoção da dignidade humana e da justiça social.

Posted by Cleiriane @ 22:25
0 Comments

terça-feira, 5 de abril de 2011

Parabéns Padre Samuel Matias


Aniversário é data muito importante, qualquer que seja a idade, homem ou mulher! É data de rever tempos idos e vividos! É tempo de programar-se, de propor-se objetivos!

Melhor ainda quando pessoa adulta, realizada, de bem com a vida!

Assim é Padre Samuel Matias que faz anos dia 05 de abril. Olhando o passado vê que escolheu o caminho certo, não tem medo de andar por atalhos inviáveis. Sabe que seus caminhos, longe de dar em nada, encontram-se neles muitas paradas que exigem dele muita atenção, compreensão, decisões certas. E ele as tem para todas as horas.

Transplantado para o terreno fértil, distante do lar e dos amigos, fez novos amigos, encontrou receptividade para seus objetivos! E como é bom vê-lo ligar o ontem e o hoje; vê-lo inculturar o Evangelho e dar sentido atual e concreto à Palavra de Deus.

Obrigado, Senhor, por tê-lo colocado em nosso meio. Obrigado Padre Samuel, por ter ouvido e aceitado o chamado de Deus para doar sua vida em nossa pequena e humilde paróquia. Que Maria acompanhe todos seus passos. Que Jesus continue propondo-lhe caminhos paralelos ao Dele, para que você sempre veja e pregue a Verdade, para que todos tenham vida e a tenham em abundância!


Feliz Aniversário!!

Posted by Cleiriane @ 00:35
0 Comments

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.