sábado, 29 de novembro de 2008

Tempo do Advento, Coroa do Advento: o que é isso?

Você conhece a Coroa do Advento? Sabe o seu significado?

Transcrevemos abaixo um texto dos capuchinhos de Portugal para que você possa compreender melhor.

O Tempo do Advento, são quatro semanas que antecedem o Tempo do Natal e nos preparam para melhor vivermos as alegrias do nascimento do Menino Jesus, que nos trouxe a Salvação com o Seu Santo Natal.

A sua origem está nos luteranos da Alemanha oriental.

No século XVI torna-se símbolo do advento nas casas dos cristãos. Este uso difunde-se rapidamente entre os protestantes e os católicos, e mais tarde divulgou-se muito na América do Norte.

A Coroa de Advento é constituída por um grande anel feito com folhas de abeto. (Usa - se também o pinheiro ou o louro). É pendurada com quatro fios vermelhos que decoram a coroa. Pode também ser colocada em cima de uma mesa. Em redor da coroa estão quatro velas, colocadas à mesma distância umas das outras. Significam as quatro semanas do Advento.
Na família – Em casa, cada família colocará a Coroa do Advento num lugar apropriado, num lugar de encontro da família. Na noite de Domingo, a família reúne-se e acende a vela correspondente à semana que se vai viver do Advento. Sugere-se o seguinte esquema de celebração familiar: 1. Leitura da oração semanal. 2. Acender da vela. 3. Bênção do pai ou da mãe

Na celebração da Eucaristia – A coroa de Advento será colocada no altar. Será o sinal - guia que sintetizará o itinerário de preparação do Natal. As velas serão suficientemente grossas e colocadas junto ao ambão, com alturas diferentes. O ato de acender as velas pode ser colocado no início da celebração eucarística , no início da liturgia da palavra ou em qualquer outro momento desde que se harmonize com a celebração . Em qualquer caso deve ser um momento que celebra o caminho de espera do Senhor. O acender das velas deve ser acompanhado de uma oração própria e de um canto o mesmo para os quatro domingos. As velas têm também cada uma um nome: 1. vela da profecia 2. vela de Belém 3. vela dos pastores 4. vela dos anjos.

Posted by Cleiriane @ 15:25

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.

Últimas Postagens

. Sejam Todos Bem Vindos