segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Conheça a Basílica da Natividade, Belém - Palestina







Em árabe “Beit-Lahm”, a 777 metros acima do nivél do mar e 1267 metros acima do Mar Morto, sobre duas colinas do sistema montanhoso da Judea, suas vertentes altas e baixas estão cobertas de vinhas, figueiras, amêndoas, romas e oliveiras.

Belém é a cidade de Davi. É a cidade onde todo dia é Natal. É a cidade onde está a Basílica da Natividade. Vamos conhecê-la?

A Basílica da Natividade é a igreja mais antiga da Terra Santa, uma verdadeira jóia da história da arte. Em 326 sua construção foi ordenada por Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino. O Imperador Giustiniano, por sua vez, a embelezou em 540. Da primeira época, ainda subsistem alguns mosaicos. O biblista Gianfranco Ravasi, responsável pela Biblioteca Ambrosiana, explica em recente entrevista, que não é apenas esta, a sua antiguidade, a realidade mais importante, senão o fato que exército nenhum ousou profanar este lugar sagrado, ao longo de 17 séculos, nem mesmo o sultão Saladim, ferrenho adversário dos cruzados.

Inspirado na Basílica da Natividade, São Francisco de Assis criou, em 1223, o primeiro presépio, na cidade italiana de Greggio, depois de sua visita à Terra Santa.



Em 1717 os franciscanos colocaram uma estrela de prata com quatorze pontas e uma inscrição latina que diz "Aqui, da Virgem Maria, nasceu Jesus". Pensando bem, os problemas maiores surgiram das divergências entre as várias comunidades cristãs, sempre prontas a brigar entre si. Após séculos de litígios, a situação se fixou no atual statu quo, quando, em 1854, o sultão da época dividiu o território entre ortodoxos, armênios e franciscanos, com horários e percursos definidos, o que colocou fim a todas as brigas. Talvez a situação crítica atual possa conseguir uma reaproximação ecumênica, a união entre as várias comunidades.

Posted by Cleiriane @ 00:38

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.