domingo, 7 de dezembro de 2008

Falando da vocação


Quando na nossa vida cotidiana procuramos uma opção preferencial, normalmente nós jovens nos encontramos com um inconveniente; não sabemos para onde orientar nossa vida! E começamos a viver uma das crises mais fortes da vida, pois desta decisão dependerá nosso futuro imediato. Oferecem-nos uma gama de elementos que nos levam a distinguir as facilidades das opções do mundo os planos de estudos o interesse por algumas carreiras especialmente por aquelas que ajudem na realização humana; conforme a sociedade o necessita; mas o certo é que depois de finalizá-las ficamos com uma sensação de vazio; não nos levam a realização que esperávamos.



Por que isso acontece? A resposta é bem simples. O homem procura, por natureza, sua própria satisfação; mas esquecemos que o homem é um ser que crê, que está ligado a um ser supremo, a alguém a quem podemos chamar Deus, aqui não importa o credo, a condição social, ou o nível econômico. Esse alguém nos chama a compartilhar com ele a vida, mas se o que nos preocupa é a realização humana, logo então esse alguém fica eliminado de nossos projetos, queremo-nos realizar como profissionais. Mas como nós poderemos nos realizar humanamente, se estamos deixando de lado, um campo essencial da pessoa humana como é o espiritual o campo da fé?



Quando nos arriscamos a pensar, não somente no lado econômico na realização humana segundo os padrões materiais do mundo, mais também na minha felicidade, na minha realização como pessoa, aonde o que importa não é tanto o obter um bem material mais o descobrir o porquê da minha opção, realiza-me a mim e a outros junto comigo. Na verdade não sou só eu que obtenho benefícios da minha opção, mas também outros resultam beneficiados, é aí onde estamos entrando no âmbito do serviço, no âmbito da doação da pessoa mesma, no âmbito, já não de uma carreira, mais de uma Vocação. Exatamente esta é a parte onde nós lhe damos o verdadeiro lugar a esse alguém do qual falamos faz um momento e o convidamos a ser parte da nossa realização, é aqui onde nos descobrimos como pessoas. A vocação nos ajuda na realização pessoal desde a perspectiva da fé.



Finalmente nos perguntamos: O que é a vocação? A vocação é um chamado desse alguém (Deus) que nos convida a transformar nossa vida, poderíamos dizer que é um diálogo com Deus, mas é um diálogo com uma chave, o amor. E um diálogo amoroso com Deus. Este diálogo nos interpela, nos incita a dar uma resposta; e essa resposta deve ser dada numa situação e contexto histórico concreto. Deus nos chama assim como nós somos, nos pede participar de algo; e esse algo se constituirá na nossa missão, a resposta dada é parte da missão que todos temos que realizar, não como obrigação como um agradecimento a voz amorosa de Deus.

Posted by Cleiriane @ 14:39

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.