sábado, 10 de janeiro de 2009

VI Encontro Mundial das Famílias começa na próxima semana no México


Evento trienal visa a promoção e o desenvolvimento dos valores cristãos nas famílias.

São Paulo (Quinta, 08-01-2009, Gaudium Press) Começa na próxima terça-feira um dos eventos católicos de maior porte em todo o mundo. Trata-se do Encontro Mundial das Famílias, o EMF, um grande fórum de discussões, reuniões e diversos outros eventos paralelos realizado a cada três anos e que, durante cerca de uma semana, reúne milhares de pessoas do mundo todo em uma cidade diferente do globo. Nesta edição, a anfitriã é a Cidade do México.

Segundo os organizadores do encontro - cada EMF é organizado pelo Conselho Pontifício para a família, do Vaticano, com a colaboração da diocese escolhida como sede - o tema desta edição é "A família formadora dos valores humanos e cristãos".

Em entrevista à Rádio Vaticana, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, cardeal Ennio Antonelli, afirmou que o tema tem como objetivos "favorecer a formação, a oração, a assunção de responsabilidade por parte das famílias cristãs, também no sentido missionário". Porém, pretende ainda "favorecer uma cultura, uma sensibilidade política, favorável à família autêntica, fundada no matrimônio, em vista da procriação e da educação dos filhos".

O cardeal acrescentou ainda que o congresso pretende fazer com que a pastoral encoraje as famílias a se tornarem protagonistas de seu próprio desenvolvimento, aderindo a associações que tutelam os direitos da família.

Multidão e tecnologia

Se todos aderirem ao chamado, a Igreja terá um verdadeiro "exército" evangelizador, já que centenas de milhares de famílias dos cinco continentes se reúnem no EMF, enquanto diversas atividades acontecem paralelamente. Uma dessas atividades, o Congresso Teológico Pastoral, onde são conferidas palestras relacionadas ao tema principal, terá duração de três dias.

O evento tem forte apoio da Santa Sé, ainda que não conte com a presença real do papa Bento XVI. Sim, porque virtual há: durante a Festa das Famílias, outro dos eventos principais, que acontece na praça diante do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, a multidão de fiéis será saudada com uma videomensagem gravada pelo pontífice.

A Missa do Domingo, terceiro evento "tronco" do Encontro, por sua vez, será celebrada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e também terá a participação virtual de Bento XVI através de uma conexão ao vivo com o papa, que transmitirá sua saudação e anunciará o local do próximo EMF.

Quórum cardenalício

Mais de trinta cardeais e oitenta bispos estrangeiros confirmar presença no EMF deste ano, dizem os organizadores. O número representa 25% do total do colégio cardenalício da Igreja disposto pelo mundo.

Entre os nomes confirmados, destacam-se o arcebispo de Cracóvia, cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi secretário particular do papa João Paulo II; o cardeal Giovanni Batista RE, titular da Pontifícia Congregação dos Bispos; o arcebispo de Paris, cardeal André Vingt-Trois; de Madri, cardeal Antonio Maria Rouco Varela; e de Tegucigalpa, cardeal Oscar Andrés Maradiaga.

Representando o papa Bento XVI estará, como já informado, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, além do presidente do Conselho Pontifício para a Família, cardeal Ennio Antonelli.

Cardeais de localidades como Toledo, Puerto Rico, Lima, Santiago, Valencia, Ucrânia, Santo Domingo, Barcelona, Boston, Québec, Guatemala, Bordeaux, São Paulo, Rancho-India, Camerún e Uganda, entre outros, também estarão presentes no evento.

Posted by Cleiriane @ 14:51

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.