segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SERTÃOZINHO - Sertãozinho ergue Cristo maior que do Corcovado


Sertãozinho ergue Cristo maior que do Corcovado

Depois de construir uma praia artificial com 160 metros de areia natural, os sertanezinos terão a maior estátua de Cristo do Brasil. Com 57 metros de altura, o conjunto de escultura e base será maior que a do Rio de Janeiro, que mede 38 metros, e estará entre as dez maiores estátuas do mundo.

A obra, que vai custar R$ 1,5 milhão aos cofres do município, está sendo montada numa área verde entre os jardins Montreal e Florenza, num local mais conhecido como “Morro do Vanzela”. A inauguração está prevista para acontecer no feriado da Páscoa, em 12 de abril deste ano.

A estátua de 18 metros é construída separadamente da base, que mede 39 metros. Depois que as duas partes estiverem completamente montadas, o Cristo será içado por um guindaste até o alto do pedestal e vai chegar a altura equivalente a um prédio de 20 andares. “Vai ser uma verdadeira operação de guerra. Vamos alugar um guindaste de 500 toneladas, em São Paulo, que vai custar R$ 200 mil só para colocar o Cristo em cima da base”, disse o prefeito Nério Gárcia da Costa (PPS).

No total, serão utilizados 300 toneladas de aço e 400 metros cúbicos de concreto na construção do monumento. Somente a parte do Cristo pesará 60 toneladas.

Do mirante, que ficará aos pés do Cristo, será possível avistar todo o município e, durante a noite, cidades vizinhas, como Ribeirão. Uma iluminação especial fará com que a estátua mude de cor a cada dia.

Segundo o secretário de Obras de Sertãozinho, Alberto Domingues Canovas, o local onde ficará o monumento será também um parque ecológico, já em implantação. “Solicitamos um estudo para os biólogos da Unesp de Jaboticabal para fazer o reflorestamento desta área, que era uma pedreira. Já plantamos dez mil espécies nativas de plantas e árvores. Queremos que, além de um monumento ecumênico, esse local seja um ponto turístico”.

A obra está sob responsabilidade da empresa J. Z. Engenharia. Além da construtora, dois artistas plásticos mineiros, Marcos Moura e Genésio Moura, estão envolvidos no projeto.

Elevador

Cerca de 50 pedreiros e ajudantes trabalham na obra do pedestal, que terá ainda um elevador equipado com uma maca para primeiros socorros, escadas e banheiros. “Vim de Pernambuco para trabalhar nesta obra, com meus quatro filhos, para nossa família está sendo ótimo estar aqui. É uma honra construir uma estátua de Cristo”, disse o ajudante de pedreiro Laurindo Manuel do Nascimento, de 54 anos.

Já na estátua do Cristo, quatro artesãos já montaram a estrutura e agora passam a cobrir com argamassa. “Não há nada pré-moldado, tudo será construído artesanalmente”, afirmou Moura.

De acordo com Canovas, as obras foram iniciadas em setembro e deveriam ser finalizadas no final do ano passado, mas as chuvas impossibilitaram o término.

O prefeito Nério Costa afirmou que, desde 2007, a prefeitura já pensava em fazer um monumento ecumênico em Sertãozinho e que o o projeto começou a tomar forma em dezembro daquele ano. “Fizemos a medição com um guindaste para saber a altura que o monumento ficaria e decidimos por essa altura porque assim a população poderia ver todo o município do mirante e o Cristo seria visto por toda a cidade também”, disse Costa.

Para os sertanezinos, a construção de um monumento de proporções tão grandes como o maior Cristo do Brasil, pode trazer ainda mais benefícios para o município. “Vai ser um ponto turístico e isso acaba movimentando todos os setores, principalmente o comércio”, disse a dona-de-casa Maria Ângela Brito, de 31 anos.

Fonte: Jornal A Cidade - 04/01/2009

Posted by Cleiriane @ 14:08

1 Comments

Anonymous Anônimo said...

Achei muito interesante essa ideia de criar um cristo,e grande assim...Quando me falaram eu nao acreditei resolvi pesquisar na internet e ai esta ele em varias paginas da net adorei,um dia vou conheçe-lo pessoalmente em breve bjus
By:Oliveira

8 de outubro de 2010 às 17:14  

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.