segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOTA - Falecimento da Irmã Cristina Benedini

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, comunica com pesar, o falecimento da Irmã Cristina Benedini, fms, 91 anos, no domingo 31 de maio.
O velório será na Catedral Metropolitana de São Sebastião. Às 15 horas acontece a missa e em seguida o sepultamento no Cemitério da Saudade.
Irmã Cristina Benedini dedicou sua vida a construção do Reino de Deus. Muitos trabalhos na Arquidiocese receberam o seu apoio e o incentivo. Atuou junto às Comunidades Eclesiais de Base, a Patoral dos Migrantes, a Pastoral Carcerária. Esteve à frente da Equipe da Novena de Natal Arquidiocesana. Ajudou a fundar a Comunidades Bom Pastor, na Favela do Jardim Zara. Sempre atuante nas Pastorais Sociais deixa saudades e a certeza de que seu exemplo permanecerá como legado de uma vida dedicada aos mais necessitados.

Cristina, como estudante, desenvolveu alguns trabalhos populares: aula no Curso noturno, Catequese na cadeia e na Paróquia Santa Cruz, alguns atendimentos aos pobres, incentivada principalmente pelo exemplo de sua mãe, mulher dinâmica que, além de criar 15 filhos, era toda voltada para os outros
Quando se decidiu pela vida religiosa, a princípio encontrou certa resistência de seu Pai que mais tarde, dizia orgulhoso: “Que bom seria se todas as minhas filhas fossem religiosas”. Apesar da oposição do Pai, Cristina foi fazendo seu enxoval às escondidas. No dia 29 de junho, ingressou no Aspirantado no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Batatais e no dia 02 de julho do mesmo ano foi admitida ao Postulado. No dia 06 de janeiro de 1941 recebeu a medalha de Noviça na Casa Nossa Senhora das Graças em São Paulo.
Como Noviça do segundo ano, escreveu para Madre Carolina Mioletti, manifestando o desejo de ser Missionária, mostrando-se aberta a partir para longe da Pátria, se fosse necessário.
No dia 6 de janeiro de 1943, professou os primeiros votos e foi destinada para a Comunidade do Colégio Pio XII, em Belo Horizonte, permanecendo até 1948 como assistente de internas e professora.
Irmã Cristina obteve os Registros Definitivos, pelo Ministério de Educação e Cultura, nas disciplinas: Matemática, Inglês e Ciências, habilitando-a para lecionar nos Cursos de primeiro, segundo graus e para o Magistério. No ano de 1961, recebeu o Certificado de Orientação Educacional pela Faculdade Salesiana de Ciências e Letras de Lorena. Durante 30 anos, exerceu as funções de Assistente de externas, Conselheira Escolar, Diretora em várias Escolas da Inspetoria: Colégio Nossa Senhora do Carmo de Guaratinguetá, Externato São José em São José dos Campos, Instituto Santa Teresa de Lorena, Colégio de Santa Inês, Instituto Anjo da Guarda em São Paulo, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Batatais.
Irmã Cristina enxergava na vida religiosa um meio privilegiado de serviço aos mais pobres, pois, o despojamento faz a religiosa instrumento de amor, de paz, de solidariedade, capaz de profetizar que um outro mundo é possível.
Na entrevista de 2003, Irmã Cristina deixou como mensagem aos jovens: “Tenham esperança! Sejam otimistas! Vocês podem construir um Brasil mais bonito, mais justo e mais fraterno. Um Brasil com qualidade de vida, segundo o projeto de Deus” e para as mulheres: “Que sejamos o reflexo do canto: “Mulher peregrina, força feminina, a mais importante que existiu. Com justiça queres que nossas mulheres sejam construtoras do Brasil!”

Posted by Cleiriane @ 11:09

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.