terça-feira, 21 de junho de 2011

FESTA DE CORPUS CHRISTI




Na próxima quinta-feira, 23 de junho, a Igreja Católica celebra a solenidade de Corpus Christi, uma das maiores solenidades da igreja. Em nossa comunidade, a festa tem início às 08h00 com a confecção dos tapetes pelas pastorais e jovens da comunidade. A missa solene iniciará às 16 horas no salão Paroquial. Essa solenidade é o momento em que os fiéis testemunham sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia.


Logo depois da missa, os fiéis saem em procissão pela Avenida Jose Gomes da Silva seguindo o Santíssimo Sacramento. Este é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.


TAPETE
No dia da festa, membros das pastorais e jovens da paróquia estarão empenhados em confeccionar o tradicional tapete de Corpus Christi. Com muita paciência, dedicação e criatividade, os fiéis desenham, no chão, símbolos cristãos que representam a Eucaristia, utilizando materiais como serragem, palha de arroz, areia e tinta. A montagem do tapete de Corpus Christi é uma tradição da Igreja em todo o mundo, que tem origem na Europa medieval, onde as ruas e fachadas das casas eram ornamentadas para as procissões. De lá para cá, a maneira de confeccionar os tapetes foi sendo adaptada por cada cultura, mas permanece até hoje como forma de homenagear Jesus Cristo, presente na Sagrada comunhão.


PROGRAMAÇÃO:


08h00 – Confecção do tapete pelas pastorais da Paróquia.
16h – Santa Missa, presidida por Pe Samuel Matias.
Após a missa - Solene procissão do Santíssimo Sacramento na avenida Jose Gomes da Silva, com bênçãos especiais.

Posted by Cleiriane @ 11:23

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.