quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Santos do Dia

Santa Eulália, virgem, mártir, +304



Em sua obra Peristephanon, o escritor cristão Prudêncio (c. 405) dá testemunho da vida e do martírio de S. Eulália, venerada na basílica de Mérida, construída sobre seu túmulo. S. Eulália teria sido uma jovem que sofreu o martírio aos 14 anos de idade, na perseguição de Maximiano, em 304. Embora os pais a escondessem num lugar afastado da cidade, Eulália fugiu à noite e retornou à cidade e corajosamente apresentou-se perante o tribunal. Movida por santa ousadia, chamou a atenção do pretor, denunciando em alta voz as injustiças e a idolatria. Como substimasse os deuses pagãos, foi torturada e depois queimada viva. Os restos mortais de S. Eulália foram sepultados na Igreja de Mérida, pois ali deu testemunho de sua fé.


Nossa Senhora do Loreto




O título Nossa Senhora de Loreto tem como referencial a casa de Nazaré, onde viveu a Santíssima Virgem. Por um misterioso prodígio esta casa atravessou oceanos até fixar-se na Itália, em um bosque de loureiros, próximo à vila de Recanati. Uma explicação plausível seria a seguinte: a fim de poupar a Santa Casa de Nazaré de invasões, onde templos e monumentos eram violados e destruídos, o Senhor ordenou a seus anjos que a transportassem pelos ares à cidade de Tersatz, na Dalmácia, em 10 de Maio de 1291 e daí para um bosque de loureiros, em Loreto, na Itália, em 10 de Dezembro de 1294.
Ainda hoje o santuário de Loreto, onde a "santa casa" é conservada e venerada, é local de concorridas peregrinações.
É padroeira dos aviadores.

São Polidoro Plasden,
Presbítero e mártir (+1591). Decapitado durante as perseguições de Isabel I da Inglaterra, por exercer nesse país seu ministério sarcedotal.

Posted by Cleiriane @ 11:46

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.