quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Entrevista com: Card. Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo – 1º dia EMF México 2009


Publicado 2009/01/15
Autor: Gaudium Press
GP – Quantos bispos brasileiros acompanham a delegação nesta 6ª edição do Encontro Mundial das Familias?

D. Odilo – Somos 5 bispos brasileiros presentes neste primeiro dia de encontro. E também vieram delegações de muitas dioceses do Brasil, do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Londrina, enfim, muita gente de todas as partes do país.

GP – Qual é a mensagem que fica, ao final deste primeiro dia, para todos aqueles que acompanham o encontro por meio dos veículos de comunicação, rádios, televisão e internet?

D. Odilo – Tivemos uma bela abertura, tanto para o encontro quanto para o Congresso teológico-pastoral, que se estende até o dia 16 de janeiro. Ainda no primeiro dia, houve uma abordagem muito bonita sobre vários aspectos, primeiramente a família formadora de valores na bíblia, na sequência, a família formadora de valores enquanto vivência do matrimônio e do sacramento. Depois, a família formadora de valores dentro do contexto da cultura que muda, do fragmentário, do provisório, da cultura que finalmente, desmontou todo um conjunto de valores, que acabou com as referências desses valores colocando simplesmente a subjetividade, e muitas vezes a individualidade – para não dizer o individualismo – e até mesmo o egoísmo como valor supremo. Portanto, o pensamento que predominou nesta primeira parte do congresso é que a família é um bem enorme da humanidade, e não da igreja somente. É um patrimônio da humanidade que funciona como um depósito de valores humanos e religiosos de grande serventia a sociedade, os quais devem ser recuperados e re-valorizados, sobretudo nesse tempo em que perdemos a referência de valores e por isso mesmo temos que resgatar a dignidade do ser humano.

GP – O Sr. acredita que o Brasil possa vir a sediar, em breve, um grande evento como o encontro mundial das famílias ou uma jornada mundial da juventude?

D. Odilo – Porque não? Nós tivemos no Brasil, um dos primeiros encontros mundiais das famílias, em 1.997, inclusive com a presença do Papa reinante João Paulo II, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e foi muito bonito. Estamos esperando que venha a ocasião da jornada mundial da juventude para que possa ser realizada no Brasil. É uma aspiração, e se isso vier a acontecer em um dos próximos encontros, será certamente uma grande ocasião para a juventude brasileira, e para que o Brasil possa também dar a sua contribuição e apresentar os seus valores para todo o mundo.

GP – A par do Encontro Mundial das Famílias, vivemos um ano de celebração no Brasil, em especial para São Paulo. O que o Sr. tem a dizer sobre o apóstolo, sua conversão e experiência ao lado de Jesus Cristo?

D. Odilo – Estamos vivendo o ano paulino, pela comemoração dos 2.000 anos de nascimento do apóstolo São Paulo, e 25 de janeiro, dia da conversão de São Paulo é uma data muito especial para a Arquidiocese de São Paulo em particular, mas também para a cidade e para o mundo. A data nos faz refletir sobre o apóstolo. E essa foi justamente a intenção de João Paulo II ao lançar a celebração de dia tão especial. Estudar São Paulo nos aprofunda em questões como o fundamento de nossa fé e a alegria de sermos cristãos. E isso tudo vem de um grande e profundo encontro com Jesus Cristo, como teve o apóstolo São Paulo. Então, o ano Paulino é uma ocasião para que nós, em companhia de São Paulo, possamos redescobrir, em profundidade, os valores de nossa fé cristã, da nossa igreja, do nosso apostolado, e sermos verdadeiramente discípulos e missionários de Jesus Cristo assim como foi o apóstolo São Paulo. Este seria um sonho, um ideal do ano paulino, que toda a igreja pudesse ser um pouco como São Paulo, e as comunidades paulinas pudessem inspirar as nossas comunidades de hoje em dia.

GP – Qual seria seu recado para as famílias que estão acompanhando o evento por meio da cobertura dos mais variados veículos de comunicação?

D. Odilo – Que Deus abençoe todas as famílias, mesmo aquelas que passam por dificuldades e problemas. Pensem que vocês não são os primeiros e nem os únicos a enfrentar essas dificuldades. Continuem firmes, com fé e com paciência, recuperando sempre a origem daquilo que deu início a família: o amor. O amor que uniu o homem e a mulher, que os apaixonou, que os fez ter filhos, formar família. Enfim, o amor será sempre o sentimento capaz de reaproximar os casais e as famílias que passam por algum tipo de dificuldade. E que Deus abençoe a todas as famílias que nos veem, leem ou nos ouvem e vivem a sagrada mística do matrimônio.

Posted by Cleiriane @ 23:37

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.