sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Espanha lembra a morte do fundador do movimento Comunhão e Libertação


Espanha (Sexta, 13-02-2009, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de Madri, Antonio Maria Rouco Varela, presidirá na noite de hoje uma Eucaristia em memória a dom Luigi Giussani, fundador do movimento eclesial Comunhão e Libertação, cuja morte completa quatro anos no próximo dia 22 de fevereiro.

A celebração, que coincide com o 27º aniversário do reconhecimento pontifício da Fraternidade de Comunhão e Libertação, será realizada na Paróquia da Assunção de Nossa Senhora.

Biografia

Luigi Giussani nasceu em Desio, próximo a Milão, em 1992. Ingressou ainda jovem no seminário de Milão e cursou a Faculdade de Teologia de Venegono, onde passou a lecionar após ser ordenado sacerdote. No começo dos anos 50, abandonou o cargo de docente para se dedicar ao ensino religioso em escolas de ensino médio. Suas primeiras aulas foram no Liceo Berchet de Milão, em 1954. É quando funda as bases do movimento eclesiástico Comunhão e Libertação, ao promover uma iniciativa de presença cristã chamada Juventude Estudantil (Gioventù Studentesca - GS).

O movimento Comunhão e Libertação se baseia na educação cristã sólida de seus membros e na colaboração à missão da Igreja em todos os âmbitos da sociedade. Seu principal pilar é "o acontecimento cristão, vivido em comunhão, como base da verdadeira libertação do homem", segundo o site oficial do movimento.

Após difundir-se rapidamente por toda a Itália, o movimento tem presença hoje em cerca de 70 países, nos cinco continentes. Na Espanha, tem força desde os anos 70 e conta com grupos em Madri, Barcelona, Ávila, Córdoba, Gijón, Granada, Murcia, Mallorca, Pamplona, Sevilla, Valencia, Valladolid e Tenerife, entre outras cidades.

O funeral de dom Giussani, realizado no dia 25 de fevereiro de 2005, três dias após sua morte, foi presidido pelo então cardeal Joseph Ratzinger, que destacou na homilia que o religioso, "por haver guiado às pessoas não a si, mas a Cristo, conquistou os corações e ajudou a melhorar o mundo".

Posted by Cleiriane @ 17:10

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.