domingo, 19 de abril de 2009

Entenda porque a Igreja propõe um Ano Catequético



Para explicar os objetivos do Ano Catequético lançado neste domingo, 19, em São Paulo, o noticias.cancaonova.com entrevistou o responsável pela Pastoral Bíblico Catequética da Arquidiocese de Aparecida (SP), Padre André Gustavo de Sousa.O sacerdote enfatiza a importância da catequese como um processo permanente, a fim de formar cristãos maduros e comprometidos com Jesus Cristo e Sua Igreja.


noticias.cancaonova.com - Qual a proposta da Igreja ao estabelecer o Ano Catequético?


Padre André Gustavo - A proposta do Ano é a de celebrar a catequese, fortalecer as formações catequéticas, valorizar a Palavra de Deus na Catequese e destacar o ministério do catequista e sua pessoa em nossas comunidades. Será um ano muito celebrativo no que diz respeito à catequese. A Igreja vai celebrar o Ano Catequético justamente para dar um impulso à catequese como serviço eclesial e propor um caminho para o discipulado. Assim, a catequese deve ser vista como um itinerário de formação e educação permanente, formando discípulos e, consequentemente, cristãos maduros e missionários comprometidos com o testemunho de Jesus Cristo.


noticias.cancaonova.com - No que consiste a catequese cristã?


Padre André Gustavo - A catequese tem importância no processo de formação da criança, jovem e adulto. Por isso, falamos da catequese como um processo permanente. É um caminho inesgotável e não é apenas aquela catequese inicial que prepara para a Primeira Eucaristia, mas é um processo contínuo, inclusive de como viver os sacramentos. O objetivo é que o cristão conheça as razões da sua fé e assuma com maturidade esse compromisso, que é o seguimento de Jesus.


noticias.cancaonova.com - O primeiro Ano Catequético foi em 1949. Por que celebrar somente depois de 50 anos?


Padre André Gustavo - Teremos uma outra edição justamente como uma forma de responder aos novos desafios da Conferência de Aparecida e do Sínodo da Palavra de Deus. A Igreja, portanto, iluminada pelo Espírito Santo, sente essa necessidade de dar um maior impulso à catequese, colocando-a em destaque, pois é o centro da nossa caminhada evangelizadora. Ela ocupa um lugar primordial, pois anunciamos Jesus Cristo às pessoas, porém é necessário que esse anúncio seja aprofundado e esclarecido. Por isso, é necessário um processo contínuo e sistemático de formação na fé, a fim de aprofundar o primeiro anúncio para que, de fato, aconteça o encontro pessoal e comunitário do cristão com Jesus.

noticias.cancaonova.com - O que os fiéis e as comunidades devem valorizar neste Ano Catequético?


Padre André Gustavo - As nossas comunidades devem dar a devida importância à catequese, celebrar esse ano e intensificar as formações dos catequistas, e que as famílias se preocupem com a educação cristã de seus filhos, pois, em casa, deve acontecer a primeira catequese, na Igreja doméstica. A catequese é para toda vida. Começa na preparação dos pais para o Batismo e termina ao fim de nossa caminhada aqui na terra.

Posted by Cleiriane @ 22:19

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.