domingo, 5 de julho de 2009

Papa encoraja a evangelização e destaca força da juventude


O Papa recebeu esta manhã, 4, os participantes do Congresso Europeu sobre a Vocação Pastoral, que teve como tema "O Evangelho da vocação para o jovem na cultura européia". Em seu discurso, Bento XVI citou a parábola evangélica do semeador, que mesmo consciente da possível aridez de suas terras e da presença de espinhos, não se desencoraja, confiante de que uma parte das sementes germinadas dará frutos.




"A terra é principalmente o coração dos homens, especialmente dos jovens, a quem vocês dirigem seu serviço de escuta e acompanhamento: um coração confuso, desorientado, mas capaz de conter uma incrível força de doação, pronto a viver por amor de Jesus, capaz de segui-lo com totalidade e a certeza de ter encontrado o maior tesouro da existência", explicou o Pontífice.




O coração do homem é semeado sempre e exclusivamente pelo Senhor. Somente depois da semeadura generosa da Palavra de Deus, será possível acompanhar, educar, formar e discernir; mas tudo isso é ligado à pequena semente, que desprende uma força incomum: é a própria Palavra de Deus, que por si só, atua de modo eficaz aquilo que diz e deseja.




Em seguida, o Papa mencionou outra parábola, do evangelho de João: "se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto". "Esta é também – ilustrou o Papa – a lógica e a verdadeira fecundidade de toda pastoral vocacional na Igreja".




Renunciar a si mesmo


"Como Cristo, o sacerdote e o animador devem ser 'um grão de trigo', que renuncia a si mesmo para fazer a vontade do Pai; que sabe viver escondido do clamor e do rumor; que renuncia à visibilidade e à grandeza que fascinam muitos jovens, e são hoje critérios ou mesmo objetivos de vida em muitos setores de nossa cultura".




Diante do profundo clima de abatimento que reina entre os jovens de hoje, Bento XVI exortou os pastores a serem semeadores de confiança e esperança. "É freqüente que as palavras não tenham futuro ou perspectiva, sentido ou sabedoria. Comportamentos como a impaciência frenética e a incapacidade de viver as expectativas são difusos; mas esta pode ser a hora de Deus: seu chamado gera um caminho de esperança na plenitude da vida".




Concluindo, o Papa citou São Paulo, que depois de conquistado por Cristo, suscitou e formou vocações, e o Santo Cura D’Ars, um 'farol' do Ano Sacerdotal recém-iniciado.




O sentido da Pastoral Vocacional


"O Ano Sacerdotal oferece uma bela oportunidade para reencontrarmos o sentido profundo da pastoral vocacional, e seus métodos: o testemunho simples e crível; a comunhão, a cotidianidade, a escuta; e enfim, a verdade, que pode gerar a liberdade interior".




Saudando os presentes, Bento XVI fez votos de que a Palavra possa ser fonte de bênçãos, de consolação e de renovada confiança, para ajudá-los a 'ver' e 'tocar' o Jesus que acolheram como Mestre.




"Que a Palavra do Senhor habite sempre em vocês, renove em seus corações a luz, o amor, e a paz que somente Deus pode doar, e os torne capazes de testemunhar e anunciar o Evangelho, fonte de comunhão e de amor".

Posted by Cleiriane @ 10:40

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.