quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Inauguração da Igreja Bom Pastor no dia 8 de dezembro em RP
















Inauguração da Igreja Bom Pastor no dia 8 de dezembro
A inauguração oficial da nova Igreja Bom Pastor, no Jardim Zara, que pertence à área da Paróquia Cristo Ressuscitado, em Ribeirão Preto, está marcada para 8 de dezembro, dia consagrado à Imaculada Conceição. A festa será marcada pela Santa Missa com início às 20 horas. Depois, em data a ser fixada, o arcebispo D. Joviano de Lima Júnior presidirá a sagração da Igreja.
É o coroamento de um processo de 3 anos e meio, tempo que durou a execução das obras, desde junho de 2006, com a demolição do antigo salão, que não oferecia condições de segurança. A Igreja foi construída em terreno de 700 metros quadrados, com 17m de frente.
São dois pavimentos: no inferior, o templo, em área de 400 m2, com assento para 200 pessoas; e no superior, os 220 m2 do Centro Catequérito, com quatro salas. A construção se tornou possível graças a várias promoções e doações, resultando em obra com linhas arquitetônicas simples, mas funcionais, permitindo boa ventilação e iluminação natural.
O início da comunidade em 1975
O padre Francisco de Assis Correa era vigário da Catedral e, também, responsável por uma extensa área na Zona Leste de Ribeirão Preto, que compreendia desde Vila Abranches, passando pelo Jardim Zara, Jardim Novo Mundo e Lagoinha, entre outros bairros, até a região onde está o Castelo Branco Novo, que ainda não existia. Era 1975. O padre Francisco recorreu à irmã salesiana Cristina Benedini, pedindo que fosse trabalhar no Jardim Zara e Jardim Novo Mundo. Assim nasceu a Comunidade Bom Pastor, nome dado devido à proximidade com o Cemitério Bom Pastor.
Padre Francisco conta que foi conseguido junto ao dentista Gil Montans a cessão de um pequeno salão para as reuniões feitas pela irmã Cristina. No local passou a ser dada orientação sobre higiene pessoal e começaram aulas de corte e costura, entre outras atividades, ao lado de reuniões de catequese, com apoio do grupo católico Focolares.
A Missa era celebrada aos domingos, às 17 horas, na capela do cemitério. Depois, em residências. Até que foi construído o salão, reunindo a Comunidade Bom Pastor. Ao mesmo tempo, formou-se a Comunidade Dom Bosco. As duas, assim como a Comunidade Cristo Ressuscitado, da Lagoinha, passaram a fazer parte da Paróquia São Francisco de Assis, instalada no Castelo Branco.
Já na década de 2000, foi constituída a Paróquia Cristo Ressuscitado, que abrangeu a Comunidade Bom Pastor, ao mesmo tempo em que a Comunidade Bom Bosco passou a fazer parte da também nascente Paróquia Nossa Senhora dos Anjos.

Posted by Cleiriane @ 21:35

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.