quinta-feira, 15 de julho de 2010

“Conferência entre amigos”





Nesta semana, o educador e vereador paulistano Gabriel Chalita e padre Fábio de Melo participaram do evento “Conferência entre amigos” em Ribeirão Preto no dia 14 de julho.

Em conferência, Chalita e Fábio de Melo abordaram o significado de ganhar e perder, tema do segundo livro “Cartas entre amigos”, obra que ocupa a lista dos 10 livros mais lidos da semana. Em interlocução com o público, eles contaram histórias e fatos curiosos. Relataram situações pessoais e dramas familiares que vivenciaram ou testemunharam.

Para Chalita, é importante não tornar invisíveis as pessoas com quem convivemos, independentemente do cargo ou posição social que ocupem. "A reflexão da vida é muito maior do que apenas as derrotas que abalam o ser humano, nós precisamos valorizar o ordinário, a simplicidade do cotidiano, optar pelo amor ao invés do ódio”, reflete.

Fábio de Melo acredita no reflexo que as escolhas provocam na trajetória de vida das pessoas. “Em alguns momentos, a gente não consegue entender quando está perdendo ou quando está ganhando. Só quando a gente olha para trás é que conseguimos perceber o poder das nossas decisões. Por isso, é importante ter maior clareza sobre essa dinâmica do ganhar e do perder para viver melhor”,

A Conferência já visitou cidades como Santos, Jundiaí, São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Bauru e São Bernardo do Campo e no dia 15 em Araraquara.

Cartas entre amigos - sobre ganhar e perder

Sobre o livro: As indagações do mundo real e os dilemas cotidianos são objetos das reflexões sobre ganhar e perder compartilhadas entre o padre Fábio de Melo e o educador Gabriel Chalita. As cartas nascem das afinidades intelectuais de duas mentes motivadas e envolvidas com seu tempo.
A leveza dos diálogos entre a ética e a estética, entre o bem e o belo amplia a visão dos temas cotidianos e abre novas possibilidades. Experiências, opiniões e emoções que se desenvolvem e se condensam na tessitura permeada pela esperança na amizade, no amor, na simplicidade e na fé como caminhos para um mundo melhor.
Cartas entre amigos, sobre ganhar e perder" traz para suas reflexões obras de grandes escritores de nossa literatura, com os quais os autores têm afinidade, como Machado de Assis, Castro Alves, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, João Cabral, entre outros. Um entrelaçar de textos na construção de um celeiro de palavras geradoras de esperança. Obra anunciadora de um futuro em que a solidariedade, a empatia, a compaixão, o respeito e alegria sejam protagonistas.

Posted by Cleiriane @ 01:00

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.