quinta-feira, 23 de junho de 2011

FESTA DE CORPUS CHRISTI








Na última quinta-feira, 23 de junho, a Igreja Católica celebrou a solenidade de Corpus Christi, uma das maiores solenidades da igreja. Na comunidade da Paróquia Cristo Ressuscitado, a festa teve início às 08h00 com a confecção dos tapetes pelas equipes das pastorais e jovens da comunidade. A missa solene, presidida pelo Pe Samuel Matias, aconteceu às 16 horas no salão Paroquial e foi acompanhada por centenas de fiéis.

Essa solenidade é o momento em que os fiéis testemunham sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Na sua homilia Pe Samuel ressaltou a importância da eucaristia na vida comunitária.”Hoje queremos agradecer ao nosso bom Deus por este grande dom, por esta dádiva que Cristo nos concedeu. Ao redor da mesa do altar a comunidade se constrói, na copa comunitária, na experiência de vida comunitária. Um só é o pão e portanto formando um só corpo nos tornamos uma única família em Jesus Cristo”. Disse o Padre.

E continuando acrescentou: “a celebração da missa para nós é este momento privilegiado aonde possibilita para nós o encontro com Deus, na experiência da fé, na manifestação do nosso propósito e nosso compromisso com Ele e com toda a comunidade. Por isso a comunidade vive a experiência do encontro, uma experiência com o encontro do Senhor que profundamente nos amou, nos marcou com o seu selo. O selo no qual nós levamos para toda a vida”. Completou o Padre.

Acompanhe as fotos do dia e acompanhe um pedaço da homilia











CORPUS CHRISTI A Festa de Corpus Christi, celebrada desde o século XIII, expressa a fé do povo católico, que enfeita as ruas para a procissão do Corpo de Jesus Cristo. Corpus Christi é uma festa popular, na qual a comunidade se empenha em criar enormes extensões de tapetes coloridos, nos quais a fé é traduzida em arte. História — A celebração de Corpus Christi teve início na diocese de Liège, na Bélgica, onde a festa começou a ser comemorada em 1246.

O dia dedicado ao Santíssimo Sacramento é a Quinta-feira Santa, quando Cristo celebrou a Santa Ceia com os Apóstolos e instituiu a Eucaristia. “Não há tempo para darmos aquelas homenagens que Cristo merece, porque, logo em seguida, vem o luto da Sexta-feira Santa e toda a atenção dos fiéis é dirigida à Morte de Jesus na cruz e sua Ressurreição na Páscoa. Então, a festa de Corpus Christi, é uma complementação da instituição da Santíssima Eucaristia na Quinta-feira Santa.

Comungar o Corpo e o Sangue de Cristo é, pois, comungar o amor que Jesus tem pelo Pai e pelos homens. Cada Comunhão devia ser para nós um compromisso de unidade. Unidade que não deve manifestar-se apenas na assembleia litúrgica, mas deve abranger toda a vida.

O Evangelho é de S. João e diz-nos que a Eucaristia é tão desconcertante para os homens do nosso tempo, como os sinais realizados por Jesus o foram para os Seus contemporâneos. Contudo, aqueles que foram testemunhas da Ressurreição, como João, autor deste Evangelho, e aqueles que hoje, têm fé em Jesus, sabem muito bem que o Filho de Deus feito Homem, vindo para trazer a vida ao mundo, não Se limitou a dar-nos as Suas Palavras ou o Seu exemplo. Deu-nos também, na Eucaristia, a Sua Carne e o Seu Sangue, isto é, a Sua Pessoa. - «Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente.

E o Pão que Eu hei-de dar é a Minha Carne, que Eu darei pela vida do mundo».(Evangelho). Aqueles que, na pobreza da fé, souberem acolher a Cristo, sob o sinal sacramental, unir-se-ão à Sua Morte e Ressurreição, entrarão no Seu mistério, receberão a vida e farão parte do plano da História da Salvação.

Posted by Cleiriane @ 23:49

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.