segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

"Cinzas" e "pó" nas Sagradas Escrituras


Daqui a pouco começamos a viver a Quaresma, tempo de penitência e de preparação para a Páscoa da Ressurreição.

O início da Quaresma é marcado pela quarta-feira de cinzas. A partir de então, começaremos a ouvir falar de "cinzas" e "pó" várias vezes durante esses quarenta dias que deveriam ser de recolhimento, reflexão e penitência.
Não é de agora que, em certas situações, estes dois termos são lembrados nos meios religiosos, mesmo antes do cristianismo. O costume de se usar vestes penitenciais e de cobrir a cabeça com cinzas, exprimindo dor, luto e em sinal de penitência, já era comum na antiguidade.
Vamos conferir nas Sagradas Escrituras algumas citações. Depois, quando recebermos as cinzas na quarta-feira, lembremos que assim agindo estaremos nos ligando a um costume milenar, uma tradição encampada pela Igreja e que expressa uma verdade que muitas vezes teimamos em tentar esquecer: "Tu es pó e em pó te hás de tornar". Pois, "Deus formou o homem com o pó da terra" (Gn 2, 7).
- Abraão confessa a Deus sua consciência de ser limitado e frágil: "Apesar de eu ser apenas pó e cinza, atrevo-me, Senhor, a convosco falar" (Gn 18, 27). E isso se prolonga por toda a história de Israel;
- Assim diz o Salmo 17: "pó e cinza são todos os homens" (Sl 17, 32);
- O salmo 104 ensina: "Todos morrem e voltam ao pó" (Sl 104, 29)
- E no livro do Eclesiastes lemos: "...todos caminham na mesma direção e meta: todos saíram do pó e todos voltarão ao pó" (Ecl 3, 20);
- Implorando os israelitas o auxílio Divino contra Holofernes, puseram "cinza sobre a cabeça" (Jdt 4, 16).
- E ainda encontramos no livro de Jó: "arrependo-me no pó e na cinza." (Jó 42, 6).
- Nosso Senhor Jesus Cristo, referindo-se às cidades de Corazin e Betsaida, fez alusão a esse costume do mundo oriental: "Se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito tempo se teriam convertido, vestindo-se de cilícios e cobrindo-se de pó" (Mt 11, 21).
Por Emílio Portugal Coutinho de http://arautos.org/noticias/34180/-Cinzas--e--po--nas-Sagradas-Escrituras.html

Posted by Cleiriane @ 10:53

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.