sábado, 20 de dezembro de 2008

*Planejamento da Ação Missionária*


Renovaçao das estruturas paroquiais 2008

No dia 30 de novembro teveo encontro da segunda etapa do Projeto de Ação Missionária Permanente (SIM). A preocupação desta fase foi com a renovação das estruturas de evangelização.
Nesse encontre teve como base o Documento de Aparecida que pede-nos a conversção pastoral. Diz que devemos passar de umapastoral de conservação para uma pastoral decisivamente missionária (DA 370).

O que seria uma pastoral de conservação?

É aquela que não se abre para a novidade do Espírito que "sopra onde quer e como quer". Tudo continua como estava. Faz-se somente o estritamente necessário. Há pessoas que tudo monopolizam. A paróquia acaba centralizada na pessoa do presbítero ou de um leigo(a) que tudo decide. Não se aceitam idéias novas. A paróquia se transforma num centro de atendimento sacramental e burocrático. Assume um rosto severo, triste, um ar fúnebre porque lhe faltam esperança e criatividade.

Como devemos pensar uma paróquia missionária?

A evangelização exige atenção à situação em que vivemos. Quando há estruturas de coodenação e animação da ação missionária, a começar do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) é dada a devida atenção à situação do ambiente. O CPP é o espaço priveligiado para que aconteça o encontro, a troca de experiências, a alegria de ser Igreja, escola e casa de comunhão. A verdade é temperada com amor e a liberdade.

Posted by Cleiriane @ 10:00

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.