sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

EMF: Influência da mídia nas famílias é tema de conferência na manhã desta quinta


Cidade do México (especial do EMF 2009 México, Gaudium Press) Duas conferências da manhã desta quinta-feira do Congresso Teológico-Pastoral, evento paralelo do VI Encontro Mundial das Famílias, que termina hoje no México, tiveram como tema comum a suscetibilidade da juventude a influências externas ao meio familiar, como a sexualidade e os meios de comunicação.

A primeira conferência, Família e Sexualidade, foi preparada pela dra. Maria Luisa di Pietro, da Itália, que se desculpou textualmente por não poder estar presente. Seu discurso foi lido na sessão plenária e expressou a necessidade de “recordar que a vocação do amor deve ser refletida na doação recíproca do homem e da mulher no matrimônio.”

Sua Eminência o cardeal Nicolás de Jesús López Rivera aprofundou o tema defendendo a necessidade da afirmação da castidade nos jovens, como elemento fundamental para a preparação do matrimônio.

O segundo tema tratado nesta manhã foi Família e mídia de massa, em conferência ministrada pelo professor Norberto Gonzalez Gaitano, da Espanha, representante do Opus Dei e professor da Universidade de Navarra.

Gaitano reforçou a importância e a obrigação dos pais em saber administrarem o consumo dos meios de comunicação nos lares, de forma a evitarem a “deterioração e a destruição dos valores familiares”. Segundo o palestrante, os conteúdos dos meios de comunicação, enquanto informam ou entretêm, apresentam valores de maneira destorcida e diferente do modelo de família cristã.

O docente continuou sua intervenção afirmando que a internet está produzindo grandes mudanças nos usos e hábitos da sociedade, citando como exemplo a temática dos jogos de computador. De acordo com Gaitano, a grande maioria dos jogos on-line é prejudicial pelo alto teor de sexualidade e violência que contêm, o que acarretaria altos níveis de estresse e hiperatividade nos jovens e adolescentes.

“Tudo isso gera um distanciamento nas saudáveis relações entre pais e filhos. Por esta razão, é necessária a constante vigilância dos progenitores, para que saibam cultivar em seus filhos os valores humanos e cristãos desde o início de sua formação moral.”

Ele ressaltou ainda o papel dos meios de comunicação na formação da infância e da juventude, como consta da mensagem do Santo Padre Bento XVI na 41ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais: “A educação dos meios deve ser sempre positiva. Pondo as crianças de frente ao que é excelente estética e moralmente os ajuda a desenvolver a própria opinião, a prudência e a capacidade de discernimento (...) A beleza, espelho do divino, inspira e vivifica os corações e as mentes dos jovens, enquanto a feiúra e a vulgaridade têm um impacto deprimente nas atitudes e comportamentos.”

Posted by Cleiriane @ 15:04

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.