quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Notícias

Brasil celebra hoje o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

São Paulo (Quinta, 22-01-2009, Gaudium Press) O Brasil celebra hoje, apenas pela segunda vez em sua história, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data faz parte do Calendário Cívico da União para efeitos de comemoração oficial e foi instuída pelo presidente Lula em decreto assinado em dezembro de 2007, que escolheu o dia 21 para homenagear Dona Gilda, mãe-de-santo soteropolitana que faleceu em 2000.

A trajetória de Dona Gilda está intimamente ligada à questão da intolerância religiosa. Em vida, a mãe-de-santo era frequentemente acusada de charlatanismo, conforme afirmou a filha da religiosa, Jaciara Ribeiro. O caso de Dona Gilda, assim como o de diversas outras pessoas que sofreram discriminação religiosa - especialmente as que professavam cultos ou religiões de origem africana - estão em trâmite no Tribunal de Justiça da Bahia.

No ano passado, a data reuniu membros de diversas manifestações religiosas em um desfile em Salvador, de padres católicos a umbandistas e pastores batistas. Neste ano não deve ser diferente.

"Eu creio, os outros têm direito a crer"

Segundo o padre Maciel Maçaneiro, um dos responsáveis da CNBB para o diálogo interreligioso a data é importante para "recordar que cada cidadão tem direito de professar a sua crença, a sua religião, no espaço do Brasil e, ao mesmo tempo, esse direito é recíproco: é meu, seu, de todos."

Apesar de reconhecer ter havido notáveis avanços na aceitação de minorias religiosas, padre Maçaneiro acredita que a discriminação ainda não foi totalmente erradicada no Brasil por ser uma questão também educacional, estritamente ligada ao pouco conhecimento em relação a certas manifestações religiosas.

"Os católicos e cristãos no Brasil se acostumaram com o clima de liberdade, mas nos esquecemos que algumas minorias não têm a mesma aceitação. Esta data toca a religião, mas também é pertinente à educação, de forma que as pessoas devem ser educadas para reconhecer esse valor.", pondera, antes de concluir. "Este não é um valor perene ainda, é um valor que temos que conquistar a cada geração, educando."

Posted by Cleiriane @ 10:52

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.