domingo, 25 de janeiro de 2009

Representante do Papa celebra Missa na Catedral da Sé


Na festa de São Paulo Apóstolo, padroeiro da cidade de São Paulo, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri presidiu nesta manhã, 25, uma Missa em ação de graças pelos 455 anos da cidade. Concelebraram Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo metropolitano de São Paulo, Bispos Auxiliares da Arquidiocese e demais Bispos e Sacerdotes.

No início da celebração, Dom Odilo saudou as autoridades civis e religiosas, e todo povo de Deus presente. O Cardeal manifestou sua gratidão de maneira especial ao representante do Papa, Dom Lorenzo Baldisseri, que segundo Dom Odilo representa a comunhão com o Papa e com toda Igreja.

A liturgia de hoje, que celebra a conversão de São Paulo, tem um significado especial para a Igreja local, já que este é o primeiro ano em que o apóstolo é oficialmente patrono da Arquidiocese, além da celebração do Ano Paulino. Os paroquianos se prepararam para esta festa com um tríduo. Nos dias 22, 23 e 24, foram realizadas palestras e missas, cada dia sob reponsabilidade de uma pastoral.

No início da homilia, depois de saudar as autoriddes civis, religiosas, e todos os presentes, o Núncio transmitiu as saudações e congratulações do Papa Bento XVI, e sua benção apostólica. Dom Lorenzo recordou que em junho do ano passado participou das comemorações do centenário da arquidiocese e que naquela ocasião foi introduzida a estátua do apóstolo na Catedral da Sé.


O Núncio fez uma reflexão sobre a missionariedade do apóstolo Paulo. Ao falar sobre o mandato: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura", destacou que esse mandato missionário, ressoa hoje na Catedral da Sé, a todo povo de Deus. Ao recordar as palavras de Bento XVI sobre o apóstolo, "ele brilha como estrela de primeria grandeza na história da Igreja e não só na primitivia", Dom Lorenzo destacou São Paulo como modelo de evangelizador para os missionários de todo tempo.

Ao concluir a homilia, Dom Lorenzo fez votos que essa celebração conduza a todos a viverem uma profunda conversão de mentalidade e atitude, impelindo a uma resposta aos novos desafios do mundo atual e a ser missionários de Jesus.

Ao final da celebração o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, agradeceu as autoridades presentes e a todos os paulistanos. O prefeito afirmou que esta data é oportuna para refletir a história da cidade e destacou ainda os desafios que precisam ser superados, especialmente no campo social.

Dom Odilo, entregou ao prefeito Gilberto Kassab, à vice-prefeita Alda Marco Antônio, e ao representante do governador José Serra, um exemplar da Bíblia editado especialmente por ocasião do centenário da arquidiocese.

Na ocasião, também houve a entrega oficial do décimo plano de pastoral da arquidiocese aos bispos auxiliares e aos cordenadores regionais de pastoral, e o lançamento de um carimbo comemorativo e de um selo personalizado alusivo ao Ano Paulino.

Posted by Cleiriane @ 14:20

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.