domingo, 1 de fevereiro de 2009

Ângelus: "A eutanásia é uma falsa solução" declara Papa


"A eutanásia é uma falsa solução ao drama do sofrimento, é uma solução que não é digna do homem”, sublinhou Bento XVI no Ângelus deste domingo, 01, destacando a Jornada pela Vida, promovida pela Conferência Episcopal Italiana.

O Santo Padre iniciou o discurso, a partir do Evangelho deste domingo, comentando que “Jesus não só expulsa os demônios das pessoas, libertando-as da pior escravidão, mas proíbe aos próprios demônios de revelarem a Sua identidade”. Trata-se de “uma singular característica” do Evangelho de São Marcos, proposto ao longo deste ano, isto é, o chamado “segredo messiânico”: inicialmente, Jesus não quer que se saiba, a não ser pelo grupo dos discípulos, que Ele é o Cristo, o Filho de Deus. Jesus “insiste sobre este segredo porque está em jogo o êxito da sua missão”. “De fato, Ele sabe que para libertar a humanidade do domínio do pecado, deverá ser sacrificado sobre a cruz como o verdadeiro Cordeiro pascal”.

“O diabo, por sua vez, procura dissuadi-lo, encaminhando-o antes para a lógica humana de um Messias potente e cheio de sucesso. A cruz de Cristo será a sua ruína. É por isso que Jesus não se cansa de ensinar aos seus discípulos que, para entrar na sua glória, deve sofrer muito, ser recusado, condenado e crucificado, uma vez que o sofrimento faz parte integrante da sua missão. Jesus sofre e morre na cruz por amor”.

“Vendo bem as coisas – prosseguiu o Papa – foi assim que Jesus deu sentido ao nosso sofrimento, sentido que muitos homens e mulheres de cada época entenderam, fazendo a experiência de profunda serenidade mesmo na amargura de duras provações físicas e morais”.

Jornada pela vida

A partir do tema da Jornada para a Vida, “A força da vida no sofrimento”, Bento XVI ressaltou que “a eutanásia é uma falsa solução ao drama do sofrimento, uma solução indigna do homem. De fato, a verdadeira resposta não pode ser a da morte, ainda que suave, mas sim testemunhar o amor que ajuda a enfrentar a dor e a agonia de modo humano. Estejamos certos disto: nenhuma lágrima, nem de quem sofre, nem de quem está próximo, se perde diante de Deus”.

O Santo Padre concluiu a recitação do Ângelus, confiando à Nossa Senhora, “as pessoas que se encontram no sofrimento e aqueles que se empenham, dia a dia, a seu favor, servindo a vida em todas as suas fases”. Dos pais aos agentes de saúde, dos padres e religiosos aos investigadores e voluntários.

Festa da Apresentação do Senhor

Depois das Ave Marias, Bento XVI recordou a celebração, nesta segunda, 02, da festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, momento em que “se manifesta a consagração de Jesus a Deus Pai, e, ligada a isso, a purificação da Virgem Maria”. Lembrou que a mesma data foi proclamada pelo Papa João Paulo II como a “Dia da Vida Consagrada”.

Anunciou ainda que, ao fim da Missa da Festa da Apresentação do Senhor, nesta segunda, 02, a ser celebrada na basílica de São Pedro pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, dirigirá uma saudação aos consagrados presentes: “Convido todos a dar graças ao Senhor pelo precioso dom destes irmãos e irmãs, e a pedir-Lhe, por intercessão de Nossa Senhora, muitas novas vocações, na variedade dos carismas de que é rica a Igreja”, concluiu o Papa.

Posted by Cleiriane @ 14:59

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.