terça-feira, 10 de março de 2009

MISSA PARTE POR PARTE


Durante essa semana voces leitore vão conhecer um pouco melhor de cada parte da missa as postagens sobre o assunto estarão divididas em 4 postagens.

A celebração da Missa, como ação de Cristo e do Povo de Deus, é o centro de toda a vida
cristã tanto para a Igreja universal como local e também para cada um dos fiéis (Instrução
Geral sobre o Missal Romano). Missa é uma palavra que vem do Latim e significa "despedida". No tempo em que a Missa era realizada em latim, o padre, ao encerrar a celebração, voltava-se para a assembleia e abrindo os braços, dizia: "Ite, missa est". Isso era entendido como: "Ide, a missa está terminada". Poderia significar também que, a partir daquele momento, o cristão deveria viver sua missão no mundo - em cas, no trabelho e na sociedade

RITOS INICIAIS
Ritos são ações e procedimentos observados como regras na realização de uma cerimonia religiosa. Na celebração da Missa, quai seriam os ritos iniciais?

COMUNIDADE ECLESIAL-ASSEMBLEIA
Tudo começa com a chegada das pessoas. Na medida em que elas se encontram e se acolhem mutuament, vão constituindo a "assembleia". Toda reunião de cristãos traz uma forte identidade: a presença de Cristo - "pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles", disse Jesus (Mt 18,20).

PROCISSÃO DE ENTRADA
Constituida a assembleia, tem inicio a Procissão de Entrada, feita geralmente aos Domingos e dias festivos.Dela participam o sarcedote que presidirá a Eucaristia, os ministros, os leitores, os acólitos e, conforme a circuntancia, outras pessoas. Essa procisão, que se dirige ao "altar", mostra a caminhada do povo peregrino em busca de Deus,

BEIJO NO ALTAR
A tradição cristã respeita o altar como simbolo do próprio Cristo.
Por isso é beijado com muito carinho e respeito pelo presidente da celebração.

CANTO DE ENTRADA
Durante a procisão a comunidade canta, pois cantar é rezar, é louvar, é testemunhar. O canto anima e conduz à oração. A missa, com raras exceções, tem que ter cantos. O canto, quando bem escolhido e executado, tem a capacidade de nos introduzir no clima da celebração.

Continua na próxima postagem...

Posted by Cleiriane @ 11:15

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.