domingo, 9 de agosto de 2009

Vem aí: SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. Vamos interceder juntos pelas famílias do mundo inteiro


Primeiro dos meses temáticos do ano litúrgico, agosto é o mês das vocações. Esta, já tradicional, iniciativa da nossa Igreja não visa, apenas, atingir as vocações sacerdotais e religiosas, mas, as vocações em geral. É uma ocasião oportuna para promover reflexões e orientações sobre as diversas opções vocacionais e profissionais, apresentando-as como meios de realização humana e espiritual, e não simplesmente como forma de serviço e subsistência.


É oportuno, sobretudo, conscientizar os cristãos sobre a necessidade de vivenciar o espírito fraterno de cooperação e solidariedade no ambiente de trabalho, além da necessidade de praticar o compromisso com a fé e o anúncio do Reino de Deus.


Todo cristão, em qualquer atividade profissional ou voluntária que exerça, deverá almejar, acima de tudo, a felicidade e a conquista da santidade. Vale à pena recordar que toda vocação tem suas exigências e uma vez satisfeitas, proporcionarão realização e a desejada felicidade. Isto acontece, inclusive, com aqueles(as) que fizeram a opção pela vida celibatária ou conjugal. Da mesma forma que o celibato é exigido para os sacerdotes e religiosos, no matrimônio exige-se a fidelidade ao vínculo. Para que o casamento se fortaleça, é necessário crescer na concepção de família como comunidade, célula da Igreja.


No matrimônio é indispensável superar toda e qualquer tentação para o individualismo e entender que vida comunitária é partilha e solidariedade. Muitas uniões são, infelizmente, dissolvidas porque um dos cônjuges, não tendo vocação para a vida comunitária, continua, depois de casado, como se solteiro fosse.


A cada domingo de agosto celebramos uma vocação especial: dia do padre, este ano com um enfoque especial para o Ano Sacerdotal, convocado pelo Papa Bento XVI, para celebrar os 150 anos da morte de São João Maria Vianey; dos pais; do s religiosos e religiosas; dos leigos, com homenagem especial para os catequistas neste 2º Ano Catequético, aprovado pela CNBB.


Temos ainda a Semana Nacional da Família, no período de 09 a 15 de agosto. Esta iniciativa da Pastoral Familiar visa fomentar uma reflexão séria sobre vocação e missão cristã da família no mundo de hoje, à luz da Palavra de Deus. Tem início, exatamente, com o dia dedicado aos pais, chamados que são a serem sinais da paternidade divina, especialmente junto aos filhos. Na unidade com os demais membros da família, devem se esforçar por tornarem-se verdadeiros modelos de família cristã, em um mundo carente de testemunho e compromisso.


Ensina-nos o saudoso Papa João Paulo II (Papa da Família): Nenhuma sociedade humana pode correr o risco de permissivismo em questões de fundo relativas à essência do matrimônio e da família (Carta às famílias, 17).


O atual Papa Bento XVI completa: A família, patrimônio da humanidade, constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos. Ela foi e é escola da fé, palestra de valores humanos e cívicos, lar em que a vida humana nasce e é acolhida generosa e responsavelmente. No entanto, na atualidade sofre situações provocadas pelo secularismo e pelo relativismo ético, pelos diversos fluxos migratórios internos e externos, pela pobreza, pela instabilidade social e por legislações civis contrárias ao matrimônio que, ao favorecer os anticoncepcionais e o aborto, ameaçam o futuro dos povos (Discurso inaugural da V Conferência).


As lúcidas palavras dos nossos pastores maiores nos desafiam, portanto, a despertar enquanto é tempo e voltar o nosso olhar para este incontestável valor, na vida da Igreja e da sociedade, que para muitos está superado. Neste contexto, a família cristã tem uma importante missão profética, necessitando para isso fortaleza e discernimento, para não se deixar levar pelos ventos contrários que ameaçam e destroem.

Posted by Cleiriane @ 23:11

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.