terça-feira, 4 de maio de 2010

CEN 2010 terá Missas em rito católico oriental


A 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010) terá Missas em ritos maronita, melquita, armênio e ucraniano. As celebrações serão realizadas na paróquia Nossa Senhora do Lago, nos dias 14 e 15 de maio. O evento acontece em Brasília (DF) entre os dias 13 e 16 .

Ariane Fonseca
Da Redação, com CEN 2010

O rito latino, celebrado na maioria das igrejas no Brasil, é o mais conhecido dos cristãos ocidentais. O objetivo de realizar essas cerimônias durante o CEN 2010 é aprofundar o mistério da Eucaristia, tema central do evento. “Está sendo para nós uma grande aprendizagem, pois passamos a conhecer mais os ritos orientais católicos e até o nosso próprio rito latino”, afirma Joanna Ávila, que faz parte da comissão responsável por organizar as missas.

:: Saiba como chegar na Paróquia Nossa Senhora do Lago
Exibir mapa ampliado

A celebração em rito ucraniano será presidida pelo Eparca de São João Batista dos Ucranianos Católicos do Brasil, Dom Volodemer Koubetch. O rito armênio ficará sob a responsabilidade do bispo dos armênios católicos da América Latina, Dom Vartan Waldir Boghossian. A celebração em rito melquita será feita pelo Eparca melquita do Brasil, Dom Fares Maakaroum; e o rito maronita ficará a cargo do Eparca maronita do Brasil, Dom Edgar Made.

Preparação da paróquia

Para organizar as celebrações, foi formada uma comissão por cinco casais, quatro casados e um de jovens solteiros. Cada casal ficou responsável por fazer uma pesquisa sobre um rito e comparar com o rito latino. Todas as pastorais e movimentos da paróquia estão envolvidas no acolhimento às Missas, seja na organização, na participação, na hospedagem e no transporte.

Para aprofundar a espiritualidade e o conhecimento das celebrações, o pároco da Catedral Metropolitana de Brasília, Monsenhor Marcony, ministrou uma palestra aberta à comunidade. Foram abordados desde a história dos ritos orientais até a riqueza de simbolismos na celebração.

Confira os horários das celebrações:

Rito Ucraniano: dia 14 de maio, às 10h
Rito Maronita: dia 14 de maio, às 19h30
Rito Armênio: dia 15 de maio, às 10h
Rito Melquita: dia 15 de maio, às 16h30

Posted by Cleiriane @ 00:28

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.