domingo, 16 de maio de 2010

Juventude se reúne em Brasília para celebrar a Eucaristia



Com uma saudação aos cerca de 30 mil jovens presentes, nesta noite de sábado, 15, na Santa Missa realizada especialmente para a juventude, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, deu início à Celebração Eucarística no altar-monumento do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília (DF).

As palavras do arcebispo, repetidas do apóstolo João, em I Jo 2,14-17, foram direcionadas à juventude e exemplificada pela narração do jovem do Evangelho que, deixando de atender ao chamado de Jesus, optou pelos bens materiais que possuía.



O presidente da CNBB pediu aos jovens que não tenham medo de seguir Jesus, pois, segundo ele, vale a pena deixar tudo e acolher o chamado de Cristo. “Como sacerdote, religioso, cristão leigo ou leiga atuante na Igreja e no mundo, coloquemo-nos no caminho de Jesus como seu fiel missionário e digamos: ‘Eis-me aqui, Senhor! Envia-me’. Quem deixa tudo para seguir o Filho de Deus, por amor a Seu nome, receberá cem vezes mais. Vale a pena tornar-se discípulo e missionário de Jesus”, aconselhou.






Dom Geraldo também explicou aos jovens participantes que só se torna discípulo quem faz a profunda experiência do encontro pessoal com Cristo vivo. “Mas onde encontrá-Lo?”, questiona o celebrante. E afirma: “Na Palavra da Sagrada Escritura transmitida pela Igreja e testemunhada na vivência cristã”.

Por diversas vezes, durante a Missa, Dom Geraldo repetiu a aclamação: “Fica conosco, Senhor!”, convidando os jovens a seguir o caminho de discípulo e missionário de Jesus Cristo. Os jovens, em coro, repetiam também a aclamação. O arcebispo continuou dizendo que Jesus está presente quando Sua Palavra é proclamada na celebração litúrgica e na autêntica piedade popular.



“Jesus está no meio de nós. Está presente nos ministros que agem em Seu nome, nos Sacramentos e na Santíssima Eucaristia. “Fica conosco, Senhor”.

Além dos jovens, estiveram presentes na Santa Missa cerca de 300 bispos e 800 sacerdotes para celebrar a Eucaristia. O evento, que aconteceu no Ministério da Esplanada, contou com a presença de jovens de várias partes do país, mas, em sua maioria, brasilienses que, desde o dia 13 de maio, têm acompanhado toda a programação do 16º Congresso Eucarístico Nacional na capital do país.

Ao final da Missa, acontece Vigília Eucarística.

Posted by Cleiriane @ 22:58

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.