domingo, 21 de dezembro de 2008

O banquete do Menino Jesus

Os dois meninos contaram ao bom frade que certa criança participava todos os dias de seu lanche. Quem seria o novo e misterioso comensal?

Conta-se que frei Bernardo de Morlat era um virtuoso religioso de um convento próximo a Santarém, em Portugal. Um de seus amigos, um bom camponês da região, havia lhe pedido o favor de, por caridade, ensinar as letras aos seus dois filhos, meninos piedosos e obedientes.

O frade houve por bem atender a solicitação e, deste então, os pequenos saíam todas as manhãs bem cedinho para o convento, levando consigo sua provisão de alimentos. Lá passavam o dia estudando e ajudando nas Missas. E à tardinha voltavam para casa.

Certa ocasião, com uma familiaridade toda infantil, sentaram-se para tomar seu lanche aos pés de uma imagem de Nossa Senhora, a qual trazia ao colo o Menino Jesus. Com a mesma candura, comentaram entre si não ser muito gentil comerem sua refeição sem convidarem a outra Criança ali presente. Esta, milagrosamente, aceitou o convite de almas tão inocentes e, descendo do colo de Sua Mãe, foi comer com Seus amiguinhos.

A partir então, todas as manhãs, o Divino Infante descia para lanchar com os dois irmãos, até se tornar desnecessário chamá-Lo. Mal os pequenos abriam a sacolinha com os alimentos, o Menino Jesus lá estava entre eles. Ficaram amigos a ponto de não só comerem juntos, mas, além disso, também conversarem e brincarem. E o bondoso Jesus até os ajudava nas dificuldades dos estudos.
Só uma coisa intrigava os dois inocentes: aquele Menino nunca trazia Sua quota de comida, enquanto eles eram obrigados a conseguir mais alimentos, embora seus pais fossem muito pobres.

- Então, não haverá muitas coisas boas no Paraíso para Ele trazer? - perguntavam-se.

Decidiram contar tudo a frei Bernardo que, após examinar bem o caso, ficou profundamente tocado por tão grande prodígio. Rogou a Deus para iluminá-lo, e o fazer conhecer Seus desígnios sobre os pequenos. Então lhes sugeriu:

- Não lhes agradaria se o Menino Jesus os convidasse, ao menos uma vez, à casa de Seu Pai?

- Oh, sim! Gostaríamos muito! Mas Ele nunca nos falou sobre isso - responderam.

O bondoso frade lhes explicou:

- Na verdade, Ele gosta quando Lhe pedem. Se Jesus continuar não trazendo nenhuma provisão, façam- Lhe esse pedido. Se Ele os atender, receberão mil vezes mais do que Lhe deram.

E continuando a explicação, frei Bernardo falou-lhes a respeito das magnificências e delícias do palácio do Padre Eterno, e concluiu:

- Quando o Senhor vier novamente comer com vocês, não se esqueçam de pedir para serem convidados. Mas digam a Ele o quanto quero eu também participar.

Na segunda-feira seguinte, o Menino Jesus desceu de novo para tomar o lanche com seus dois companheiros. Terminada a refeição, antes de Ele pôr o pé sobre o pedestal de pedra, para subir aos braços de Nossa Senhora, os dois jovens expressaram timidamente seu desejo:

- Não nos convidais, pelo menos uma vez?

Jesus fez um sinal de afirmação, enquanto as crianças acrescentavam:

- E nosso mestre também gostaria de participar da festa.

Jesus, então, lhes disse:

- Dentro de três dias será a solenidade da Ascensão. Haverá um grande banquete na casa de meu Pai. Dizei a frei Bernardo que eu os convido à minha mesa, onde participareis da alegria com os Anjos e com os santos.

Contentíssimos, os dois correram para comunicar a boa notícia!

Ao regressarem para sua casa, avisaram aos pais de que em três dias iriam participar de um banquete no Céu. Frei Bernardo comunicou o mesmo ao seu superior. Durante os três dias, mestre e discípulos permaneceram em oração, junto ao altar da Virgem. O frade explicou aos meninos o sentido do convite de Jesus e eles, abrasados de amor, não queriam outra coisa senão deixar este mundo e entrar sem tardança na Pátria Celeste.

Chegou o dia da Ascensão. Todas as Missas já haviam sido celebradas na aldeia. Enquanto os frades estavam no refeitório, frei Bernardo dirigiu-se ao altar de Nossa Senhora, acompanhado de seus acólitos, e começou a celebração da Santa Eucaristia. Os dois discípulos receberam com grandíssima devoção, pela primeira vez, o Pão Eucarístico. Na hora da ação de graças, os três se ajoelharam nos degraus do altar, aguardando com confiança o momento da partida para a morada celeste.

Mais tarde, quando os religiosos entraram na igreja para recitar as orações após a refeição, encontraram Frei Bernardo e os dois acólitos imóveis, com as mãos levantadas ao céu e os olhos fixos no Menino Jesus. Aproximaram-se deles e - Oh! Momento precioso! - constataram já haverem eles trocado a vida terrena pela bem-aventurança eterna. Os seus corpos foram sepultados ao pé do altar do Rosário. Muitos anos depois, quando foram abertos os túmulos para trasladação dos restos mortais, estes exalavam um delicioso perfume, quiçá derradeiro resquício daquele longínquo dia no qual, felizes, entraram para o celestial banquete do Padre Eterno...

Posted by Cleiriane @ 14:40

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.