quarta-feira, 11 de março de 2009

MISSA PARTE POR PARTE


CONTINUAÇÃO:


ACOLHIDA:
As pessoas que se reunem para a missa podem ser conhecidas ou não. Na fé sabemos que somos todos filhos e filhas do mesmo Pai. Deus acolhe a todos, não rejeita ninguem. Tambem nós devemos ter essa disposição, e isso deve ser sempre lembrado pelo comentarista ou pelo sacerdote que preside a celabração.

É muito importante instaurar esse clima de fraernidade já desde o início da missa, pois é a expressão visível da graça presente na assembléia: "Bendito seja Deus que nos reunio no amor de Cristo".


ATO PENITENCIAL:
O sentido de ser acolhido por Deus Pai e pelos irmãos nos faz etender que tudo é graça. Não estamos na Igreja para fazer um favor... nem mesmo para dar conta de um compromisso, cumprir um obrigação. Somos criaturas pobres e humildes diane do mistério e da santidade de Deus. O ato penitencial quer ser reconhecido sincero de nossa situação, no sentido apresentado pelo Evangelho na parabola do Fariseu e o Publicano (Lc 18,9-14). Sempre necessitamos de conversão, mas de modo especial quando nos apresentamos diante da grandeza de Deus.


HINO DE LOUVOR:
Justificados, isso é, banhados pela misericordia de Deus que nos aceia e nos eleva, rezamos (cantamos) o Glória. Trata-se de um hino muito antigo através do qual manifestamos louvor, adoração e súplicas a Criso e, por ele e nele, ao Pai e ao Espírito Santo.


ORAÇÃO (COLETA):
Para concluir essa primeira parte da missa, é rezada uma oração. O sacerdote que preside a celebração convida todos ao recolhimeno dizendo: "Oremos". Cada um faz sua oração em silêncio, colocando suas itenções particulares. Depois de um breve insante o Padre conclui rezando em voz alta a "coleta". A oração em esse nome porque realmene ela recolhe todas as itenções particulares feitas em silêncio, como que fazendo uma conclusão.


LITURGIA DA PALAVRA:
A missa é um encontro da Igreja com seus Deus e Pai, por Cristo no Espírito Santo. Em consequencia disso a Palavra de Deus sempre terá lugar de desaque como parte integrante e indispensavel na assembleia liturgica.

Na missa a leitura da Biblia se reveste de solenidade, pois acreditamos verdadeiramente que Deus nos fala. De nossa parte, devemos procurar acolher essa palavra de comunicação de vida. As Escrituras Sagradas não serão simplismente lidas, mas proclamadas. Tudo devemos fazer para que essas sementes caiam na terra boa do nosso coração e produzam os frutos esperados.

As leiuras tiradas da Bíblia para serem feitas durane a missa obedecem a um esquema previamene estudado. Aos domingos são lidos três textos, com um salmo de resposta após a primeira leiura e uma aclamação antes do Evangelho.

Percebe-se certa ligação temática entre a primeira leiura reforça aspectos práticos da vida do cristão e da comunidade.

Nos dias de semana são feitas apenas duas leituras e sem preocupação com temas, pelo menos no tempo chamado comum. Os testos são lidos numa ordem sequencial a e Igreja tem a itenção de que os principais livros da Bíblia e os Evangelhos sejam apresentados aos fiéis no decorrer de todo o ano liúrgico.
Continua na proxima postagem...

Posted by Cleiriane @ 19:25

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.