sábado, 15 de agosto de 2009

Nos dias 15 e 16, Festa da Assunção de Nossa Senhora, comemoramos a Vocação consagrada das religiosas e religiosos.

Ó Virgem bem-aventurada, quenão se fale mais de Vossa misericórdiacaso haja um só homem quese lembre de que, tendo-Vos imploradoem suas penas, tenha Vos encontradoinsensível ao seu pedido. Semprelouvaremos vossas virtudes, masa misericórdia nos é cara entre todas,porque somos miseráveis e pecadores.É à Vossa misericórdia, tãodoce para os infelizes, que dirigimosnossas orações fervorosas.



Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação, e sendo a Igreja, assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial."


Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se "Dormício" (= passagem para a outra vida), até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora aos Céus", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.


Maria contava com 50 anos quando Jesus a ascendeu aos Céus e, já tinha sofrido com as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.


Portanto a Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada na Igreja Triunfante como Nossa Senhora, Mãe e Onipotência Suplicante assunta aos Céus!


Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

Vocação consagrada das religiosas e religiosos.


O terceiro domingo de agosto coincide com a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, festa transferida do dia 15 de agosto para o domingo, como ora acontece. É um dia em que, recordando a pessoa de Maria assunta aos céus, que torna presente o destino final de todos nós, é significativo que a vida religiosa, chamada a ser sinal escatológico para a Igreja, possa também celebrar o dia de oração pelas vocações a esse tipo de vida cristã.

A nossa vida é marcada pelo Batismo, que nos incorpora ao Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, e nos remete para a vocação comum de todos nós, que é a Santidade. Dentre os batizados, temos os que foram chamados a uma vida de consagração especial – são os religiosos, as religiosas. Desde o início da Igreja encontramos homens e mulheres que, vivendo nas mais diversas condições e realidades, procuraram a Deus acima de tudo e se colocaram a serviço da Igreja em um carisma especial.

Após os primeiros momentos, em que os fundadores iniciam a nova obra, inspirados pelo Espírito Santo, muitos outros jovens seguem a Cristo no estilo de vida que começa a nascer na Igreja e é aprovado por ela.Temos muitas famílias religiosas, antigas e novas, que, presentes na Igreja e no mundo, procuram dar testemunho da presença do Ressuscitado na história e se colocam disponíveis no serviço alegre pelo Reino de Deus. As pessoas consagradas são sinais pela vida que levam, mesmo antes de qualquer tipo de atividade ou serviço.

Pessoas consagradas a Deus vivendo o carisma na Igreja são dons que recebemos e que enriquecem a Igreja!Às antigas comunidades, juntam-se hoje as novas comunidades. Vemos como o Espírito de Deus sempre renova a Igreja e lhe dá novos sinais. A cada época necessitamos ver o Senhor presente na história e descobrir o Seu Amor entre nós.

Neste domingo, dentro do mês temático, juntamente com a Palavra de Deus, da Solenidade da Assunção de Maria, somos convidados a pedir a Deus pela vida consagrada em nossa Arquidiocese: para que sejam fiéis ao carisma que receberam e sejam sinais de santidade no meio do nosso povo.Enquanto organização da vida e do carisma, os religiosos se organizam em suas comunidades e se unem para uma ajuda mútua para viver o carisma.

Enquanto trabalhos pastorais e serviços ao povo de Deus, todos os religiosos, padres, irmãos e irmãs colaboram unidos na caminhada pastoral da Igreja particular em que devem estar inseridos, procurando ajudar na unidade para a missão evangelizadora! Daí decorrem os consagrados presentes em tantos âmbitos da Igreja Arquidiocesana.

Sabemos que o início da evangelização de nossa região dependeu dos religiosos que por aqui vieram e deram suas vidas pela causa do Evangelho. Recordemos com carinho os consagrados de ontem e de hoje, e rezemos para que desempenhem, com renovado ardor, a missão a eles confiada e, principalmente, que possam ser sinal de santidade para toda a nossa Igreja.



Posted by Cleiriane @ 17:39

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.