sábado, 14 de março de 2009

MISSA PARTE POR PARTE


CONTINUAÇÃO...


PRIMEIRA LEITURA:

na maioria das vezes a primeira leitura é tirada dos livros do Antigo Testamento. Em alguns tempos litúrgicos e fesas especiais são utilizados trechos do Novo Testamento, como por exemplo os Atos dos Apósolos.

A primeira leitura é escolhida em função do Evangelho do dia, havendo um notório relacionamento entre ambas para reforçar a mesma idéia, um mesmo ensinamento.

O salmo de resposta, enquanto possível, faz ressonancia à primeira leitura.


SEGUNDA LEITURA:

Na segunda leitura aparecem com muita frequencia trechos das cartas do Novo Testamento. As de São Paulo são as mais uilizadas e geralmente relatam experiência das comunidades cristãs. Após o trabalho missionário de pregação e conversão, os apóstolos se preocupam em transmitir novas orientações, exortações, doutrinas, alertas, testemunhos, elogios, com a constante preocupação de perseverança no "caminho". Entram tambem nesse elenco os atos dos Apóstolos e o Apocalipse.


EVANGELHO:

Das tres leituras não há duvida de que o Evangelho é a principal. Trata-se afinal da palavra do próprio Jesus, o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento.


HOMILIA:

Deus nos falas através da leituras e nos fala tambem atraves do ministro que preside a celebração, no serviço da pregação, da homilia. Mesmo que cada um possa entender a seu modo as mensagens proclamadas atraves das leituras, o ministro da palavra pode e deve ajudar a assembléia a perceber o sentido dos termos e a vontade de Deus naquele momento e naquela circuntância ("Quem vos ouve a mim ouve" - Lc 10,16).

A homilia, que deve ser uma verdadeira "conversa familiar" (até mesmo participada, conforme o ambiente), tem como objetivo trazer a palavra de Deus para a vida, para historia de hoje, para que ela seja apelo atual e resposta aos desafios do cristão e da comunidade, ja que estão situados no mundo, de onde não podem e não devem ser tirados ("Eu não rogo que os tires do mundo" - Jo 17,15).


PROFISSÃO DE FÉ:

A palavra de Deus, ouvia, entendida e aceita, pede de nós uma resposta, que sera dada na vida, com a conversão para Deus e para os irmãos Entretanto, na celebtração dominical e nas solenidades, fazemos a profissão de fé confirmado a crença naquilo que há de mais substancial e que nos foi revelado. A profissão de fé é assim uma verdadeira renovação dos compromissos com Deus.


continua ná proxima postagem...

Posted by Cleiriane @ 19:00

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.