domingo, 29 de março de 2009

Quinto Domingo da Quaresma

Leituras
1ِª - Jr 31,31-34 = Concluirei uma nova aliança
Salmo - Sl 50 = Criai em mim um coração que seja puro
2ª - Hb 5,7-9 = Aprendeu a obediência e tornou-se causa de salvação eterna
Evangelho -Jo 12,20-33 = Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá fruto Cor litúrgica : roxo

Homilia

Celebramos a fé naquele, que, levantado da Terra, atrai todos a si. Ela viveu o dia a dia do sofrimento humano, e por sua obediência ao Pai; tornou-se fonte de salvação eterna para todos que obedecem (II leitura).
O Pai, que prometeu por meio de Jeremias uma nova aliança, impressa no fundo do (coração) do ser e no coração de cada pessoa selou-a para sempre no porque de Jesus.A eucaristia é, ao mesmo tempo, a hora de Jesus e nossa. Aquele que por nós deu a vida nos convida: se alguém quer me servir, que me siga; e onde eu estiver estará também o meu servo.
Jeremias reconheceu em deus o Deus de sua vida, fez experiência de Deus, viveu para Deus. E na primeira leitura encontramos um Deus apaixonado pela sua criatura, “Tirou o povo do Egito com mão forte. E diz o senhor ao seu povo: Eu perdoarei os pecados e não mais lembrarei da ofensa cometida”.
Com a celebração deste domingo, já se descortina a nossos olhos a realidade que nos inspirou e motivou todo este tempo de preparação a Páscoa.
E Jesus entre gregos, e, uma multidão do povo afirma: “que chegou” a hora que o filho do homem vai ser glorificado. Isso é muito importante que as comunidades abrem novos horizonte, levando a humanidade inteira a fazer a experiência de Jesus.
O evangelho de João, desde o inicio, para o momento culminante da “hora” isto é, a glorificação de Jesus e do Pai ao mesmo tempo. A glória é a manifestação do amor fiel de Deus, concretizado em Jesus que entrega sua vida. Jesus é a teofânia de Deus, o tempo de Deus que reúne todos para a comunhão e a vida.
Com a morte Jesus cela uma aliança de deus com a humanidade.
E na carta aos hebreus Paulo confirma que a obediência de Jesus é perfeita Os sumos sacerdotes do passado ofereciam sacrifício pelo povo que representavam... Jesus ao contrario, é ao mesmo tempo o sumo sacerdote e o sacrifício oferecido, não para si próprio, mas em vista da purificação e salvação do povo.
Jesus foi semelhante a nós, vivendo o dia a dia do sofrimento humano dele nasceu um povo sacerdotal. Dele descendemos quanto à fé em deus, ele nos preparou, morreu, e ressuscitou para nos salva, a Páscoa é o presente esperado, dos homens. Então vamos preparar para a Páscoa do Senhor; Festa que todos são convidados a participar.
Que saibamos nos preparar para essa comunhão com o Pai.

Posted by Cleiriane @ 11:53

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.