quarta-feira, 18 de março de 2009

Bento XVI reza a Celebração das Vésperas com religiosos, autoridades e leigos em Iaundê


Rodeada por uma expressiva multidão, a Basílica Maria Rainha dos Apóstolos foi palco da cerimônia em que o Papa sugeriu São José como modelo para os sacerdotes


A Basílica Maria Rainha dos Apóstolos, em Iaundê, recebeu na tarde desta quarta-feira a Celebração das Vésperas (ofício vespertino na liturgia das horas canônicas da Igreja Católica) com bispos, sacerdotes, religiosos, seminaristas, diáconos, movimentos eclesiais e representantes de outras confissões cristãs em Camarões.
Uma multidão rodeou a basílica em uma grande manifestação pública. Autoridades militares, ministros, o presidente Paul Biya e sua mulher, a Primeira Dama Chantal Biya, também estavam presentes.
Um grande coro composto por padres, religiosos e leigos do país cantou junto com Bento XVI as Vésperas. Depois da bênção, o Santo Padre presenteou os fiéis com um candelabro, a ser usado para colocar velas diante da imagem de Nossa Senhora.
"Celebrando este sacramento em nome e na pessoa do Senhor, não é a pessoa do sacerdote que deve aparecer em primeiro plano: ele é um servidor, um instrumento humilde que reenvia a Cristo, porque o próprio Cristo é que se oferece em sacrifício pela salvação do mundo", afirmou, acrescentando que o ministério pastoral não é feito somente de renúncias, mas é também de alegrias.
Na celebração, de acordo com a liturgia vespertina, Bento XVI convidou a contemplar os traços característicos de São José, que deve servir de exemplo também aos irmãos e irmãs comprometidos na vida consagrada ou nos movimentos eclesiais. José acolheu o mistério que estava em Maria e o mistério que ela própria representava. São José, disse o pontífice, ensina que se pode amar sem possuir: "José desvenda-nos o segredo duma humanidade que vive na presença do mistério. Nele, não há separação entre fé e ação. A sua fé orienta decididamente as suas ações", afirmou.
Bento XVI citou a vida de São José como um sinal eloqüente para todos os discípulos de Jesus que aspiram à unidade da Igreja. "O seu exemplo incita-nos a compreender que é abandonando-se plenamente à vontade de Deus é que o homem se torna um obreiro eficaz do desígnio de Deus, que deseja reunir os homens numa única família, numa única assembléia (...) é em Jesus que somos chamados a reconhecer-nos irmãos, filhos de um mesmo Pai", concluiu.

Posted by Cleiriane @ 23:48

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.