domingo, 15 de março de 2009

MISSA PARTE POR PARTE

ORAÇÃO DOS FIÉIS:
Como conclusão da Liturgia da Palavra a assembléia eleva a Deus as suas preces comunitárias. Nesse momento é recomendado que ninguem reze somente por si e pelos seus, mas que a comunidade coloque em comum as grandes itenções.
Conforme instrução geral do Missal Romano, é preciso respeitar certa ordem nas preces, a saber: pelas necessidades da Igreja; pelos governantes e pessoas investidas de autoridade; por todas as pessoas que sofrem dificuldades; pelas necessidades da comunidade local. o ideal é que, depois de anunciadas algumas dessas intenções gerais, os fiéis possam formular espontaneamente suas preces, desde que não seja súplicas meramente pessoais e nem muito numerosas.

LITURGIA EUCARÍSTICA:
A parte seguinte da Missa concentra-se no que é realizado sobre a mesa da grande ceia, no altar.

OFERTÓRIO:
A Liturgia Eucaristica começa com o ofertório. Na Missa nós ofertamos o que recebemos e Deus: a vida, aquilo que a natureza nos concede para a subsistencia, o fruto do nosso trabalho, nossas alegrias e tristezas, nossas preocupações. Procissão do ofertório: Algumas pessoas, representando a assembleia, trazem para o altar as hóstias, ou seja, pão e vinho. Em alguns lugares permanece o costume, bastante antigo e muito significativo, de ser oferecer também o díimo nesse momento.
O dízimo, que é o fruto do nosso trabalho, pode ser ofertado atraves de mantimentos (campanha do quilo) ou de dinheiro (coleta). Notar bem que essas oferendas, quer sejam em dinheiro, não são esmolas, mas síbolos da vida e do trabalho. Reconhecemos que tudo recebemos por graça de Deus e por isso fazemos a oferta, co gratidão e o espírito de partilha.

ORAÇÃO EUCARISTICA:
A Oração Eucaristica é uma grande prece proclamada pelo presidente da assembléia, que é sempre um sarcedote ordenado, em nome de todo o povo. Essa oração engloba elementos de ação de graças, invocações ao espirito Santo, narrativas, súplicas de intercessão pela Igreja, papa, bispos, ministros e fiéis vivos e falecidos, e de louvor.
Não existe uma oração unica, mas são vários modelos para serem utilizados conforme a circunstancia.
Mesmo sendo proclamada pelo presidente, exige a participação consciente dos fiéis, pois é oração da Igreja. Por isso, são muito apropriadas as respostas e aclamações da assembleia.
A Oração Eucaristica tem inicio com o Prefácio, que é como que uma introdução ao que vai ser rezado. É um anuncio, uma proclamação das maravilhas de Deus. O prefacio geralmente está ligado ao tema da celebração. Assim temos prefácios da Pascoa, do Natal, de Nossa Senhora, dos Mártires etc. Sua conclusão se faz como uma aclamação grandiosa, participando anjos, santos e toda a terra com suas criaturas: "Santo... Santo... Santo... Hosana...Bendito o que vem em nom do Senhor".

RITOS DA COMUNHÃO:
A ceia não é ceia se não se come a comida e não se bebe a bebida. Terminada a grande Oração Eucaristica, começa a preparação para a comunhão.
Quem vai comungar deve estar preparando e consciente. A comunhão é o sacramento da união, atraves de Cristo, com Deus e com os irmãos. Portanto, deve ser um ato coerente de alguém convencido do que significa seguir os passos de Jesus. Por isso reza-se o Pai-nosso, oração que é um verdadeiro programa de vida.

RITOS FINAIS:
A finalização da celebração, simples e objetiva, é momento de consciencia apostolica e missionária. Algo de muito profundo foi realizado na clelebração e nossa vida continua. Não devemos permitir ruptura e separação da fé com a vida de cada dia. Recebendo a Benção saimos fortalecidos e encorajados para levar adiante a nossa missão: Evangelizar a todos os que encontrarmos pelo caminho. Deus nos dê sua paz e nos acompanhe. Amém.

Posted by Cleiriane @ 22:21

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.