sábado, 26 de dezembro de 2009

O Tempo de Natal continua


No domingo, dentro da oitava do Natal, celebramos a Festa da Sagrada Familia.


Os quatro Pilares da Família

Uma casa se apóia em quatro pilares, uma mesa em quatro pés, a natureza em quatro estações, o mundo em quatro direções, uma sala em quatro lados. Quais são os quatro pilares da família?


1 - Comunidade de pessoas -

O que faz a família ser uma comunidade, um lar é a convivência, o relacionamento, a comunicação das pessoas. Cada membro da família precisa estar de bem consigo mesmo, com os outros familiares, com a comunidade e com Deus. Família é reciprocidade e complementariedade entre as pessoas, é uma comunidade de vida e de amor onde se experimenta a conjugalidade, a filiação, a fraternidade, a sociabilidade. Por ser comunidade de pessoas é necessário o diálogo, o perdão, a oração e a ternura entre seus componentes. A família é o lugar primário de humanização da pessoa, é a primeira sociedade natural, lugar de relações interpessoais entre o eu - tu formando o “nós”, isto é, a comunidade de pessoas.


2 - Santuário da vida -

A família, fundamentada no consenso e no amor entre um homem e uma mulher pelo sacramento do matrimonio, é o berço e o ninho da vida. Nela a vida é transmitida, gerada, nascida, acolhida, cuidada, desenvolvida. Por isso, a família é “patrimônio na humanidade”. Os pais são colaboradores de Deus e benfeitores da sociedade. Como santuário de vida a família rejeita o aborto, a eutanásia e o egoísmo na transmissão da vida. Ela é um tesouro dos povos porque é um “capital humano” a serviço da vida. Nela a pessoa recebe identidade, dignidade e personalidade. Enquanto santuário de vida, a família protege a “ecologia humana” possibilitando a transmissão da vida e garantindo a sobrevivência humana. A consangüinidade, o parentesco, a familiaridade são valores que garantem a dignidade da pessoa e lhe conferem serenidade. A vida é o bem primário e fundamental que fundamenta todas as outras instituições e direitos. O direito à vida é inviolável. A vida, porém, é frágil. Precisa do amparo da família, dos cuidados básicos, do afeto, da presença e da fé dos pais e irmãos. Na família acontece o “evangelho da vida”. Pais, filhos, irmãos “são ministros da vida”, da dignidade, inviolabilidade e sacralidade da vida.


3 - Célula da sociedade -

A família educa os cidadãos, ensina as virtudes sociais, promove a aprendizagem das responsabilidades sociais e da solidariedade. Ela está no centro da vida social. É titular de direitos próprios e originários. É o lugar primário das relações interpessoais, é célula vital da sociedade. A família é a primeira instituição social, é uma comunidade natural para o bem da sociedade, aliás, é a primeira sociedade humana. Sem a família as estruturas, as instituições e os povos se debilitam. Todo sistema social que pretende servir ao bem da sociedade não pode prescindir da família. Ela tem prioridade em relação à sociedade e ao Estado, porque é a condição da existência da pessoa e da sociedade. Ela precede em importância e valor às funções que a sociedade e o Estado devem cumprir. Ela encontra sua legitimação na natureza humana e não no reconhecimento do Estado. A sociedade e o Estado estão para a família. Ela é célula da sociedade que tem direito a políticas familiares como: emprego, habilitações, saúde, escola, etc.


4 - Igreja domestica -

O sacramento do matrimonio faz dos pais os sacerdotes da família, os primeiros catequistas, os educadores da fé pelo exemplo e pelo ensino. A família é uma instituição divina e lugar de salvação e de santificação. É necessário uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar que se expressa na oração, na vivência da fé, no engajamento eclesial. Os pais têm o direito e o dever de transmitir a fé a seus filhos. Eles são mestres, catequistas e primeiros ministros de seus filhos. Jesus cresceu em idade, sabedoria e graça na família de Nazaré. Deus no mais íntimo de seu mistério não é solidão, mas uma família. O matrimônio é sinal e instrumento do amor de Deus pela humanidade e a família é imagem da Trindade, uma aliança de pessoas, uma igreja doméstica.

Posted by Cleiriane @ 23:30
0 Comments

domingo, 20 de dezembro de 2009

Natal é resposta ao drama da humanidade em busca da paz, diz Papa


"O Natal não é uma fábula para meninos. É a resposta de Deus ao drama da humanidade em busca da verdadeira paz", disse o Papa Bento XVI aos peregrinos reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, para o Ângelus deste domingo, 20.O Santo Padre recordou o anúncio do profeta Miqueias proposto pela liturgia deste quarto domingo do Advento.


A profecia refere Belém, a cidade de Davi, como a terra onde terá lugar um misterioso nascimento ligado a um tempo de reconciliação e de paz entre os filhos de Israel."Existe um projeto divino que compreende e expõe os tempos e lugares da vinda do Filho de Deus no mundo. É um projeto de paz, como anuncia ainda o profeta falando do Messias: 'Levantar-se-á e apascentará com a força do Senhor, com a majestade do nome do Senhor seu Deus… Ele próprio será a paz!'".


E o Papa prosseguiu detendo-se neste "último aspecto da profecia – o que diz respeito à paz messiânica", ligada ao simbolismo de Belém."Belém é também uma cidade - símbolo da paz, na Terra Santa e no mundo inteiro. Infelizmente, nos nossos dias, Belém não representa uma paz alcançada e estável, mas uma paz arduamente procurada e aguardada".


Em todo o caso, Deus não se resigna a este estado de coisas:"Também este ano, em Belém e no mundo inteiro, se renovará na Igreja o mistério do Natal, profecia de paz para cada homem, que empenha os cristãos a inserir-se nos bloqueios, nos dramas, muitas vezes desconhecidos e escondidos, e nos conflitos do contexto em que se vive, com os sentimentos de Jesus, para se tornarem por toda a parte instrumentos e mensageiros de paz, para levar amor onde há ódio, perdão onde há ofensa, alegria onde há tristeza e verdade onde há erro, segundo as belas expressões de uma conhecida oração franciscana".


"Hoje, como nos tempos de Jesus, o Natal não é uma fábula para meninos, mas a resposta de Deus ao drama da humanidade em busca da verdadeira paz. ‘Ele mesmo será a paz!’, diz o profeta referindo-se ao Messias. Toca a nós abrir, de par em par, as portas, para O acolher".


Posted by Cleiriane @ 18:41
1 Comments

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

IGREJA - Inaugurada a Igreja Bom Pastor no Jardim Zara
















A nova Igreja Bom Pastor, no Jardim Zara, pertecente à Paróquia Cristo Ressuscitado, em Ribeirão Preto, foi oficialmente inaugurada no último dia 08 de dezembro, dia consagrado à Imaculada Conceição. A Missa solene foi presidida pelo Dom Joviano de Lima Junior - Arcebispo de Ribeirão Preto, que oficiou a inauguração e consagração da Igreja.
Na sua homilia Dom Joviano destacou a importância da Igreja para a comunidade: “Temos que continuar a missão de Jesus Cristo e fazer de nossa comunidade uma casa de oração, lugar de encontro. E que nossos corações estejam sempre abertos para todos as pessoas, assim como fica aberta a porta da igreja”. disse Dom Joviano.
E continuou o arcebispo: “ Que Nossa Senhora Virgem Imaculada, aquela que nos deu Jesus Cristo, nosso Senhor, possa caminhar sempre de perto desta comunidade que recebe o nome do seu filho Jesus o Bom Pastor. O Bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas”, completou o Arcebispo.
Desde de 2006
As obras de construção da nova igreja teve seu início em junho de 2006, com a demolição do antigo salão, que não oferecia condições de segurança. A Igreja foi construída em terreno de 700 metros quadrados, com 17m de frente.
São dois pavimentos: no inferior, o templo, em área de 400 m2, com assento para 200 pessoas; e no superior, os 220 m2 do Centro Catequérito, com quatro salas. A construção se tornou possível graças a várias promoções e doações, resultando em obra com linhas arquitetônicas simples, mas funcionais, permitindo boa ventilação e iluminação natural.

Veja as Outra Fotos da Inauguração na próxima postagem.

Posted by Cleiriane @ 12:31
0 Comments

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Parabéns Padre Marcos


Hoje é um dia especial.
Dia em que celebramos o teu aniversario.
E nesta data festiva Todos nós, teus amigos e parentes te saudamos.
E agradecemos a Deus por ter-nos presenteado com tua presença.
Voce é uma pessoa especial. E é isso que torna esse dia especial.
Que o Senhor te conceda suas preciosas bênçãos.
Que sejas plenamente feliz. E que tuas realizações sejam plenas.
PARABÉNS

Posted by Cleiriane @ 21:56
0 Comments

Inauguração da Igreja Bom Pastor no dia 8 de dezembro em RP
















Inauguração da Igreja Bom Pastor no dia 8 de dezembro
A inauguração oficial da nova Igreja Bom Pastor, no Jardim Zara, que pertence à área da Paróquia Cristo Ressuscitado, em Ribeirão Preto, está marcada para 8 de dezembro, dia consagrado à Imaculada Conceição. A festa será marcada pela Santa Missa com início às 20 horas. Depois, em data a ser fixada, o arcebispo D. Joviano de Lima Júnior presidirá a sagração da Igreja.
É o coroamento de um processo de 3 anos e meio, tempo que durou a execução das obras, desde junho de 2006, com a demolição do antigo salão, que não oferecia condições de segurança. A Igreja foi construída em terreno de 700 metros quadrados, com 17m de frente.
São dois pavimentos: no inferior, o templo, em área de 400 m2, com assento para 200 pessoas; e no superior, os 220 m2 do Centro Catequérito, com quatro salas. A construção se tornou possível graças a várias promoções e doações, resultando em obra com linhas arquitetônicas simples, mas funcionais, permitindo boa ventilação e iluminação natural.
O início da comunidade em 1975
O padre Francisco de Assis Correa era vigário da Catedral e, também, responsável por uma extensa área na Zona Leste de Ribeirão Preto, que compreendia desde Vila Abranches, passando pelo Jardim Zara, Jardim Novo Mundo e Lagoinha, entre outros bairros, até a região onde está o Castelo Branco Novo, que ainda não existia. Era 1975. O padre Francisco recorreu à irmã salesiana Cristina Benedini, pedindo que fosse trabalhar no Jardim Zara e Jardim Novo Mundo. Assim nasceu a Comunidade Bom Pastor, nome dado devido à proximidade com o Cemitério Bom Pastor.
Padre Francisco conta que foi conseguido junto ao dentista Gil Montans a cessão de um pequeno salão para as reuniões feitas pela irmã Cristina. No local passou a ser dada orientação sobre higiene pessoal e começaram aulas de corte e costura, entre outras atividades, ao lado de reuniões de catequese, com apoio do grupo católico Focolares.
A Missa era celebrada aos domingos, às 17 horas, na capela do cemitério. Depois, em residências. Até que foi construído o salão, reunindo a Comunidade Bom Pastor. Ao mesmo tempo, formou-se a Comunidade Dom Bosco. As duas, assim como a Comunidade Cristo Ressuscitado, da Lagoinha, passaram a fazer parte da Paróquia São Francisco de Assis, instalada no Castelo Branco.
Já na década de 2000, foi constituída a Paróquia Cristo Ressuscitado, que abrangeu a Comunidade Bom Pastor, ao mesmo tempo em que a Comunidade Bom Bosco passou a fazer parte da também nascente Paróquia Nossa Senhora dos Anjos.

Posted by Cleiriane @ 21:35
0 Comments

STATUS

No ar desde: 29/11/08
Host: Blogger.com
Layout: 7ª edição - outras versões.
Visitas:
Resolução: 800x600.
Navegador: Internet Explorer.
Postagens: Cleiriane.
Webmistress: Milla.

QUEM SOMOS

Ó Jesus, nosso bom pastor, nós vos agradecemos por todas as maravilhas que realizastes para a nossa salvação, pois nos ensinastes o verdadeiro caminho para o Pai, nos revelastes toda a verdade do vosso reino, e nos conquistastes a vida plena, pela vossa morte e ressurreição. Ó bom pastor, guia-nos e protegei-nos contra todos os males, que querem nos afastar do vosso amor. Vós que conheceis a cada um pelo nome, socorrei-nos com a vossa graça e que possamos sempre reconhecer a vossa voz, que conduz à vida em plenitude. Amém.